Campanha AMazon Dia das Mães
Comparativos

LG UQ8050 vs Samsung CU8000: qual melhor TV 4K de entrada para 2023?

As duas fabricante são referência no mercado de TVs e para ajudar na sua decisão de compra, confira nossa análise comparativa dos modelos 4K de entrada

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

9 de jun de 2023

0 comentários

Compartilhe:

A LG e a Samsung são os maiores nomes do mercado quando o assunto é smart TV. Com várias opções em seus respectivos catálogos, para atender a diversos tipos de consumidores e orçamentos, as duas fabricantes costumam trazer novas tecnologias e recursos aprimorados a cada lançamento que agradam os usuários. Para quem está a procura de uma TV nova mais barata e está com dúvidas sobre qual escolher, analisamos dois modelos de TV 4K de entrada para descobrir quem leva a melhor no embate entre LG UQ8050 vs Samsung CU8000.

LG UQ8050 vs Samsung CU8000

Design e construção

A LG UQ8050 foi lançada no início de 2022 com opções de tamanho de tela de 50”, 55”, 60”, 65”, 70” e 75 polegadas. Já a Samsung CU8000 chegou ao mercado em maio deste ano, com uma enorme variedade de tamanhos do painel e o consumidor pode optar entre 43”, 50”, 55”, 65”, 70”, 75” e 85 polegadas. Antes de continuar com a análise entre LG UQ8050 vs Samsung CU8000, é sempre bom lembrar que se você quiser uma tela gigante, as TVs de entrada não são as melhores opções. Portanto, o tamanho de tela não faz tanta diferença quando colocadas lado a lado. Contudo, a Samsung tem um ponto a mais por oferecer o tamanho de 43 polegadas.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Samsung CU8000

Os dois modelos possuem construção feita em plástico, mas o acabamento é bom em ambas e confere maior qualidade e elegância. As bordas também são bastante finas nas TVs das duas fabricantes, com somente a borda inferior sendo um pouco mais ressaltada. A grande diferença na construção é a espessura. A Samsung CU8000 possui apenas 2,5 cm de espessura, sendo uma das mais finas do mercado na categoria de TV 4K de entrada. Já a LG UQ8050 tem espessura de 5,7 cm.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
LG UQ8050

Os pezinhos que sustentam os televisores sobre alguma superfície também possuem distinções. No modelo da Samsung, os pezinhos são retos e de encaixe, com regulagem de altura. Na TV da LG, os pezinhos possuem formato curvo e são fixos. Aqui não é um ponto que faz muita diferença na usabilidade, mas esse detalhe da LG UQ8050 pode conferir mais segurança. 

Analisando a LG UQ8050 vs Samsung CU8000 no quesito design, o televisor da Samsung sai pouca coisa na frente, somente por conta da espessura mais fina.

Resultado: Samsung

Saiba mais: Qual o melhor tamanho de TV para você?

Conectividade

Outro ponto que não há grandes discrepâncias entre a LG UQ8050 vs Samsung CU8000 é na conectividade. Os dois modelos trazem 3 entradas HDMI, sendo 1 eARC (canal de retorno de áudio melhorado), 2 USB e 1 entrada Ethernet para conexão de cabo de rede. Sobre as conexões sem fio, ambas vêm com Wi-Fi 5 Dual-Band e Bluetooth 5.2 para conexão de múltiplos dispositivos.

Imagem e som

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A imagem e o som são um dos aspectos mais relevantes para quem está procurando uma televisão nova. Analisando a LG UQ8050 vs Samsung CU8000, não há uma que se destaque muito mais que a outra nestes quesitos.

Começando pela Samsung CU8000, o modelo traz um painel VA com taxa de atualização de 60 Hz e suporte ao HDR10+ em todos os tamanhos de tela. Já a LG UQ8050 tem algumas variações no painel dependendo do tamanho escolhido, mas todos também têm taxa de atualização de 60 Hz e suporte ao HDR10+. Nas TVs de 50”, 60” e 70 polegadas da LG, o painel é VA, enquanto nos tamanhos de 55”, 65” e 75” polegadas, a tela é um painel IPS. A diferença entre essas duas tecnologias é que no painel IPS, os ângulos de visão sem distorcer a imagem são melhores, mas o contraste é mais baixo. O painel VA, também presente no modelo da Samsung, oferece menores ângulos de visão, mas com contraste superior e pretos mais intensos.

