Campanha Amazon APP Day
Promobit
Artigos

4 grupos de livros no Telegram para participar e interagir

Indicamos alguns grupos de livros no Telegram para você participar de clubes de leitura e ser incentivado a ler mais e interagir.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

9 de mai de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Depois de mostrarmos como encontrar grupos no Telegram e listar alguns dos melhores canais para participar no aplicativo, chegou a hora de deixar o assunto um pouco mais específico e sugerir alguns grupos de livros no Telegram para participar e interagir. Então, pega o seu celular e já começa a procurar por eles para ver se gosta.

ClassicoTube – Clube de Leitura

Este é um clube de leitura de livros clássicos. O cronograma para este ano já está definido e, a cada mês (ou dois meses), os participantes lerão um livro diferente: em maio estão lendo Anna Kariênina (Liev Tolstói) e depois os livros serão os seguintes, em ordem: Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago), David Copperfield (Charles Dickens), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), Os Três Mosqueteiros (Alexandre Dumas) e E o Vento Levou (Margaret Mitchell).

É importante dizer que o ClassicoTube – Clube de Leitura é um chat aberto com mais de mil membros que conversam sobre livros e qualquer outro assunto. A cada mês, a Patrícia Lima, que inclusive tem um canal no YouTube, abre outro chat para especificamente conversar sobre a leitura selecionada.

As metas de leitura de cada livro são semanais, mas você também está livre para ler no seu ritmo. A cada domingo é feita uma discussão no grupo sobre a meta da semana e é permitido falar sobre todos os acontecimentos até ali, logo, quem fica atrasado na meta, pode pegar informações indesejadas, os chamados spoilers (quem não se incomoda com eles, pode ficar tranquilo).

Canal Clube Gilmore de Leitura 

Este é outro clube de leitura, mas dessa vez o objetivo é ler os 339 livros aparecidos na série americana Gilmore Girls. Na trama, a personagem Rory é apaixonada por livros e, durante as sete temporadas, carregou diversos títulos nas mãos. Então, o escritor australiano Patrick Lenton teve a ideia de catalogar todos e daí surgiu uma lista, que hoje está disponível quase que em qualquer lugar, é só fazer uma pequena busca no Google.

O diferencial deste grupo é que ele é fechado, então não dá para receber mensagens a todo momento (o que ajuda bastante a focar o assunto na leitura). Atualmente, ele conta com quase 4 mil membros e é administrado por Bruna Martiolli e Luciana Souza.

Psiu, Vem Ler 

Este não é um grupo de leitura sobre algum tema, mas um lugar para falar sobre literatura no geral, com mais de cinco mil membros ativos (os inativos são percebidos pelos administradores e removidos em algum momento). Com chat aberto e atualizações diárias, nele é possível ficar atento à lançamentos, dicas de leituras e até de língua portuguesa.

Pam Gonçalves 

O grupo de Pam Gonçalves já foi citado na nossa outra lista, mas por falar de literatura, está aqui também. A Pam (de Pâmela) é publicitária e uma autora nacional que comanda um clube de leitura de livros favoritos dela. Todo mês é lida uma obra diferente e, ao final, é realizada uma discussão no YouTube sobre.

Os leitores seguem um cronograma semanal dividido em capítulos do livro em questão e recebem áudios a cada semana, para conversarem sobre. O Clube dos Favoritos da Pam ainda conta com outras peculiaridades, como a oportunidade que os leitores têm de mandar suas frases favoritas vistas no livro, mas o canal em si divulga não só o Clube, mas todo o trabalho da autora, que também faz lives no YouTube.

Como a cada mês o chat do Clube de Leitura é diferente (porque são lidos livros distintos), não teria como divulgá-lo especificamente aqui, mas se você entrar no canal geral, irá encontrar fixado o do Clube de Leitura.   

Bônus: use o canal do Promobit para comprar os livros!

Para você comprar todos os livros para os clubes de leitura que participar, sejam as obras físicas ou digitais, recomendamos o canal no Telegram do Promobit! Lá, você recebe em primeira mão ofertas selecionadas com preços vantajosos. 

As promoções são verificadas uma a uma antes de serem compartilhadas no canal, para garantirmos que você estará pagando preço baixo mesmo, e abrangem diversas categorias de produtos: alimentos, celulares, roupas, bebidas, eletrônicos, eletroportáteis, livros, entre outros. Para entrar no nosso canal, é só clicar em Promobit – Promoções e Cupons.


Agora que você já sabe conhece alguns grupos de livros no Telegram, não se esqueça de acompanhar o do Promobit! E se quiser economizar ainda mais, use um dos nossos cupons de desconto, como um cupom Americanas ou cupom Submarino!