Take a fresh look at your lifestyle.

Comprar e receber de marketplaces: como funciona

Pensando em comprar um produto por meio de um marketplace? Neste artigo explicamos como funciona a compra e entrega por esse método de vendas

Marketplaces estão presentes hoje em praticamente todos os e-commerces, ajudando a aumentar a variedade de produtos e a disponibilidade deles por toda a internet. A dúvida que resta nessas horas é: será que o marketplace em que você está comprando é seguro? Será que sua compra vai chegar corretamente? Neste artigo vamos falar sobre isso!

Leia Também:

O que é um Marketplace?

Marketplace é um modelo de negócios em que a loja fornece um espaço dentro de seu próprio site para que outros vendedores anunciem seus produtos. A loja fica com uma porcentagem de toda venda, enquanto o vendedor tem uma plataforma completa à disposição, podendo alcançar muito mais pessoas.

É importante deixar claro para o cliente de quem ele está comprando, por isso, as lojas exibem, próximo ao preço, a informação sobre vendedor e entrega. Normalmente, o texto exibido é “vendido e entregue por loja X”.

Entrega por marketplace

defeito-na-entrega

As condições de entrega variam de loja para loja. Via de regra, a venda e entrega do produto são responsabilidade do vendedor do marketplace, mas em alguns casos a própria varejista cuida do processo de entrega visando oferecer mais segurança a seus clientes.

Quando o vendedor é responsável pela entrega, ele pode optar pelo meio que achar mais conveniente, enviando seus produtos através dos Correios ou de uma transportadora, portanto, as regras de frete não se aplicam a todos os vendedores do marketplace da mesma forma.

As lojas do grupo B2W Digital (Americanas, Submarino e Shoptime), por exemplo, realizam a entrega de certos produtos vendidos pelo marketplace. Nesses casos, o comprador visualiza no site o texto “vendido por loja X e entregue por Submarino”, por exemplo.

É confiável comprar no marketplace?

Essa é a dúvida mais comum de quem compra em uma loja online que trabalha com esse modelo de negócios. Nossa resposta é: depende.

São milhares de vendedores de marketplace presentes na internet, que anunciam os mesmos produtos em diferentes e-commerces. Os varejistas não avaliam, como deveriam, cada vendedor parceiro, por isso, não é incomum vermos relatos de produtos falsificados sendo vendidos através do marketplace.

Você, comprador, deve ficar atento com à que está vendendo o produto, sua reputação e as avaliações feitas por outros clientes. O Reclame Aqui também é um importante aliado que te ajuda a descobrir se uma loja é confiável.

No Promobit, nossa equipe de moderação avalia cada vendedor do marketplace de cada loja e só aprova ofertas daqueles que são realmente confiáveis. Nosso foco é oferecer uma plataforma de compras segura aos membros da comunidade, portanto não aprovamos vendedores desconhecidos, que acabaram de entrar no varejo, uma vez que não é possível dizer se estes são confiáveis.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:
Alertas Webpush

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!