Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Devolução grátis e reembolso do AliExpress: como funcionam?

Recurso facilita compras e possível reembolso para clientes brasileiros. Veja o que é e como funciona a Devolução Grátis e o reembolso do Aliexpress aqui.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

26 de nov de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Uma das principais preocupações ao importar produtos de sites de importação, como AliExpress, são os custos. E eles não apenas dos produtos, mas possíveis taxas e ainda o que precisará ser feito e pago se, por algum motivo, você não gostar do produto e quiser devolvê-lo. Para tentar diminuir esse questionamento, ajudar quem está tendo a primeira oportunidade de compra por importação e evitar a possível frustração dos consumidores, existe a Devolução Grátis e Reembolso, do AliExpress. Saiba tudo sobre isso no nosso artigo.

O que é a Devolução Grátis do AliExpress?

Devolução Grátis é um serviço oferecido por alguns vendedores do AliExpress que permite a você devolver o produto comprado em até 15 dias após o recebimento dele, sem pagar por isso. Isso pode acontecer, por exemplo, se você não tiver gostado do produto ou ele não tiver atendido suas expectativas por qualquer motivo. 

Para saber se um vendedor oferece o serviço de Devolução Grátis do AliExpress, é só procurar um símbolo de seta apontando para a esquerda dentro de uma espécie de quadrado, como nesse print: 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como devolver um produto? 

Para devolver um produto, primeiro você precisa garantir que ele está novo, em boas condições, nas embalagens e etiquetas originais”. Depois, vai precisar abrir uma disputa para que a ação seja encaminhada. O passo a passo é assim: você deve estar logado na sua conta, ir até “Meus Pedidos” e clicar em “Abrir Disputa” dentro do pedido que você quer enviar de volta. 

Então, você vai precisar preencher alguns dados. Como motivo da disputa, a orientação é que seja colocado “Devolução de Produtos”. Nesse processo, o AliExpress vai disponibilizar uma etiqueta ou um código de devolução e é esse número que vai garantir você não pagar nada pela devolução e ainda ser reembolsado. 

Depois, você vai precisar aguardar que a mercadoria seja retirada em um endereço específico que você estiver, ou então você mesmo pode levá-la a um ponto de entrega indicado (esse serviço é gratuito). Após isso, aguarde ainda uma confirmação de que um armazém recebeu o seu produto (a encomenda não vai voltar para o país do vendedor imediatamente).

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ainda há o retorno simplificado, apenas para produtos italianos elegíveis, tendo a mesma exigência de entrega, não ser usado e de estar em perfeitas condições dentro da embalagem original. Porém, é cobrado um custo de envio de devolução.

Quando recebo e como funciona o reembolso do Aliexpress pelo produto devolvido? 

O reembolso pode acontecer assim que for confirmado o recebimento e as condições do produto. É importante dizer que é permitida apenas uma devolução grátis por pedido; se você tiver mais do que um produto em um pedido é recomendado devolvê-los juntos, ou então você vai pagar pelas outras devoluções.

Além disso, você precisa conversar com o vendedor antes para tentarem entrar em um acordo e então receber o reembolso. Caso esse acordo não aconteça, você precisa abrir uma disputa e solicitar o reembolso dentro de 15 dias após a entrega do produto ou do período de confirmação do recebimento do pedido, que costuma estar indicado nos detalhes do pedido. Após isso tudo, os vendedores realizam o reembolso do pedido dentro de 15 dias, mas, caso isso não aconteça, é só entrar em contato com o AliExpress na página de pedido para escalar a disputa.

Outras informações 

O serviço de Devolução Grátis do AliExpress está disponível não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Rússia, Coréia do Sul, Arábia Saudita Emirados Árabes Unidos, Itália, Holanda, Polônia e Israel.

Aproveite o Aniversário do AliExpress para comprar!

O Aniversário do AliExpress é um ótimo momento para quem deseja fazer importação de produtos pela plataforma, pois há várias vantagens disponíveis, como frete grátis e entregas rápidas para todo o país.

A celebração de mais um ano de seus 12 anos de “vida” é no dia 28 de março e você vai encontrar várias promoções de até 80% de desconto em milhões de produtos. Para não ficar de fora da festa, é só acompanhar tudo o que está aparecendo de oferta lá na página do Aliexpress.


Não se esqueça de aproveitar nossa seleção de compras internacionais para economizar! Você também pode conferir os cupons do Aliexpress.