Promobit
Comparativos

Galaxy S20 vs Galaxy Note 20: confira as semelhanças e diferenças entre dois aparelhos

Comparamos os principais aspectos do Galaxy S20 e Galaxy Note 20 para saber o que muda entre os aparelhos topo de linha da Samsung

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

7 de ago de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Como já é de costume, a Samsung divide seus celulares premium em dois eventos anuais, destinando o primeiro semestre para o anúncio da nova geração Galaxy S, este ano representada pelo Galaxy S20, e no início do segundo semestre o lançamento dos novos aparelhos da linha Galaxy Note com o recém lançado Galaxy Note 20. Neste comparativo de Galaxy S20 vs Galaxy Note 20 vamos apontar o que muda entre as duas linhas.

Mesma tela no Galaxy S20 e telas diferentes no Galaxy Note 20

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy Note 20

Enquanto A linha S20 chegou ao mercado no início de 2020 com três opções distintas de aparelho, Galaxy S20, Galaxy S20+ e Galaxy S20 Ultra, em termos de design não existem diferenças significativas entre eles. O corpo dos três aparelhos possuem tamanhos diferentes, assim como as telas, mas com a mesma tecnologia de tela, inclusive a taxa de atualização de 120Hz. 

Já na linha Galaxy Note 20, a diferença começa pelo número menor de aparelhos, apenas Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra. Além da variação de tamanho, existem pequenas diferenças na capacidade de tela entre os aparelhos. Embora as duas telas sejam Super Amoled, o display do Galaxy Note 20 Ultra é curvo e com taxa de atualização dinâmica de até 120 hz, enquanto o Galaxy Note 20 convencional possui tela plana com taxa de atualização de 60Hz. 

Hardware: mesmo processador nas duas linhas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy S20

Aqui o ponto mais semelhante entre os dois aparelhos. Todos os smartphones da linha Galaxy S20 possuem aqui no Brasil o chip Exynos 990 fabricado pela Samsung. A memória RAM dos aparelhos S20 é de 8 GB no Galaxy S20 e S20+ e entre 12 GB e 16 GB no S20 Ultra, enquanto as opções de armazenamento são de 128 GB no S20 e S20+, deixando um número maior de opções para S20 Ultra que pode ter 128 GB ou 512 GB, todos expansíveis para até 1 TB. 

Já os novos aparelhos da linha Note 20 foram lançados oficialmente nos EUA com o processador Snapdragon 865+, porém a Samsung já confirmou que o mesmo Exynos 990 presente no Galaxy S20 também vai estar nas duas opções do Galaxy Note 20 que serão vendidas no Brasil. O Galaxy Note 20 convencional conta com 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de espaço interno, já o Note 20 Ultra apresenta versões com 8 GB ou 12 GB de RAM e espaço interno de 128 GB, 256 GB ou 512 GB que também podem chegar a 1 TB via microSD. 

Câmeras: zoom de “apenas” 50x no Galaxy Note 20 Ultra

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Conjunto de câmeras do Galaxy Note 20 Ultra

O conjunto de câmeras das duas linhas é bastante parecido, sendo que a as especificações de câmeras do Galaxy Note 20 é exatamente igual as câmeras do S20, diferenciando-se do S20+ apenas pela ausência do sensor TiF. A lente wide dos aparelhos é de 12mp, seguida pelo sensor maior para a câmera telefoto de 64 mp com zoom óptico de até 3 x e a lente ultra wide de 12 mp. 

Comparando os aparelhos mais potentes das duas linhas, também encontramos muitas semelhanças, como o mesmo sensor de 108 mp para a lente principal e a lente ultrawide de 12 mp, porém é na lente telefoto que encontramos a diferença mais acentuada. Enquanto o S20 Ultra possui um sensor de  48 mp com zoom híbrido de até 100x, a lente tele do Galaxy Note 20 Ultra é um pouco mais modesta, com 12 mp e zoom híbrido de até 50x. 

Como o zoom de 100x do S20 Ultra foi alvo de algumas críticas por não oferecer imagens com boa qualidade no máximo de aproximação, é provável que o zoom de 50x seja mais do que o suficiente. Todos os aparelhos das duas linhas possuem capacidade de gravação na resolução 8k.  

Bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
S20 Ultra possui bateria de 5.000 mAh

Ainda não é possível saber qual será o desempenho de bateria na prática dos dois aparelhos da linha Galaxy Note 20, porém já sabemos que o Galaxy Note 20 convencional  com 4300 mAh de bateria é superior aos 4.000 mAh do Galaxy S20, Já o Galaxy Note 20 Ultra repete os 4500 mAh de bateria presentes no Galaxy S20+, deixando o Galaxy S20 Ultra como o modelo com maior bateria, com 5.000 mAh. 

Os smartphones das duas linhas contam com a tecnologia de carregamento por indução e carregamento rápido. 

Diferenciais do Galaxy Note 20

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora estejam cada vez mais próximos, as linhas S e Note possuem propostas diferentes, como o ganho de produtividade que a caneta S-pen acrescenta os smartphones Galaxy Note que nesta nova geração ganhou mais comandos por gestos. Outro evolução apresentada no lançamento do Galaxy Note 20 foi o uso da função Dex que adapta a interface do smartphone para uma experiência mais próxima da usabilidade de computadores e que agora não necessita mais de cabos. 

O aplicativo Notes do Galaxy Note 20 também apresenta sincronia com Onedrive e Outlook da Microsoft, facilitando o acesso e compartilhamento das notas produzidas no aparelho. Por falar em Microsoft, a parceria entre as duas empresas também vai permitir o acesso a XBox Game Pass no Galaxy Note 20 para jogar no smartphone jogos como Forza Horizon e Gears. Porém o consumidor brasileiro não deve se entusiasmar com a funcionalidade, pois ela depende diretamente da conexão 5G que por aqui ainda engatinha. 

No duelo Galaxy S20 vs Galaxy Note 20, essas novidades por enquanto estão presentes apenas nos novos Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra, porém nada impede que a Samsung leve as funções para outros aparelhos mais avançados da marca em breve, como o Galaxy S20.


Para você que está querendo trocar de aparelho, fique atento as promoções de smartphone do Promobit. Aqui você encontra os preços mais baixos e pode economizar ainda mais aproveitando algum cupom de desconto.