Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

TV para games: o que torna uma tv boa para jogos?

Em um mar de televisões com diferentes características, tamanhos e recursos, confira o que torna uma TV boa para games.

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

15 de mai de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Um dos principais fatores presentes na evolução tecnológica dos videogames é o aumento na imersão e na experiência de jogo. Com isso, a busca por uma TV para games ideal tem se tornado cada vez mais comum entre os gamers. E para que esses fatores possam ser aproveitados da melhor maneira possível, explicaremos quais características e recursos uma televisão tem que ter para ser considerada boa para jogos. 

Pontos básicos que não podem ser ignorados em uma TV para games

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A conectividade é um ponto importante a se verificar antes de comprar uma TV em basicamente qualquer forma de uso, e para jogar videogames não é diferente. Antigamente, apenas a famigerada entrada AV já era o suficiente. Já atualmente, as TVs apresentam mais de uma entrada HDMI com diferentes tipos, podendo ser 1.0, 1.4, 2.0 ou 2.1. Dentro desse tipos, uma boa TV para games contará com os tipos 2.0 ou 2.1, com ambos sendo os melhores para os consoles da atual geração. 

Conexão Wifi atualmente é um recurso básico em Smart TVs. Entradas USB e conexão Bluetooth podem enriquecer a experiência ainda mais com uso de dispositivos externos, apesar de não serem cruciais. 

Qual o tamanho e o tipo de tela ideal em uma TV para games? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

“Calcular” o tamanho de tela ideal em uma TV para games segue a mesma lógica de entender qual o tamanho de tela ideal para apenas assistir televisão: ter um espaço reservado para onde o aparelho ficará, afinal de contas quanto maior a tela, maior será seu peso e tamanho, e saber a distância que você ficará da tela. A distância não precisa ser exata, mas é importante ter uma noção para poder aproveitar ao máximo o que sua TV pode oferecer, sem estar sujeito a problemas de visão. 

Para entender melhor sobre, confira o nosso artigo explicando qual o melhor tamanho de TV para você

Quanto ao tipo de tela, as melhores opções são as OLED ou QLED. As OLEDs, amplamente presentes em modelos LG, possuem um bom ângulo de visão, além de serem finas e possuírem um contraste de alta qualidade. Por outro lado, as QLEDs da Samsung são capazes de reproduzirem imagens mais realistas e com maior nitidez, principalmente por possuir pontos quânticos que aumentam a intensidade do brilho. 

Confira quais são as diferenças entre essas duas tecnologias clicando aqui

E apesar de serem opções mais caras em relação a modelos mais simples, como as TVs LED, as OLED ou QLED são as com maior potencial de elevar a imersão e prover uma experiência de mais alto nível nos videogames. 

Resolução, frequência e tempo de resposta

As televisões com resolução Full HD foram as protagonistas nesse meio por muito tempo. Mas desde o lançamento do PlayStation 4 Pro e do Xbox One X, a resolução 4K se tornou uma realidade, e desde então, é a resolução ideal em uma TV para games. PlayStation 5, Xbox Series X e Series S são alguns dos consoles da atual geração que rodam jogos na resolução 4K. Portanto, ter uma TV no maior tamanho possível de acordo com o local e distância que você ficará da tela, com tecnologia OLED ou QLED e com resolução 4K é o “combo básico” para desfrutar ao máximo da qualidade visual dos jogos. 

Quanto à frequência, o mínimo recomendado são 60 Hz. Porém, como a frequência está diretamente ligada a fluidez das imagens, a escolha ideal dependerá de quais tipos de jogos você irá jogar. Se o foco são jogos de aventura, single-player com foco na campanha, os 60 Hz já darão conta do trabalho sem grandes problemas. Agora, para jogos online como FPS competitivos, frequências maiores como 90 ou 120 Hz tendem a ser opções melhores. 

Enquanto a frequência pode variar de acordo com o jogo que deseja jogar, ter um tempo de resposta baixo é de suma importância para qualquer gênero. Por conta disso, é importante optar por uma televisão com um input lag baixo. O input lag nada mais é do que o tempo de resposta entre um comando feito no controle e sua reprodução na TV, portanto, quanto menor, melhor. Geralmente, um input lag baixo bom para jogos é o que fica abaixo dos 20 milissegundos, tendo modelos como a LG NANO86, que possui um tempo de resposta entre 15 e 16 milissegundo. 

Recursos e tecnologias que podem enriquecer a experiência

TVs com menor Input Lag

As características primordiais em uma boa TV para games já foram abordadas. Ainda assim, existem recursos e elementos extras que podem engrandecer a sua gameplay. Como por exemplo o High Dynamic Range, ou simplesmente HDR. O HDR se trata de uma função presente tanto em algumas TVs quanto em monitores, e tem como principal utilidade a de equilibrar os níveis de contraste entre áreas clara e escuras, resultando em uma maior nitidez, além de também exibir um maior brilho e ser capaz de reproduzir cores de forma mais ampla. 

Videogame se trata de uma experiência audiovisual, portanto ter um áudio de alta qualidade também é importante. E diversos modelos presentes no Brasil contam com Dolby Digital, que permite um som de melhor qualidade, além de aumentar a imersão. 

Alguns desses recursos e tecnologias estão relacionadas a performance, buscando suavizar a jogatina e tornar a experiência mais fluida. Buscando uma maior sincronicidade entre TV e console, alguns modelos contam com a tecnologia Freesync, ou G-Sync, que faz com que os quadros enviados à TV carreguem por completo antes de serem exibidos. Logo, a exibição das imagens é feita de forma limpa e sem falhas. 

E por último mas não menos importante, o Modo Jogo presente em alguns modelos – até em aparelhos não tão recentes – desativa processos que a TV mantém em segundo plano, permitindo um desempenho mais alto, equalização do áudio, ajustes de imagem e, em alguns casos, a diminuição do input lag.


Para economizar ainda mais na compra de soundbar, aproveite os cupons Amazon presentes aqui no Promobit