Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guias de Compra

Entenda a Modulação de Contraste nos painéis 8K da LG

A CM, ou modulação de constraste, é a medida utilizada para definir se um painel possui resolução 8K real ou não. Saiba como funciona e como afeta seu uso.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

31 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Em 2020, a LG foi a primeira a apresentar TVs que atendessem aos requisitos necessários para garantir que tinham mesmo resolução 8K UHD, o 8K real. “Existe uma série de parâmetros estabelecidos pela CTA (Consumer Technology Association) que devem ser atendidos para que varejistas e consumidores possam identificar quais as TVs disponíveis no mercado possuem mesmo a resolução 8K real”, explica o Especialista de Produtos TV da LG, Pedro Valery.

Para ser considerado 8K real, os aparelhos devem seguir os requisitos para receber o selo da CTA, que certifica que o aparelho tem mesmo a resolução 8K UHD, com pelo menos 33 milhões de pixels ativos.

Os painéis da marca foram os primeiros a atender e superar os requisitos estabelecidos pela CTA e no começo do ano passado apresentou um painel OLED e um LCD NanoCell com resolução de 8K que chegaram a atingir 90% de Modulação de Contraste, quando o requisito mínimo era de 50%.

Como saber se uma TV tem resolução 8K UHD?

Medir a resolução de uma TV 8K vai além de simplesmente contar a quantidade de pixels presentes em um painel. Afinal, a resolução não se limita apenas ao total de pixels, mas também pela forma como são renderizados individualmente e distinguíveis a olho nu.

Por exemplo: uma TV 8K possui 33 milhões de pixels (7680X4320). Quanto maior a quantidade de pixels, maior sua densidade. Porém, para que o painel seja capaz de reproduzir o 8K real, é preciso que cada pixel seja visível separadamente, e não em conjunto.

Assim, a LG afirma que não basta dizer por uma TV ter 7680×4320 pixels para que ela seja, de fato, 8K. A ICDM (International Committee for Display Metrology) define que para medir a resolução de uma TV 8K é preciso levar em conta outros fatores que possam afetar a forma como a tela transmite imagens em 8K.

O certo seria saber como cada pixel se comporta individualmente. Para isso, a ICDM considera que a modulação de contraste é a medida adequada para saber se um painel tem ou não resolução 8K.

O que é Modulação de Contraste

Um dos métodos para definir o quão separado e distinto cada pixel está em relação aos demais é a CM (Constrast Modulation), ou apenas modulação de constrate. Enquanto a endereçabilidade diz respeito a quantidade de pixels presentes em um painel, na vertical e horizontal, a CM define exatamente isso.

Valery exemplificou o uso da modulação de contraste para medir a capacidade que uma tela tem de diferenciar um padrão de linhas brancas e pretas intercaladas por uma distância de 1 pixel. “Quanto maior a porcentagem dessas linhas que uma tela for capaz de identificar, mais nítida será a imagem”.

No exemplo abaixo podemos enxergar no primeiro quadro uma tela com linha brancas que são visíveis a distância. Já no segundo as linhas se misturam e a imagem fica cinzenta. Isso acontece quando o painél não atinge o mínimo de 50% de modulação de contraste estabelecido pela CTA.

modulação de contraste

O que dizem outras associações?

A Associação 8K, do qual fazem parte Samsung, TCL e diversas outras marcas, apontam que, a uma distância razoável da TV, a capacidade de distinguir pixels individualmente fica mais difícil e, com isso, outros fatores ganham mais importância, como taxas de atualização de quadros, luminância mínima de 600nits e entradas HDMI 2.1.

Como a modulação de contraste afeta o uso?

Segundo Valery, todas as TVs 8K da LG possuem modulação de contraste superior a 80%. Isso significa que são capazes de reproduzir o 8K real, sem distorção de cores e com maior nitidez. Por conta da alta porcentagem de modulação de contraste, as imagens ficam mais realistas e as cores são reproduzidas com muito mais precisão.


Agora que você sabe o que é a Modulação de Contraste, não deixe de dar uma olhada nas ofertas de TV aqui no Promobit. Você paga menos nas suas compras com algum cupom de desconto.