Campanha Amazon APP Day
Promobit
Artigos

Jogos de tabuleiro antigos que ainda vale a pena jogar

Clássicos são sempre clássicos. Relembramos aqui alguns dos jogos de tabuleiros antigos que marcaram história.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

9 de mai de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Os jogos de tabuleiro chamados de estilo europeu estão tendo uma grande expansão no Brasil, conquistando novos e antigos fãs de boardgames. Esses jogos modernos trazem mecânicas inovadoras e temáticas diferentes e, como já falamos deles aqui no blog, decidimos fazer este especial relembrando os jogos clássicos de tabuleiro que já passaram por nossas vidas.

Catan

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Catan, ou Descobridores de Catan, é um jogo clássico que, infelizmente, ainda é pouco conhecido, mesmo sendo publicado no Brasil desde 1999. Sua mecânica é bastante simples, com uma jogabilidade bem dinâmica que agrada vários tipos de jogador. Seu objetivo é colonizar uma ilha deserta, desenvolvendo sua própria cidade. Para isso, precisa conseguir matérias primas e disputar espaço com outros jogadores. A montagem do tabuleiro é super rápida e torna cada jogo novo e diferente. As partidas costumam durar cerca de uma hora.

War

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

War é um dos jogos de estratégia mais conhecidos no Brasil, apesar de receber críticas devido aos fatores de sorte envolvidos na jogada, que não agrada todos os tipos de jogador. Ainda assim, é um bom jogo para passar o tempo e conta com diversas expansões temáticas para você e seus amigos aproveitarem.

Focus

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O jogo é super divertido e dinâmico, juntando sua capacidade de percepção com criatividade. Com uma roleta, é sorteada uma letra do alfabeto e depois uma das diversas imagens belíssimas cheias de informações e atividades. Os jogadores correm contra o tempo, em equipes ou individualmente, para encontrar objetos na cena que comecem com a letra sorteada. Na hora do aperto, vale não só um bom vocabulário, mas também muita imaginação.

Lince

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro jogo que pede um raciocínio rápido. Lince traz um tabuleiro com inúmeros objetos e cada jogador recebe uma cartela com alguns desses objetos desenhados. O objetivo é identificar a posição de todos os objetos de sua cartela no tabuleiro principal. Quem terminar primeiro, vence a partida.

Perfil

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Este jogo é perfeito para quem quer testar seus conhecimentos em uma disputa de perguntas e respostas sobre os mais variados temas. A cada rodada, um líder pega uma cartela da pilha, com 20 dicas sobre uma pessoa, lugar etc. O objetivo dos outros jogadores é adivinhar a resposta correta com o menor número de dicas possível, para conseguir mais pontos.

Imagem e Ação

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quem gosta de brincadeiras de mímica sempre encontra diversão no clássico Imagem e Ação. O jogo traz diversas cartelas com ideias de objetos, ações, filmes e muitas outras palavras. Fazendo mímica, desenhando ou os dois (você escolhe), o jogador precisa fazer com que seu time acerte a palavra escolhida. Mas cuidado para não deixar o time adversário te ultrapassar na pontuação final.

UNO

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O jogo é famoso por destruir amizades, mas ainda é um dos favoritos dos brasileiros. Apesar de ser um jogo de cartas e não exatamente um jogo de tabuleiro, colocamos ele na lista por ser definitivamente um clássico. O baralho é dividido entre quatro cores, números e cartas de efeitos especiais. O objetivo de cada jogador é ficar sem nenhuma carta na mão. Mas, lógico, vale sacanear os amiguinhos, fazendo com que eles sejam obrigados a comprar mais cartas, aumentando sua chance de vencer.

Banco Imobiliário

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro jogo clássico responsável por muitas brigas entre familiares e amigos. Simulando uma cidade, os jogadores assumem o papel de investidores, comprando e vendendo propriedades enquanto tentam o maior lucro possível durante a duração do jogo. As regras podem ser um pouco complicadas no começo e é um jogo longo, mas agrada muitas pessoas que gostam de investir esse tempo na atividade. Existem também várias versões temáticas do boardgame.


Qual jogo clássico que você ama ficou de fora dessa lista? Compartilha com a gente! Aproveite também nossas

promoções de jogos de tabuleiro

e brinquedos!