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Jogos que floparam: conheça 5 títulos que tiveram seu preço reduzido em até 60%

Não foi só Cyberpunk 2077 que teve o preço reduzido após o lançamento. Conheça 5 jogos que também floparam e cujo preço caiu para menos da metade.

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Txai Zerbeto

4 de mar de 2021

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Cyberpunk 2077 levou 8 anos para ser lançado e quando finalmente chegou aos consoles, foi direto para a lista de jogos que floparam. Essa é uma história antiga e, quando o assunto são jogos, de tempos em tempos surge um novo Daikatana: um jogo que fica anos em produção, que promete ser inovador em diversos aspectos, mas não apresenta metade disso quando os jogadores começam a explorá-lo. Pelo contrário, sobra bug e até parece que o jogo nem foi finalizado.

Daikatana foi uma das grandes expectativas do final dos anos 1990. Um jogo que prometia uma campanha massiva, NPCs com inteligência artificial de primeira e uma jogabilidade inovadora.

Porém o jogo levou alguns anos para ser concluído e, nesse meio tempo, outros títulos vieram e apresentaram outras inovações, até melhores, na verdade. Então quando Daikatana foi finalmente lançado, já estava com gráficos datados, a IA não era nada inteligente e se algum de seus acompanhantes morresse ou ficasse preso em alguma porta, você teria que reiniciar a campanha.

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Seria Cyberpunk 2077 o novo Daikatana? A comparação pode parecer injusta já que ao menos os gráficos da nova geração ele entrega. Além disso, assim como outros títulos que deram a volta por cima, o jogo da CD Projekt Red também pode reencontrar seu lugar ao Sol. Mas ele não está sozinho nessa galeria de sucessos e fracassos, por isso hoje vamos relembrar alguns jogos que floparam no lançamento e tiveram seus preços reduzidos em até 60% do valor original.

Marvel’s Avengers

jogos que floparam

Marvel’s Avengers foi lançado em dezembro de 2020. O jogo é um “looter & shooter”, que basicamente quer dizer que você faz missões para conseguir itens para deixar seus heróis mais fortes e depois repete o processo infinitamente (ou até ficar saturado).

No entanto, desde o momento em que as primeiras imagens dos personagens foram liberadas e os fãs viram que seria em um estilo próximo ao Marvel Cinematic Universe (MCU), com os uniformes mais sóbrios, menos coloridos, a coisa desandou.

Não apenas os gráficos e os heróis que pareciam uma versão falsificada dos personagens do MCU, mas a jogabilidade repetitiva de Marvel’s Avengers fizeram com que esse jogo não conseguisse recuperar nem o valor investido na sua produção, segundo a própria produtora, Square Enix.

A edição padrão do jogo foi lançada por R$ 250, mas há menos de um mês esteve no Promobit por R$ 79,90.

Godfall

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Godfall é um jogo no estilo hack n’ slash exclusivo para PS5 lançado na mesma época que o console aqui no Brasil. Embora esse seja um título da nova geração e que mostre o potencial dos novos consoles, não há mais nada nele que agrade aos fãs. Nem a história ou seus personagens, que estão sempre de armadura e têm vozes monótonas. Nem a jogabilidade, que consiste em fazer missões, matar monstros e coletar recompensas.

O jogo chegou a custar R$ 350 na versão básica, mas pouco depois do seu lançamento esteve no Promobit por R$ 129,00.

Evolve

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Evolve é um jogo de tiro em primeira pessoa lançado em 2015, mas com uma pegada até que inovadora para a época. Nesse jogo, quatro jogadores devem enfrentar um quinto player que controla um monstro super evoluído, cujo único objetivo é destruir seus caçadores. Hoje podemos encontrar diversos jogos nesses estilo, desde títulos para consoles como Dead By Daylight, até jogos mobile, como Among Us.

O problema de Evolve e que levou seu preço a cair tanto que até ficou de graça após o lançamento foi o fato de que boa parte do conteúdo lançado das DLCs custava tanto quanto o jogo. Uma grande variedade de personagens, armas e monstros só estava disponível para quem estivesse disposto a pagar, e isso levou a um dos principais problemas do jogo: partidas desequilibradas.

O resultado dessa estratégia foi o encerramento do servidor do jogo por falta de jogadores. Entre os jogos que floparam nessa lista, podemos dizer que Evolve foi o que deu mais errado. Ele foi lançado por cerca de R$ 100, mas já foi encontrado no Promobit por míseros R$ 6,91 na versão em mídia física para Xbox One.

Resident Evil 6

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Último título no formato em terceira pessoa, Resident Evil 6 não agradou os fãs. Para dizer a verdade, trouxe um jogo bem diferente dos primeiros títulos da franquia. O jogo que ajudou a definir o gênero survival horror passou a tornar sua jogabilidade mais acessível a outros públicos. Foi em Resident Evil 4 que os jogos começaram a ficar menos assustadores e mais dinâmicos com a inclusão de elementos de ação.

O jogo conta com diversos personagens clássicos da franquia. Mas a mistura acabou passando do ponto e Resident Evil 6 chegou como um jogo sem identidade, repetitivo com pouquíssimos sustos.

Resident Evil 6 foi lançado em 2012 e chegou às prateleiras por R$ 200. A recepção do público não foi boa e hoje o título não só está esquecido, como também teve seu preço reduzido e é possível encontrá-lo por cerca de R$ 39,80 aqui no Promobit.

No Man’s Sky

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre os jogos que floparam, No Man’s Sky tem uma veradeira história de marketing bem sucedido, game flopado e único dessa lista a ter um retorno triunfal. Lançado em 2016, ele veio com a promessa de permitir que cada jogador pudesse explorar o universo e encontrar planetas com fauna e flora geradas de forma procedural. Assim, cada jogador teria uma experiência única e emocionante.

O principal problema é que o jogo prometia diferentes tipos de espécies alienígenas, algumas de aparência bem ameaçadora, mas nenhuma que fosse capaz de interagir com os jogadores. Então você chegava em um planeta, via a natureza, os animais e tinha que partir em busca de um novo, já que nada mais tinha a se fazer ali.

O jogo também prometeu um modo multiplayer, onde até 4 jogadores poderiam explorar a galáxia juntos, mas isso não aconteceu. No Man’s Sky prometeu aos fãs os céus, mas não foi capaz de oferecer nem uma história tão interessante.

No Man’s Sky chegou na Steam custando R$ 130 na pré-venda, mas logo teve seu preço reduzido a apenas R$ 49,50. Porém o jogo não morreu, nem teve seu servidor encerrado. Pelo contrário, após a recepção negativa, o estúdio Hello Games correu atrás do prejuízo e lançou uma série de expansões parrudas que transformaram o jogo naquilo que havia sido prometido na pré-venda e até um pouco mais, já que agora é possível domesticar criaturas selvagens, pilotar mechas e jogar com até 16 pessoas.


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