Promobit
Promobit
Artigos

Conheça o Quicko, app de mobilidade que integra meios de transporte

O app foi lançado no final de 2019 e visa combinar os principais meios de transporte em uma única rota.

Conheça o Quicko, app de mobilidade que integra meios de transporte

6 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Existem muitos aplicativos de mobilidade urbana com destaque para o Google Maps e o Moovit. Uma outra opção de app para tal funcionalidade é o Quicko, que promete indicar qual a forma de deslocamento mais adequada de acordo com o tempo de percurso e o preço, combinando diferentes modais. Conheça o Quicko, mais uma alternativa para não perder-se pela cidade nem perder tempo pelo caminho

Leia mais:
  • Como funciona o inDriver: app que permite aos usuários negociar o valor da corrida com o motorista
  • Conheça as opções de serviços de mobilidade urbana
  • Patinete ou bicicleta compartilhada, qual o melhor usar no dia a dia?

Rotas intermodais

O Quicko foi lançado no final de 2019 e por enquanto atua apenas na região da Grande São Paulo. O foco do app de mobilidade urbana é permitir que o usuário opte como pretende fazer o trajeto, oferecendo as diversas opções para chegar ao destino, combinando os intermodais disponíveis em São Paulo. 

Visão geral do mapa do app com as indicações de pontos de ônibus, estações de metrô e estações de bike compartilhadas.

As sugestões de rotas podem envolver as bicicletas compartilhadas do serviço Bike Sampa, táxis, transporte público e aplicativos de carros como Uber e até a indicação no mapa do aplicativo para serviço de aluguel de guarda-chuvas. Ao informar o local de partida e para onde pretende ir, o aplicativo oferece rotas de acordo com as necessidades do usuário.

Caso não faça nenhuma configuração prévia, ao buscar um trajeto o usuário irá receber opções de rotas divididas em dois blocos: Mais Barato e Mais Rápido. Como é de se imaginar, normalmente a opção mais rápida não está entre as mais baratas, assim como as opções mais econômicas costumam oferecer trajetos com maior integração entre modais como pegar um metro e complementar o caminho usando uma bicicleta compartilhada. 

Personalização do trajeto

Caso você não seja muito afeito a alguns tipos de deslocamentos, pode optar quais modais quer que façam parte das opções de trajetos. Afinal ninguém é obrigado a saber andar de bicicleta ou gostar de usar táxis e carros compartilhados. Basta ir até o ícone de filtros localizado entre as opções de trajeto mais barato e mais rápido e configurar suas preferências. 

Personalização sobre quais meios de transporte que usar, valor máximo disposto a pagar e tempo de caminhada.

Entre as opções de personalização também é possível estipular o custo máximo que pretende pagar pela rota, com valor que vai até R$ 100,00. Tanto que ao simular um deslocamento até o Aeroporto internacional de Guarulhos, o aplicativo disponibiliza apenas rotas usando o transporte público, pois certamente o preço gasto com Táxi seria superior a R$ 100,00. 

Outra configuração interessante é sobre o tempo de caminhada que o usuário está disposto a fazer em uma rota que pode ser especificado entre 0 e 60 minutos. Inclusive, para deslocamentos menores ou com logística complicada, o aplicativo pode sugerir que o deslocamento seja feito todo a pé, desde que esteja entre as opções personalizadas. 

Vale a pena usar o Quicko?

Apesar de algumas reclamações sobre bugs por parte de usuários na página do aplicativo na Play Store, a usabilidade mostrou-se satisfatória, porém um pouco complexa em alguns trajetos, sugerindo conexões e troca de modais demais para ganhar alguns minutos. Os adeptos de patinete e das bicicletas Yellow também podem sentir falta desta opções que não estão entre as sugestões de modais do aplicativo.

De forma geral o Quicko é uma boa alternativa de aplicativo para mobilidade devido à segmentação entre rotas mais baratas ou mais rápidas, principalmente para situações em que você não conhece o caminho e permitindo optar por trajetos mais confortáveis, mais rápidos ou entre um meio termo que caiba no orçamento.


Além de economizar tempo todo mundo gosta de pagar menos por compras e serviços. Proveite algum cupom de desconto presente no Promobit e pague mais barato em sua próxima compra.