Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Conheça os diferentes modelos de chuveiro e escolha o ideal para você

Conheça os diferentes modelos de chuveiro e veja qual pode ser mais vantajoso para você ter em casa.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

25 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Os chuveiros são essenciais em qualquer apartamento não só para a nossa higiene, mas também para nos proporcionar bons momentos de conforto e relaxamento. São diversos modelos que você pode escolher, assim como acabamentos e tamanhos variados.

Aqui no Promobit, vamos te ensinar sobre os principais modelos de chuveiros, suas vantagens e desvantagens e qual é o modelo ideal para você.

Funcionamentos de chuveiros

Os chuveiros podem ter sua água aquecida por tipos diferentes de aquecimento, sendo os mais comuns o elétrico e o a gás e, mais recentemente, os chuveiros solares, ainda raros no Brasil. Conheça um pouco sobre eles.

Chuveiro Elétrico

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O chuveiro elétrico é o mais popular entre os consumidores por ser de fácil instalação e esquentar a água mais rapidamente. Seu sistema de aquecimento é composto por uma resistência e, quando a água passa por essa resistência ligada, ocorre o aquecimento. É por esse mesmo motivo que esse tipo de chuveiro funciona melhor com menores quantidades de água.

Apesar de pesar um pouco na conta de luz, costuma ser bem econômico no consumo de água, mas fica à mercê da luz elétrica. Se a energia cair, o banho será gelado.

Chuveiro a Gás

O uso do chuveiro a gás exige a instalação de um aquecedor que normalmente é colocado na área de serviço das casas e apartamentos. Diferente do chuveiro elétrico que aquece a água segundos antes dela ser utilizada, com o chuveiro a gás, a água sobe de temperatura no aquecedor e depois é transportada por tubulações específicas para altas temperaturas até o misturador próximo ao chuveiro.

Para funcionar, esse tipo de chuveiro pode contar tanto com gás encanado quanto botijão, ou mesmo gás GLP. No entanto, é necessária uma instalação específica para ele, o que faz com que seja mais caro. E, apesar de não gastar energia, a conta de água vai sentir um pouco, já que o modelo demora para aquecer o líquido para os banhos.

Chuveiro Solar

Apesar de ainda serem raros no Brasil, esses modelos de chuveiro estão ganhando fama por serem ecologicamente corretos e muito econômicos, já que economizam tanto água quanto consumo de energia. Em casa ou edifícios com placas solares, as placas são aquecidas pelo sol e esquentam a água que passa pelas tubulações do sistema, que depois fica armazenada num boiler que mantém a água quente. 

Modelos de Temperatura

Geralmente, os chuveiros vêm com algum tipo de controle de temperatura, predeterminados ou não. Veja como a seleção da temperatura dos diferentes modelos funciona.

Chuveiro Elétrico

O controle da temperatura desse modelo costuma ser feito a partir de pontos predeterminados, por meio da chave de temperatura, que normalmente fica na parte de cima do chuveiro. O controle pode ser feito nas opções “inverno” e “verão” ou “quente”, “morno” e “frio”. Ao optar por uma das posições da chave de temperatura estamos determinando o tamanho do caminho que será feito pela corrente elétrica na resistência dentro do chuveiro. Caminhos maiores geram menos calor e a água esquenta menos, já caminhos menores produzem o efeito oposto. 

Chuveiro a gás 

Nestes chuveiros, o usuário fica livre para definir exatamente em qual temperatura deseja a água, ao misturar quantidades definidas de água quente e água fria. Essa mistura pode ser mudada a partir de dois registros próximos ao chuveiro, um com água quente e outro com água em temperatura ambiente. Cabe ao usuário dosar a quantidade de cada uma delas para que a mistura resulte em uma temperatura que considere agradável. 

Chuveiro Eletrônico

O chuveiro eletrônico é um modelo moderno que permite regular o aquecimento gradualmente sem precisar desligar o aparelho. É um dos modelos mais procurados atualmente pela sua facilidade em controlar a temperatura, mesmo com o chuveiro ligado. Além disso, esses chuveiros costumam ser do tipo elétrico, necessitando de energia elétrica para funcionar. 

Modelos de Instalação

A instalação de um chuveiro vai muito além de seu funcionamento ser a gás ou elétrico e tem a ver também com o tipo de tubulação da parede e a forma com que ele vai se encaixar no box.

Chuveiro de Parede 

Esses são os modelos mais comuns de se encontrar, já que contam com estruturas de tubulação hidráulica embutidas nas paredes, padrão nas residências brasileiras. Eles podem ou não apresentar um tubo no seu topo, que separa mais ou menos a cabeça do aparelho da parede, e até mesmo mudando o ângulo do jato de água. Na hora de comprar um dos modelos, verifique sempre se o tubo e a saída de água cabem confortavelmente no seu box.

Chuveiro de Teto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Bastante modernos e com design elegante, os chuveiros de teto trazem uma nova sensação de leveza e simplicidade ao ambiente, podendo ser centralizados no espaço do box, fazendo com que a queda da água seja mais confortável para quem estiver tomando banho.

Chuveiro Pressurizado

Em alguns casos, é possível que o seu chuveiro não consiga a pressão necessária para a ducha de água, devido à tubulação hidráulica ou altura em que o aparelho está instalado. A boa notícia é que, nesses casos, você pode resolver seu problema com um modelo de chuveiro pressurizado. Como o próprio nome indica, o modelo é fabricado para compensar a pressão necessária para a água.

Como escolher o melhor chuveiro para você

Agora você já tem as informações que precisa para escolher o melhor chuveiro para a sua casa. O primeiro ponto e saber qual o tipo de instalação e tubulação presentes na sua residência. A menos que você queria fazer uma reforma completa no seu banheiro, esses dois fatores vão definir quais os tipos de chuveiro que fazem sentido para você.

Confira também a condição da pressão da água, para saber se será necessária alguma forma de regular a pressão para você ter um chuveiro mais confortável.

E para conferir as melhores ofertas de chuveiro para conseguir os melhores preços, é só ficar de olho no Promobit.


Agora você já sabe os principais pontos para fazer a melhor compra de chuveiro para a sua casa, confira também nossas

ofertas de casa e construção

aqui do Promobit! Utilize um cupom de desconto Americanas ou cupom de desconto Submarino para a sua compra ficar mais barata!