Promobit
Promobit Explica

Máquina de lavar ou tanquinho: qual é melhor?

Em dúvida entre máquina de lavar ou tanquinho? Veja o nosso comparativo e escolha o mais indicado!

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

5 de set de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Uma coisa é certa: lavar roupa na mão não é uma opção viável. Porém, passada essa certeza, só o que nos resta são dúvidas relacionadas à quais equipamentos podemos utilizar para higienizar nossas roupas. Com preços e funções completamente diferentes, escolher entre a máquina de lavar e o tanquinho é uma tarefa difícil, caso você não saiba o básico do funcionamento de ambos e como os pontos positivos e negativos de cada podem impactar no seu dia a dia.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de máquina de lavar da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Comprar o tanquinho

O tanquinho é considerado uma máquina de lavar semiautomática, pois, mesmo que se utilize do mesmo processo mecânico para a limpeza das roupas, ele não é capaz de realizar todas as etapas que a lavadora possui.

Em termos práticos, o tanquinho faz a lavagem das roupas, mas não a centrifugação ou qualquer outro processo mais avançado. Ou seja, será preciso torcer as roupas manualmente e a secagem irá levar um tempo maior, além de exigir um ambiente ventilado e com boa incidência de sol, para que as peças não fiquem com aquele cheiro de quando você esquece de estendê-las.

Tanquinho

Para compensar a ausência de processos de lavagem mais avançados, o tanquinho é bem mais barato que a máquina de lavar. No Promobit, por exemplo, já apareceram promoções de tanquinho por menos de R$ 300, o que faz uma boa diferença para quem está com o orçamento apertado ou precisa de um paliativo até poder comprar uma máquina lava e seca, por exemplo.

Outra vantagem do tanquinho frente à máquina de lavar é a profundidade da limpeza. No tanquinho o processo mecânico de movimentação das roupas é maior e mais variado, o que faz com que as roupas sejas “esfregadas” com mais eficiência e tenham uma limpeza mais profunda.

Pontos positivos do tanquinho

  • Limpeza profunda
  • Melhor para roupas pesadas
  • Mais barato

Pontos negativos

  • Não centrifuga
  • Não há lavagem por tecido

Comprar máquina de lavar

Apesar da lavagem ser bem parecida, já que a limpeza ocorre pelo atrito entre as roupas mais a ação química do sabão, as máquinas de lavar possuem diversos processos avançados que fazem uma boa diferença. Entre eles, um dos mais importantes é a centrifugação, que é fundamental para acelerar o processo de secagem das roupas, que apesar de ainda estarem molhadas ao saírem do equipamento, não estão encharcadas.

Para quem vive em apartamento, a compra da máquina de lavar é praticamente a única saída, já que o espaço disponível para estender as roupas não costuma contar com boa ventilação e incidência direta de sol para a secagem daquelas peças mais molhadas.

Maquina-de-lavar

Além da centrifugação, a máquina de lavar conta com diversos processos de lavagem avançados e a possibilidade de escolha dessa configuração de acordo com o tipo de roupa. Por exemplo, é possível configurar o equipamento para lavagem de roupas brancas ou coloridas, tecidos sensíveis ou lavagem pesada, garantindo a limpeza necessária, sem que haja danos às peças.

Quando comparamos a máquina de lavar ao tanquinho, o preço é um item que pesa. Ao procurarmos por promoções de máquina de lavar no Promobit, conseguimos encontrar equipamentos com 11 kg por menos de R$ 900,00.

Pontos positivos

  • Centrifugação
  • Diferentes processos de lavagem
  • Maior personalização

Pontos negativos

  • Preço
  • Não limpa tão profundamente

Melhor escolher máquina de lavar ou tanquinho?

Caso seu orçamento esteja mais apertado e suas únicas opções sejam o tanquinho ou lavar roupas na mão, opte pelo tanquinho. Do contrário, a máquina de lavar é a melhor escolha. Apensar de não oferecer lavagem tão profunda quanto o seu concorrente, os processos mais avançados, incluindo molho para facilitar a lavagem, garantem que as roupas saiam tão limpas quanto usar um tanquinho.

Além disso tudo, não dá para perder tempo torcendo roupa e esperando o dobro ou triplo do tempo para que as peças sequem. Por isso, mesmo com o investimento maior, recomendamos pela compra da máquina de lavar.


Qualquer que seja a sua escolha, saiba que no Promobit você conta com as melhores ofertas da internet. Baixe o nosso app de promoções e garanta a compra da sua máquina de lavar ou tanquinho. Aproveite também os nossos cupons para reduzir ainda mais o preço e fazer a melhor compra, principalmente na Black Friday.