Campanha Amazon APP Day
Promobit
Sem categoria

Galaxy S20 Ultra vs Huawei P40 Pro: qual topo de linha é melhor opção de compra?

Comparamos os dois smartphones que destacam-se pelo alto desempenho e qualidade fotográfica de ponta.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

8 de ago de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O comparativo de hoje é um duelo de gigantes, não só pelas dimensões vantajosas dos dois aparelhos, mas também por suas capacidades avançadas de desempenho e principalmente fotografia. Colocamos lado a lado os dois aparelhos topo de linha da Samsung e Huawei disponíveis no Brasil para que você descubra quem leva a melhor no duelo Galaxy S20 Ultra vs Huawei P40 Pro. 

Desing

Os dois aparelhos possuem design bastante sofisicado que já revelam de cara que os dois smartphones estão inseridos na categoria de celulares topo de linha. Enquanto o Huawei P 40 Pro aposta em uma tela com curvas em sua extremidade e um notch mais amplo no lado esquerdo superior da tela para abrigar a câmera frontal e que em muito lembra a câmera frontal do Galaxy S10+, o Galaxy S20 Ultra possui corpo mais reto e com noutch mais discreto para lente de selfies na parte superior central da tela. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Galaxy S20 Ultra é maior, 16,6 cm de altura contra 15,8 cm do P 40 Pro e mais largo com 7,6 cm contra 7,2 cm. Porém o P 40 Pro é levemente mais espesso com 9 mm contra 8,2 mm do Galaxy S20 Ultra. Um detalhe bastante semelhante entre os dois modelos está na parte que abriga as câmeras traseiras, uma peça retangular na cor preta que é bem parecida inclusive na distribuição das câmeras. 

Um detalhe que está sumindo dos aparelhos premium e que não está disponível nos dois modelos deste comparativo é a entrada para fones de ouvido. Como design é algo muito subjetivo, cabe a cada um decidir qual dos aparelhos agrada mais seus gostos estéticos. 

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mais um ponto de análise bastante equilibrado fica por conta da tela dos dois dispositivos. Por ser menor que o Galaxy S20 Ultra, a tela do Huawei P 40 Pro também possui menos polegadas. Trata-se de um display Amoled de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90Hz. 

Com 6,9 polegadas, o Galaxy S20 Ultra apresenta uma tela Amoled Dinâmico também com resolução Full HD+, mas com taxa de atualização um pouco maior, 120Hz. Optar entre telas maiores ou menores também é questão de gosto, assim como telas Amoled e Amoled Dinâmico são equivalentes, sendo a taxa de atualização o ponto que desequilibra a comparação em favor do Galaxy S20 Ultra, porém a diferença aqui é bem pequena. 

Hardware 

Como não testamos os aparelhos não é possível dar nossas impressões sobre o desempenho de cada um deles, porém é fato que os dois smartphones vão apresentar desempenho excelente. O P 40 Pro possui o processador Kirin 990 fabricado pelo própria Huawei e configuração única com 8 GB de RAM e 256 GB de espaço interno. 

Já o Galaxy S20 Ultra oferece mais opções de hardware, com chip Exynos 990 que é processador mais potente desenvolvido pela Samsung e versões com 12 GB de RAM e 128 GB de espaço interno ou 512 GB de armazenamento com 16 GB de RAM.

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

 Os aparelhos anteriores da linha P da Huawei como o P 30 Pro já chamavam a atenção por sua capacidade em fotos, mas o P 40 Pro apresenta qualidade fotográfica ainda melhor, tanto que o site especializado em fotografia DXomark mantém o P 40 Pro como o líder no seu ranking de câmeras fotográficas para celulares entre todos os aparelhos já avaliados por eles até o momento, com 128 pontos. O Galaxy S20 Ultra aparece a sétima posição com 122 pontos. Mostrando que quantidade de pegapixels e tamanho de sensor não são os principais fatores em uma câmera.

