Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Guia prático para mobiliar a sua primeira casa ou apartamento

Montamos esse guia prático com dicas sobre como mobiliar a sua primeira casa ou apartamento pensando em você que vai morar sozinho ou construir uma família.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

27 de out de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Se mudar pela primeira vez da casa dos pais traz um monte de dúvidas para a nossa cabeça: “será que eu vou dar conta?”, “qual tinta utilizar para pintar as paredes?”, “quais são os móveis essenciais que eu preciso ter?”. Pensando em todas essas dúvidas simples, mas muito válidas, resolvemos montar este guia prático para mobiliar a sua primeira casa ou apartamento. Primeiro, separamos dicas gerais e depois listamos os móveis essenciais que você vai precisar em cada cômodo. 

Leia mais: 

Dicas gerais para mobiliar a casa do seu jeito

Existem alguns truques que você pode seguir na hora de escolher os itens para mobiliar a casa ou o apartamento, seja para deixá-lo com aspecto mais amplo, com espaço otimizado ou muito bem decorado. Vamos falar sobre cada um nas dicas a seguir. 

Escolha móveis com portas de correr

Móveis com portas de correr nos quartos, banheiro e até na cozinha (se eles ficarem embaixo da pia) economizam bastante espaço, justamente porque você não vai ocupar o resto do cômodo com a abertura das portas. Se o apartamento for bem pequeno, este é o tipo de mobília ideal. Além disso, você pode ocupar as paredes com armários também. 

Móveis planejados otimizam espaço

Optar por móveis planejados na cozinha ou nos quartos garante que nenhum pequeno espaço do cômodo será perdido e poderá servir para guardar objetos, como utensílios domésticos, panos de prato, aventais e até mantimentos. Isso porque os móveis planejados vão ser pensados exclusivamente para o seu espaço e seguir as medidas específicas dele. Uma desvantagem é que, se você for embora do imóvel, não poderá levá-los embora. 

Peças em tons claros ajudam a dar amplitude ao ambiente

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Cores claras ajudam a dar ao ambiente uma sensação de amplitude. Logo, adquirir sofás e combinar os móveis com tons claros como o branco, bege, areia e creme são uma boa opção para fazer com que o cômodo pareça maior do que ele realmente é. Além disso, esse estilo de decoração também dará a sensação de conforto maior e calmaria. 

Uma parede da sala com espelho aumenta o apartamento

Em um apartamento, um truque para deixar a sala de jantar maior é colocar um espelho em uma das paredes (geralmente a que está paralela à mesa de jantar), para que o ambiente fique duplicado e pareça mais amplo. 

Utilize ganchos para aproveitar espaços

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ganchos e cabideiros atrás da porta ou em algum corredor vão fazer com que você tenha um espaço otimizado para deixar possíveis bagunças do dia a dia, como a mochila ou bolsa que você usa para trabalhar e casacos. 

Na cozinha, você pode utilizar ganchos para pendurar canecas ou espumadeiras, colheres de silicone, conchas e outros utensílios na parede. Na hora de escolher os objetos para pendurar, pense naqueles que você usa todos os dias, assim eles não ficarão pegando pó constantemente. 

Seja esperto ao escolher a decoração

Ao pensar nos objetos que você vai comprar para mobiliar a casa, pense naqueles que serão bonitos, mas também funcionais. Por exemplo, você pode escolher uma mesa de centro para a sala que também funcione como um baú para você guardar livros. Camas box, apesar de não serem itens decorativos, também funcionam.  

Móveis essenciais para mobiliar a casa

Pensando em te ajudar ainda mais, montamos uma lista simples com itens essenciais que você vai precisar para mobiliar a casa ou apartamento de acordo com cada cômodo. 

Sala

  • Sofá; 
  • Rack ou painel de TV;
  • Mesa de centro (opcional); 
  • Poltronas (opcional); 
  • Mesa de jantar; 
  • Cadeiras.

Quarto

  • Cama ou cama box; 
  • Armários ou gaveteiros;
  • Escrivaninha (opcional); 
  • Baú (opcional);
  • Mesa de cabeceira (opcional). 

Cozinha

  • Mesas; 
  • Cadeiras; 
  • Armários; 
  • Banquetas (se a cozinha for americana). 

Banheiro

  • Armários;  
  • Espelho. 

Lavanderia

  • Armários para produtos de limpeza; 

Quem aproveita promoções de eletrodomésticos pelo Promobit paga mais barato. Para encontrar ofertas, você também pode esperar pela Black Friday ou utilizar algum dos nossos cupons de desconto!