Promobit
Artigos

Conheça os diferentes tipos de cama e escolha o melhor para seu quarto

As opções vão muito além dos modelos tradicional ou box, com destaque para alguns tipos de cama que ajudam a economizar espaço e modelos que se destacam pelo estilo!

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

29 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Cabeceira, pés, estrado e 40 ou 60 cm de altura, se todos esses elementos vêm à sua mente quando você pensa em cama, então esse texto veio em boa hora para aumentar as suas opções na hora de escolher o modelo que irá lhe acompanhar no seu quarto por uns bons anos.

Existem muitos e variados tipos de cama, cada um com pontos positivos e negativos e que irão ser melhor aproveitados em diferentes ambientes, decoração e orçamentos. Os mais comuns e interessante, você confere nesse post.

De solteiro à king

Para não ficar repetitivo, nos separamos todos os tipos de cama divididos principalmente pelo tamanho no mesmo tópico.

cama-box

Cama de solteiro: como o nome indica, esse tipo é ideal para apenas uma pessoa, com 1,88m x 0,88m. Para quem gosta de espaço, mas não tem muito no quarto, uma opção boa pode ser a cama de solteiro king, que tem mais 10 cm de comprimento e largura.

Cama de casal: indicado para casais, ela possui 1,88m x 1,38m. Dos modelos indicados para duas pessoas, ela é a mais comum e facilmente encontrada no mercado, o que é um ponto positivo na hora de aproveitar aquela promoção de cama.

Cama queen: modelo que tem se popularizado bastante entre os brasileiros devido ao seu maior tamanho e conforto na hora de dormir a dois, tendo 1,98m x 1,58m.

Cama king: conforto digno da realeza, esse tipo permite literalmente deitar e rolar na cama. Seus 2,03m x 1,93m vão encher os olhos e sonhos de praticamente todos, mas também são uma preocupação na hora de encaixar o móvel no quarto.

Tradicional ou com pés

Cama estrado

Normalmente a decisão fica entre esse tipo de cama e a cama box, já que de toda a lista são os mais comuns e facilmente encontrados nas lojas, além de terem um desenho mais simples e que funciona para a maioria das pessoas.

As principais vantagens desse modelo ficam por conta de já terem cabeceira, permitirem a limpeza do chão mais facilmente, principalmente se tiver um robô aspirador, e altura mais confortável para subir e descer dela, o que é um grande diferencial para pessoas mais velhas.

Cama box

cama-queen

Compactas, versáteis e com um design mais moderno, esse tipo se popularizou bastante nos últimos anos aqui no Brasil. O box é mais fácil de ser acomodado no quarto, já que é mais compacto, possuindo o exato tamanho do colchão. Outro ponto positivo é o conforto superior, o que normalmente é proporcionado por colchões mais altos com pillow top, que apesar de não ser exclusivos nesse tipo de cama, são mais facilmente encontrados neles.

O preço delas também é outro bom diferencial, podendo encontrar modelos completos (box + colchão) com qualidade por um valor bem interessante.

Baú

cama-bau

Variação da cama box, esse é outro modelo bastante popular, sendo a única diferença que esse modelo possui um baú no lugar do box, permitindo aproveitar melhor o espaço para guardar cobertores, edredons, roupa de cama e outros itens que não se usa tanto. O baú pode ser acessado levantando a parte superior do móvel (facilitado por um mecanismo que reduz o peso) ou por um tipo de gaveta que pode ser puxada.

Esse tipo de cama é indicado principalmente para quem não muito espaço para instalar armários ou possui mais objetos do que espaço para guardá-los.

Bicama

Bicama

Encontrada nas versões tradicional e box, esse tipo de cama é caracterizado por uma estrutura que esconde outro colchão em sua parte inferior. Seu design pode ser bastante variado, desde modelos mais convencionais até mais modernos.

A bicama costuma ser escolhida para o quarto das crianças, sendo útil para quando não há espaço suficiente para que haja duas camas no cômodo ou para quando os amiguinhos ou amiguinhas forem fazer uma visita.

Beliche

beliche

A beliche é outra opção para quando não há espaço no quarto para duas pessoas. A diferença nesse caso é que o móvel é constituído basicamente por duas camas, sendo uma em cima da outra. Com desenho mais clássico, a maior vantagem para o modelo anterior é que na beliche nenhum dos dois precisa dormir tão próximo do chão.

É preciso tomar cuidado na hora de comprar beliche para crianças muito pequenas, já que elas podem rolar durante o sono e se machucarem com a queda.

Suspensa

cama-suspensa
Fonte da imagem: decoist.com

Modelo com design moderno e que se destaca na decoração do quarto, esse tipo de cama se caracteriza por ter sua base de sustentação fixada na parede ou no teto. Visualmente o modelo é bem impactante e dá uma outra cara para o ambiente, além de ser um sonho para quem sofre por não conseguir limpar embaixo da cama ou tem medo de bichos que possam subir em móveis convencionais.

Quem optar por ter o móvel suspenso no quarto, precisa ficar atento a estrutura do imóvel e se o local onde será instalada suporta o peso.

Flutuante

cama-flutuante

Se impacto visual é o que procura, esse é o modelo capaz de rivalizar com a suspensa, já que ao observá-la, você realmente tem a impressão de que o móvel está flutuando no ambiente. Mas diferente da anterior, esse efeito é proporcionado por uma estrutura de apoio que fica na parte de baixo da cama e é “invisível” para quem olha.

Como sua largura é a mesma do colchão, ela também tem a vantagem de ser compacta e caber em cômodos mais apertados.

Cama com Dossel

cama-com-dossel

Esse tipo de cama conta com um estrutura de madeira que pode fazer parte do móvel ou ser fixada e que lança véus envolvendo a cama, impedindo que insetos atrapalhem o sono e dando ao quarto um visual mais romântico e diferente.

Nos últimos tempos, o design desse móvel recebeu uma boa repaginada, sendo possível encontrar produtos adequados para uma decoração moderna, principalmente se tiver um toque mais tropical.

Camas altas

cama-alta-2

Muito utilizado por quem tem pouco espaço no quarto ou mesmo mora em uma kitnet ou studio, a principal vantagem desse tipo de cama é permitir que o espaço embaixo dela seja utilizada para armários ou até uma escrivaninha, fazendo com que os dois móveis ocupem o lugar de um.

Esse tipo de cama não é tão incomum e pode ser encontrado por um bom preço na maioria das lojas. Para quem tem medo de levantar e bater a cabeça ou acha que pode se sentir claustrofóbico, é possível encontrar modelos mais baixos, cujo colchão fica pouco acima da metade da parede.

Cama baixa

cama-baixa

Muito utilizada na Ásia, principalmente em países como Japão e Tailândia, esse tipo de cama é ótimo para quem tem pouco espaço no quarto ou pretende investir em uma decoração mais descolada. Isso porque ela dá maior sensação de amplitude ao ambiente.

A estrutura que sustenta o colchão pode ser mais simples, como um tatame ou futon, ecologicamente correto e mais barato, no caso de pallets, ou mais sofisticado, com uma base de madeira ou mesmo um deck fabricado especialmente para a função.


Agora que você já conhece todos os diferentes tipos, fique atento às nossas promoções de cama e cupons Americanas, cupons Magazine Luiza e cupons Marabraz para economizar. E claro, fique atento às ofertas de móveis na Black Friday!