Promobit
Artigos

6 dicas para escolher mesa para apartamento pequeno

Escolher o formato certo do tampo do móvel e encostá-lo na parede são algumas dicas para quem precisa escolher mesa para apartamento pequeno. Confira mais.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

6 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Em apartamentos pequenos, é essencial descobrir a melhor forma de organizar os móveis para que eles ocupem o menor espaço possível e a circulação entre os cômodos ainda seja confortável e fácil. Para escolher a mesa por exemplo, seja para ficar na sala de jantar ou na cozinha, é necessário tomar alguns cuidados para garantir a máxima otimização do espaço. Confira as seis dicas que separamos sobre como escolher mesa para apartamento pequeno.

Saiba como você vai usar a mesa diariamente

formato de mesa de jantar

Para escolher a mesa certa para o seu apartamento pequeno, primeiramente é necessário que você saiba como vai usá-la diariamente. Por exemplo, se na sua família existem quatro pessoas, não adianta comprar uma mesa de apenas dois lugares. Além disso, repare se você costuma fazer as refeições na mesa ou prefere comer no sofá e se recebe muitas pessoas em casa para jantares e comemorações. Isso vai definir se você vai precisar de uma mesa dobrável, que aumenta de tamanho, por exemplo, e também ajudar a determinar o formato ideal dela. A escolha do melhor formato também vai depender do espaço disponível que você tem no apartamento, nossa próxima dica. 

Veja o espaço que você tem para a mesa

Meça o espaço na sala de jantar ou na cozinha que será destinado ao móvel, considerando também o espaço que será ocupado pelas cadeiras. Lembre-se que cadeiras com braços são mais confortáveis, mas dependendo da altura da mesa não se encaixam embaixo do tampo. Preste atenção nesse quesito na hora de escolher a sua. 

Em números, o espaço entre as cadeiras, em qualquer tipo de mesa, deve ser de no mínimo 10 centímetros, para que todos fiquem confortáveis. Fizemos uma tabela com os tamanhos mínimos que cada formato de mesa deve ter, para que você tenha uma primeira referência de qual escolher de acordo com o espaço disponível. É claro que, além do espaço, existem outras características que ajudam a escolher qual o melhor tampo para uma mesa para apartamento pequeno, o que nos leva para outra dica.  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Tamanhos mínimos para conforto | Promobit

Decida o formato do tampo da mesa

A escolha do tipo de tampo para a sua mesa vai depender do seu gosto pessoal, mas dependendo do tamanho do seu apartamento e de como você vai utilizá-la, alguns formatos são mais indicados do que outros. 

Mesa retangular

mesa de jantar olimpia

A mesa retangular só é indicada para apartamentos pequenos se a sua família for realmente grande, porque ela é naturalmente maior do que os outros tipos de mesa, como já foi visto. Inclusive, o ideal é deixar um dos lados dela encostada na parede, para que ocupe menos espaço. 

Mesa quadrada

Mesa de jantar 4 cadeiras

A mesa quadrada tem conquistado o gosto dos brasileiros e pode dar um ar mais sofisticado à decoração da sua casa. Tampos mais grossos chamam mais atenção e são mais requintados, mas essa é puramente uma questão de gosto. Você também pode trazer um ar moderno ao apartamento mesclando um tampo de vidro com um apoio em madeira. 

Mesa redonda

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A mesa redonda é a mais indicada para quem tem realmente pouco espaço no apartamento. Isso porque se apertar, sempre vai caber mais uma cadeira. Também não vão haver quinas que podem deixar uma pessoa mais distante da outra. No dia a dia, isso também vai facilitar a circulação das pessoas pelo apartamento, principalmente na correria. 

Mesa oval

mesa de metal

A mesa oval é ideal para você que tem espaço, mas não quer correr o risco de esbarrar em quinas e se machucar. O benefício dela é ter apenas um apoio central (e não vários pés de apoio), o que ajuda a todos a acomodarem melhor as pernas, mesmo se for bastante gente. 

E a mesa dobrável?

Existem dois modelos de mesa dobrável. Um deles, cuja estrutura é a de uma mesa comum, é uma opção para quem tem pouco espaço e muitas pessoas na família, porque, quando está reduzido, geralmente é de quatro lugares; quando é utilizado na totalidade, pode comportar seis pessoas confortavelmente. A ideia é “esticar” o tampo da mesa no momento das refeições e, depois, guardá-lo de volta, na própria estrutura do móvel.

O outro tipo é apenas um tampo preso na parede, que você pode abaixar e levantar quando quiser, para comer ou deixar os alimentos expostos ali. Geralmente, esses tampos vêm sem cadeiras, então normalmente elas são substituídas por bancos (menos confortáveis, porque não têm apoio para as costas) ou uma banqueta, boa opção neste caso. 

Busque inspirações na internet

Quando você tiver mais ou menos em mente que estilo de mesa quer, mas ainda não tiver certeza sobre o material ou as cores, uma opção é buscar referências na internet, como no Instagram ou no Pinterest. Assim, você vai achar modelos parecidos com o que está imaginando e poderá visualizá-los, para ter certeza do que quer dentro do seu apartamento.

Utilize cores claras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Aliás, dentro ainda deste assunto, a dica ao escolher uma mesa para apartamento pequeno é optar por tons claros, pois eles abrem o ambiente e fazem parecer que ele é maior. Essas cores e tampos de vidro são uma boa opção porque também permitem que você tenha móveis de cores marcantes no mesmo ambiente, principalmente se a sua mesa for ficar na sala de jantar e não na cozinha. Aliás, se você quiser passar a impressão que o seu apartamento é maior, faça uma das paredes em que a mesa vai ficar ser espelhada. 

Acompanhe o Promobit

Aqui no Promobit você encontra as melhores mesas e cadeiras para mobiliar o seu apartamento, é só ficar de olho nas nossas promoções de móveis e decoração. Se você não encontrar o item que deseja no momento, é só adicioná-lo à sua Lista de Desejos que você será notificado quando um produto dentro dos termos que você colocou aparecer na nossa plataforma.


Você tem alguma dica para quem está pensando em comprar uma mesa para apartamento pequeno? Compartilhe conosco! Não se esqueça de aproveitar nossos cupons de desconto Mobly para pagar barato na sua mesa de jantar!