Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Conheça os tipos de chocolate e saiba como escolher o melhor

O chocolate é um doce para todos os momentos. Então trouxemos os tipos de chocolate para você escolher qual comprar para você ou dar de presente!

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

15 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Sem dúvidas, o chocolate está presente em diversas datas comemorativas como o Dia dos Namorados, ocasiões especiais ou momentos de simplesmente curtir um bom doce após a refeição. Assim como ele é versátil em texturas e formatos, seu sabor não se limita apenas ao tradicional “ao leite”. Por isso, preparamos um guia para você conhecer os tipos de chocolate que temos para você escolher qual melhor combina com o seu momento! 

Quais os tipos de chocolate temos?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

O cacau, matéria prima do chocolate, é um produto muito versátil e de sabor bem marcante que ao ser misturado com outros ingredientes faz o que conhecemos como chocolate. O que normalmente muda de um tipo de chocolate para o outro são as proporções utilizadas de cada ingrediente em sua composição, como quantidade de cacau e leite, por exemplo, e o tipo e quantidade de gordura.

Então com apenas pequenas mudanças e substituições de alguns ingredientes é possível criar um novo tipo de chocolate. Veja isso melhor a seguir.

Chocolate Branco

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

O branco é um tipo de chocolate que normalmente é mais calórico pois possui grandes quantidades de açúcar e gordura em sua composição. Além disso, não é feito com as amêndoas do cacau como os chocolates mais escuros. Para obter sua coloração clara é utilizada a manteiga de cacau que é extraída das sementes do fruto.

Este é um tipo de chocolate que pode facilmente ser adicionado a várias sobremesas, mas pelo seu alto nível de gordura e açúcar deve ser consumido com moderação.

Chocolate ao Leite

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Certamente, o chocolate ao leite é o mais popular dentre os tipos de chocolate. Este queridinho possui leite, açúcar e teores de cacau menores que 50% em sua composição. Mesmo possuindo o cacau em si na receita que garante mais nutrientes do fruto, este tipo ainda possui altos níveis de gordura, não sendo uma das escolhas mais saudáveis.

Chocolate Ruby

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

O chocolate Ruby surgiu pela indústria Barry Callebaut, que é considerada a maior fabricante de chocolate do mundo. Com sua coloração rosada sua composição é feita com frutos do cacau cultivados no Brasil, Equador e na Costa do Marfim.

Além da diferença na cor, este chocolate apresenta sabor mais ácido e frutado na boca que os outros, e sua composição possui 47% de teor de cacau e 36% de gordura.

Chocolate Amargo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Por fim, e alvo de uma relação de amor e ódio, se encontra o chocolate amor ou meio amargo. Certamente este é considerado o mais saudável dentre os tipos de chocolate pela sua alta porcentagem de cacau e baixa de gordura e açúcar. Contudo, o sabor não costuma ser tão doce quanto os outros.

Assim como o nome sugere, o sabor é amargo pela alta concentração de cacau que pode ser de 60%, 70% ou 80%. Mas se comer sozinho não for uma opção, ele é ótimo para ser incorporado a receitas mais doces, trazendo o balanço perfeito de sabores.

Tipos de chocolates para alérgicos ou com restrições alimentares

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Apesar dessa categoria ser menos comum de ser encontrada, a indústria já produz tipos de chocolates que atende pessoas que possuem algum tipo de alergia a ingredientes específicos utilizados no chocolate ou com restrições alimentares por doenças. 

Todo mundo pode curtir um bom chocolatinho, veja as opções! 

Chocolate de soja

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Aqueles que não podem consumir leite e derivados certamente sofrem quando querem sentir o gosto de um chocolatinho. Mas pensando nisso foram criados os chocolates à base de soja, feito com leites e açúcares vegetais. Contudo, para que o gosto se assemelhe ao do tradicional chocolate pode acabar sendo utilizada muita gordura, tornando esta opção muito calórica. 

Chocolate de alfarroba

Já para os alérgicos a cacau também tem opção. A alfarroba é um tipo de fruto naturalmente doce em que o gosto é parecido com o do cacau, e neste tipo de chocolate ela é usada para substituir o fruto original. 

O chocolate de alfarroba possui o gosto semelhante, além da mesma textura e cor, com o adicional de ser menos calórico e gorduroso que o chocolate tradicional.

Chocolate diet

Se você não pode consumir muita quantidade de açúcar, mas não quer abrir mão do sabor do chocolate, esta pode ser uma boa opção. O chocolate diet possui uma menor adição de açúcar em sua composição, mas para manter o gosto agradável é feito com mais gordura, então cuidado.

Chocolate light

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Já o chocolate light possui uma porcentagem de redução de no mínimo 25% de açúcar e gordura em sua composição. Por isso esta pode ser uma boa escolha para quem deseja consumir um chocolate menos calórico e menos doce. 

Chocolate ZERO

Para finalizar temos o chocolate ZERO, que promete não ter em sua composição ingredientes como açúcares, lactose e gorduras sendo substituído por outros ingredientes menos calóricos.


Agora que você já conhece os tipos de chocolate, não deixe de escolher o seu na nossa sessão de promoções de supermercados e deliverys. Aproveite e use o cupom Americanas para mais desconto na sua compra!