Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

Conheça os tipos de lâmpada e saiba quando usar cada um deles

Além de elemento decorativo a lâmpada certa influencia nos seus momentos de trabalho e relaxamento.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

6 de ago de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Mais do que apenas um aspecto decorativo, a iluminação dos ambientes pode trazer melhoria de desempenho, aumentar o conforto e facilitar a vida dos frequentadores do lugar. Para desempenhar com competência a configuração correta de iluminação de um ambiente é fundamental escolher o tipo certo de lâmpada de acordo com a sua necessidade. 

Lâmpada não é tudo igual e muitas vezes notamos essa diferença apenas no momento de trocarmos uma lâmpada antiga e queimada por outra nova e superior. Para que você faça a melhor escolha na hora da compra, iremos falar sobre os diferentes tipos de lâmpadas disponíveis no mercado e qual o uso ideal para cada uma delas.

Tipos de lâmpada

Lâmpada fluorescentes

 

lampada-fluorescente
Lâmpada fluorescente compacta

O modelo mais comum vendido atualmente, são as substitutas naturais das antigas lâmpadas incandescentes por serem as mais baratas do mercado, mas diferente das suas antecessoras são mais econômicas, cerca de 80%, e mais duráveis, com tempo de vida entre 6 e 24 mil horas. Popularmente conhecidas como lâmpadas brancas, já existem modelos com luz amarela que proporciona o mesmo charme ao ambiente das antigas incandescentes. 

Existem dois tipos de lâmpadas fluorescentes mais comuns de serem encontradas, mas com finalidades diferentes:  compactas e as tubulares.

lampada-fluorescente-large-2
lâmpada fluorescente tubular

As lâmpadas compactas são mais usadas em ambientes residenciais e recomendadas para locais que demandam de iluminação por longos períodos. A Lâmpada compacta de luz branca quente é mais indicada para ambientes de descanso e relaxamento, enquanto a compacta de luz branca fria para locais de execução de atividades, como escritório ou sala de leitura. 

Já as tubulares são ideais para prédios comerciais e ambientes comerciais ou onde as pessoas exercem atividades profissionais que exigem atenção constante. Devido ao formato cumprido as tubulares são capazes de iluminar grande ambientes com baixa potência e consumo reduzido. O período de duração também é elevado, cerca de 12 mil horas 

Lâmpada de halogênio

lampadas-de-halogenio-2
As lâmpadas de halogênio oferecem inúmeras possibilidades

Tecnicamente são lâmpadas incandescentes, mas diferente do modelos com potência entre 41W e 60W que estão proibidos de serem comercializados no Brasil desde 2018, este modelo de lâmpada possui componente halogênio na sua parte interna, normalmente bromo ou iodo, que possibilita recuperar melhor o calor produzido o que faz com que ela precise de menos energia elétrica para iluminar os ambientes.

Esse tipo de lâmpada é muito usado para a iluminação de objetos específicos e em luminárias de trilho, mas a variedade de modelos e aberturas para propagação de luz faz com que sejam bastante dinâmicas. Além do baixo consumo, outro fator que está fazendo com que as lâmpadas halógenas sejam cada vez mais populares e a durabilidade que chega em média a 5.000 horas. 

Lâmpada de filamento

Lampada-Filamento-de-Carbono

As lâmpadas de filamento de carbono são excelentes escolhas para criar ambientações e destacar locais específicos. Os ambientes não precisam de muitos elementos quando esse tipo de lâmpada é bem utilizado, pois o charme decorativo está na própria lâmpada. O desenho formado pelos filamentos no interior do vidro quando acessos remetem às elegantes lâmpadas antigas, mas sem o inconveniente da pouca durabilidade e dos altos gastos energéticos. 

A grande eficácia das lâmpadas de filamento está no seu potencial decorativo, pois normalmente possuem pouca potência e não são funcionais para iluminação de ambientes para dia a dia. 

Lâmpada de LED

lampada-de-led

As lâmpadas de LED são as mais modernas que existem atualmente. Os pequenos chips presentes dentro da lâmpada convertem diretamente a energia elétrica em energia luminosa, sendo também o modelo mais econômico por melhor aproveitar a fonte de energia que recebe. A redução no consumo de energia chega a 90% A vida útil média de 50 mil horas torna as lâmpadas de LED também é imbatível no quesito durabilidade. 

A grande desvantagem desta categoria de lâmpadas vendidas no Brasil é o preço, consideravelmente mais alto, mas em uma conta que leve em conta a economia a longo prazo a aquisição de lâmpadas de LED pode ser um bom negócio. 

Lâmpadas inteligentes

lampada-inteligente-samsung
Modelo de lâmpada inteligente da Samsung

São lâmpadas aparentemente convencionais, mas com muito mais tecnologia envolvida em seu interior. Com elas é possível ligar e desligar a emissão de luz pelo smartphone sem sair do sofá ou sem nem ao menos estar em casa, pois os modelos funcionam com conexão via Bluetooth ou pela internet. Um dos elementos que compões das casas inteligentes, essas lâmpadas já são comercializadas e a capacidade de controle e customização no uso as tornam bastante econômicas. 

A principal desvantagem está no preço elevado comum a boa parte das novas tecnologias quando chegam ao mercado. A popularização deste tipo de produto certamente diminuirá o preço, tornando as lâmpadas inteligentes escolhas que mais do que iluminar ambientes facilitarão a vida dos seus proprietários. 

As lâmpadas ideais para cada ambiente

É muito comum que as lâmpadas sejam compradas aleatoriamente sem a preocupação de como será a iluminação do ambiente e qual o tipo de lâmpada ideal para isso. Mais do que apenas decorar, a iluminação é de extrema utilidade e funciona com a funcionalidade de cada ambiente do lugar. Ao ignorar a existência de lâmpadas diferentes para objetivos distintos é comum a repetição de erros que poderiam ser facilmente evitados, como colocar uma lâmpada quente no banheiro de uma casa. 

interior iluminado

Itens como eficiência do modelo da lâmpada e a cor da luz emitida por ela devem ser observados na hora de configurar a iluminação da sua casa ou ambiente de trabalho. Lâmpadas que emitem muito calor devem ser evitadas em ambientes muito pequenos ou fechados, porém funcionam com eficiência em locais abertos. Sobre as diferentes cores, a luz amarela possibilita enxergar as cores de um ambiente com mais realismo e transmite sensação de relaxamento, enquanto a luz branca além de iluminar melhor os locais estimula a produtividade. 

Por esse motivo que nos cômodos mais relacionados ao descanso como a sala de estar e a sala de TV uma boa configuração de luzes pode ser montada com lâmpadas fluorescentesamarelas ou halógenas. Outros ambientes mais frequentados em momentos de produtividade devem ser iluminados com lâmpadas de fluorescentes de luz branca e iluminação difusa ou direta que engloba o local em sua totalidade. São exemplos de locais ideais para luz branca a cozinha, escritório e locais de trabalho.   

Já as lâmpadas de filamento são as mais indicadas para decoração e iluminação intimista de pouca intensidade


Agora que você já sabe qual o tipo ideal de lâmpada para cada ambiente, decore sua casa e ainda economize com o Promobit. Tem sofás, cadeiras e até aquela poltrona para presentear no dia dos pais e para esperar a Black Friday.