O conjunto de câmeras do P 40 Pro é formado por uma lente principal de 50 mp, seguida por uma ultrawide de 40mp, superior a média do mercado para esse tipo de câmera que costuma ficar em 12 mp, e uma telefoto de 12 mp com zoom óptico de 5x e zoom hibrido que pode chegar a 50x. O conjunto de câmeras da traseira é completado por um sensor TiF para medições e profundidade. 

As câmeras do Galaxy S20 Ultra começam pelo gigante sensor de 108 mp em sua câmera principal, 48 mp na lente teleobjetiva que possui zoom óptico de até 10x e zoom híbrido de até 100x. fechando o conjunto de câmeras traseiras do Galaxy S20 Ultra temos a câmera ultrawide de 12 mp d o sensor ToF para profundidade.  A câmera frontal do galaxy S20 Ultra é de 40 mp contra 32 mp do P 40 Pro, porém ainda de acordo com a avaliação do Dxomark o sensor de profundidade ao lado da câmera frontal apresenta melhores resultados. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já para gravação de vídeos, fica difícil concorrer com a qualidade de gravação na resolução 8K do Galaxy S20 Ultra que além de apresentar uma qualidade de imagem melhor, torna o aparelho da Samsung mais preparado para as tecnologias de TVs e monitores que estão por vir. 

Bateria

O Galaxy S20 Ultra possui bateria de 5.000 mAh, quantidade elevada para aparelhos nessa faixa de preço e que deve garantir mais de um dia de uso e de acordo com a Samsung suporta até 18 horas contínuas de uso de internet Wi-fi, porém a tela possa gastar mais energia com a ativação da taxa de frequência em 120Hz. O modelo é compatível com carregamento rápido de 45w, mas o carregador que vem na caixa é de 25w. 

O Huawei P 40 Pro é equipado com bateria de 4.200 mA, mas a Huawei não apresenta dados sobre a autonomia da bateria em horas. O aparelho possui em sua caixa o carregador de 40w e também é compatível com carregamento sem fio de 27w, porém é necessário comprar o carregador a parte. 

O fator Google ou a ausência dele

Não podemos falar sobre os novos aparelhos da Huawei tirar o elefante da sala que é a ausência de aplicativos Google no P40 Pro. O smartphone até possui android 10, já que trata-se de uma plataforma aberta, porém todos os outros aplicativos do Google que acompanham o sistema e que são projetados para funcionar no Android não estão presentes. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Desde que o governo dos estados Unidos impôs sanções a empresa chinesa o Huawei P 40 Pro não possui Youtube, Google Chrome, app do Gmail, Google Maps nem qualquer outro aplicativo do Google, inclusive a Play Store para adquirir os aplicativos. A solução encontrada pela Huawei foi criar a própria loja de aplicativos e desenvolver suas versões de aplicativos do Google, além de possuir os apps das principais empresas e serviços que não estão ligados a empresa americana. 

Galaxy S20 Ultra vs Huawei P40 Pro, qual a melhor opção?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em nosso comparativos foi possível perceber que o Galaxy S20 Ultra leva uma pequena vantagem em tela, e bateria e espaço interno para armazenamento. Já o Huawei P40 Pro faz jus ao “P” de photography em seu nome e segue imbatível como smartphone para fotografias e apesar de não ser capaz de fazer vídeos em 8K como o S20 Ultra também é bastante competente em vídeos. 

A grande dificuldade para que o Huawei P40 Pro seja uma compra vantajosa está na ausência do Google no smartphone que atualmente representa uma parcela considerável das funções de um aparelho. Apps como Uber e iFood dependem do Google Maps, por exemplo. O preço elevado do P40 Pro impede a recomendação da compra do aparelho para experimentar as soluções da Huawei para substituir o Google, logo, no duelo Galaxy S20 Ultra vs Huawei P40 Pro, a primeira opção é uma compra mais vantajosa.  


Confira aqui no Promobit as melhores promoções de smartphone. Para economizar ainda mais na compra do seu novo celular fique atento ao cupom Submarino.