Agora, entre as diferenças nos modelos das duas fabricantes, ambas apresentam um nível de brilho equivalente e cores equilibradas e vivas. Contudo, a Samsung CU8000 consegue balancear melhor os tons de preto, sendo mais intensos.

Em relação ao som, as duas TVs contam com som com potência de 20W, divididos em dois canais de 10W cada. A Samsung tem um recurso chamado de som em movimento virtual, onde faz um aprimoramento 3D nos áudios para preencher melhor o ambiente. Por outro lado, a LG consegue entregar um som mais limpo e nítido por conta da tecnologia de aprimoramento AI Acoustic Tuning.

Resultado: Empate

Desempenho e recursos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Samsung CU8000

A Samsung CU800 vem com o sistema operacional próprio, Tizen na sua última versão, e processador Crystal 4K, que transforma todos os conteúdos exibidos para a resolução mais próxima possível do 4K com upscalling. Outros destaques ficam por conta do Smart Hub, tela que reúne todos os serviços de streaming e aplicativos em um só lugar; Samsung TV Plus com mais de 60 canais gratuitos e Tap View para projetar seu celular na TV com apenas um toque na lateral do dispositivo. As TVs da Samsung mais atuais vêm equipadas com Xbox Cloud e GeForce Now, permitindo ao usuário jogar jogos do Xbox Game Pass através de uma assinatura, sem a necessidade de ter um console. O modelo é compatível com as assistentes pessoais Alexa, Google Assistente e Bixby, plataforma da própria Samsung.

A LG UQ8050 conta com o processador Web OS 22 e processador α5 Gen5 AI Processor 4K, capaz também de fazer o upscaling dos conteúdos para a resolução 4K. Os recursos disponíveis neste modelo são alerta esportivo, onde o usuário consegue criar alertas para acompanhar seus esportes favoritos; suporte ao HDR10 Pro em filmes e modo FIlmmaker, que reproduz os filmes na versão do diretor e suporte as assistentes pessoais Alexa, Google Assistente e a LG ThinQ AI. O modelo LG UQ8050 também vem com GeForce Now para rodar alguns jogos, mas não é tão eficiente quanto o da fabricante sul-coreana. Porém, vem com um recurso otimizador de jogos bastante eficiente para melhorar a imagem e o som se estiver com um console ou PC ligado à TV.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
LG UQ8050

Para os fãs de games, nenhum dos dois modelos é o mais indicado, pois não contam com recursos dedicados para a atividade como FreeSync VRR. Você vai conseguir jogar com tranquilidade, mas não vai aproveitar a melhor experiência com os gráficos.

No duelo LG UQ8050 vs Samsung CU8000 relacionado ao desempenho, tivemos mais um empate. Os dois modelos vão conseguir executar os mesmos aplicativos e serviços de streaming como Netflix, HBO e outros e são eficientes dentro de suas propostas. Mesmo que uma tenha algum recurso a mais, como o Xbox Cloud na Samsung, há um equilíbrio em outras funções, como a LG com seu otimizador de jogos e modos de cinema.

Resultado: Empate

LG UQ8050 vs Samsung CU8000: preço

Chegamos ao ponto mais interessante e talvez decisivo para muitas pessoas entre as duas televisões: o preço. A Samsung CU8000 de 50 polegadas já apareceu aqui no Promobit  entre as promoções por R$2.299. Já a LG UQ8050 do mesmo tamanho já ficou disponível aqui no Promobit por R$1.949.

LG UQ8050 vs Samsung CU8000: qual vale mais a pena?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Na prática, a decisão de compra entre LG UQ8050 vs Samsung CU8000 vai partir do gosto pessoal. Os dois modelos são bem parecidos e vão ser capazes de proporcionar uma ótima experiência em frente à TV consumindo seus conteúdos favoritos.

A Samsung CU8000 tem alguns recursos interessantes como a possibilidade de jogar games do Xbox sem o console e por isso pode agradar mais o público gamer. Mas quem consome muitos filmes e é fã de carteirinha de esporte, pode preferir a LG UQ8050 com seus recursos de Filmmaker e Alerta esportivo.

Um fator que pode ser decisivo na hora da decisão é o preço. Como o modelo da LG foi lançado há mais tempo, pode aparecer com o valor reduzido com mais facilidade. Mas o modelo da Samsung ainda está com o preço mais elevado devido à proximidade de seu lançamento e a tendência é que apareça mais barato ao longo dos meses.


Que tal conferir as melhores promoções de TVs aqui no Promobit? Aproveitando os cupons Casas Bahia e cupons Casa&Video, sua TV nova pode sair ainda mais barata.