Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

HDR10+ vs HDR10: o que muda entre as duas versões?

HDR10+ vs HDR10: entenda o que muda entre as duas versões da tecnologia de otimização e imagens para televisões e outros dispositivos.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

17 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O HDR (High Dynamic Range) é um recurso bastante conhecido em smart TVs que faz com que a qualidade de imagem seja maior. Com níveis mais altos de brilho e contraste, as cores ficam mais vivas e os pequenos detalhes ficam mais nítidos. O resultado são imagens com padrões de cores mais fiéis e realistas.

Para isso, o HDR precisa medir em nits (que é a capacidade de brilho de uma tela) qual a diferença de brilho entre o ponto mais escuro e o mais claro de uma imagem. Então ele faz o ajuste adequado para cada conteúdo. Assim, quanto maior a quantidade de nits, maior o contraste.

Embora seja um recurso mais encontrado em aparelhos com resolução 4K, o HDR também está disponível em aparelhos com resoluções mais baixas. Entre os padrões de HDR disponíveis no mercado, o HDR10+ e o HDR10 são dois deles, e aqui vamos analisar o que muda entre ambos.

O que é HDR10?

O HDR10 é um padrão de HDR desenvolvido pela Samsung em parceria com a Sony, utilizado em discos de Blu-ray 4K e em consoles como PlayStation 4, Xbox One X e One S. Seu nível de brilho é de 1.000 nits, enquanto sua profundidade de cores é de 10 bits.

Uma das características do HDR10, por ser uma tecnologia de código aberto, é que não é dinâmico, ou seja, o recurso utiliza metadados fixos para estabelecer os níveis de brilho e contraste. Assim, as configurações do HDR10 permanecerão as mesmas ao longo de um mesmo conteúdo, como um filme ou episódio de uma série, por exemplo.

HDR10+ vs HDR10

E o HDR10+?

Como era de se esperar, o HDR10+ é uma evolução do HDR10, que otimiza os pontos fortes do recurso, com um aumento de brilho máximo de até 4.000 nits. Além disso, os níveis de contraste também são maiores, porém a grande vantagem do HDR10+ é que seus metadados são dinâmicos.

Enquanto no HDR10 os dados estáticos, no HDR10+ os dados são dinâmicos e isso quer dizer que os níveis de brilho e contraste são ajustados de acordo com cada imagem exibida.

O que muda?

Em um filme visto numa TV com HDR10 ativo, por exemplo, o brilho e o contraste serão os mesmos do início ao fim. No HDR10+, por sua vez, as configurações de brilho e contraste são redefinidas a cada quadro exibido. Isso resulta em imagens muito mais realistas e com detalhes mais perceptíveis.

Outra diferença entre ambos, é que o HDR10+ foi desenvolvido pela Samsung em um consórcio com a Panasonic e a 20th Century Fox. Isso faz com que o recurso seja mais facilmente encontrado nas TVs dessas marcas.


Agora você sabe qual a diferença entre HDR10+ vs HDR10, então fique por dentro das melhores ofertas de TV aqui no Promobit. Adicione os modelos que te interessam na Lista de Desejos e pague menos com um cupom Americanas.