Take a fresh look at your lifestyle.

Como organizar mudança: guia com 10 dicas para não sofrer

Separamos 10 dicas práticas sobre como organizar mudança de casa para ajudar você que está passando por esse processo ou ainda vai passar.

Quando precisamos nos preparar para mudar de casa, a primeira pergunta que nos vêm é: “por onde começar?”. São tantos itens para organizar, embalar e transportar que fica difícil não pensar que algo vai se perder pelo caminho ou dar errado. Para afastar essa ideia da cabeça de quem está passando por isso ou ainda vai passar, preparamos um guia com 10 dicas práticas para organizar mudança sem sofrer. 

Dividimos os tópicos em três partes: o que você deve fazer antes de se mudar; o que deve fazer durante a mudança e dicas para quando já estiver na casa nova. Aliás, repare que usaremos muito a palavra casa, mas entendemos completamente que você pode estar se mudando para um apartamento. As dicas funcionam de qualquer maneira. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Guarda-roupa em promoção?

Como organizar mudança: antes de mudar 

Essas primeiras etapas envolvem organização, disciplina e limpeza e devem ser feitas, na medida do possível, em dois momentos, dependendo da sua situação: se você estiver saindo para alugar um imóvel, pode começá-las simultaneamente a quando estiver procurando opções de moradia. Isso porque o processo de aluguel é bem mais rápido do que o de compra e venda, então você precisa estar preparado para se mudar a qualquer momento, ainda mais se o local alugado por você já estiver vazio.

Já se você estiver comprando um outro imóvel, o processo será totalmente diferente e estarão envolvidas várias documentações, assinaturas e prazos que não fazem parte de um contrato de aluguel. Logo, ele será mais demorado, o que te dará mais tempo, mas também irá gerar mais expectativa. Nesses casos, recomendamos que a organização da mudança comece quando você já tiver certeza (ou quase certeza) de que a compra vai se concretizar, seja ela paga à vista ou por meio de financiamento. 

Na maioria das vezes, existirá um prazo estipulado em contrato para que o imóvel novo seja liberado para você (ou para que você deixe o seu imóvel anterior, dependendo da situação), então, ele vai ser, mais ou menos, a sua referência de tempo para fazer tudo o que separamos na lista. 

Leia também: 

1 – Elimine o que você não precisa

Essa parte é para você não levar para a casa nova nada do que não precisa. Aos poucos, vá olhando as gavetas de cada cômodo e elimine papéis desnecessários, experimente roupas que possam ir para doação, arrume a estante para você separar livros para venda ou troca no sebo, pense em enfeites ou utensílios que você não usa há muito tempo. Depois, fique somente com aquilo que ainda faz sentido para você. Se estiver mudando de uma casa para um apartamento, talvez ainda tenha que lidar com a falta de espaço. 

Uma dica para os objetos e peças que pertençam a você (e não sejam da casa ou coletivos) é pegá-los na mão e literalmente pensar no que você sente. Que tipo de lembrança eles te trazem? Ainda faz sentido continuar com eles ou o que eles representam já passou? Essas perguntas também vão te ajudar em questões de autoconhecimento e maior propriedade na tomada de decisões nesta nova fase. 

2 – Lave e limpe tudo o que for ser transportado para a casa nova 

Depois de ter ficado somente com o que você vai levar para a casa nova lembre-se de lavar alguns itens antes de embalá-los, quando a mudança estiver bem próxima de começar. Alguns deles são: itens de cama, mesa e banho no geral, roupas, alguns sapatos específicos (principalmente o solado) e outros que achar necessário. Se você decidir usar seu próprio carro para mudança, pode ser interessante mandá-lo lavar também.

Também será importante tirar o pó mais grosso de itens que ficam expostos ao tempo, mas deixe para lavar tudo mesmo quando chegar na casa nova, antes de guardá-los ou de começar a organizar tudo e decorar o ambiente. 

Como organizar mudança: para se mudar e durante o processo 

Os tópicos a seguir são para quando o processo de mudança já estiver acontecendo. Nessa etapa, o imóvel que você vai comprar ou alugar já deve estar vazio e ter sido liberado para você. 

Aliás, antes disso, você vai precisar de alguns materiais essenciais para mudar: muitas caixas de sapato e papelão, para embalar tudo (dá para comprá-las, mas também é possível achá-las em supermercados e levar para casa aos poucos ― se você estiver fazendo mercado por delivery, já guarde todas as embalagens!); fita adesiva larga, para fechar as caixas; plástico bolha e talvez até jornais. 

3 – Organize os itens em caixas e identifique-os 

Só não amasse a sua plantinha! Deixe a tampa aberta para que ela cresça naturalmente

Pois é, como adiantamos, será necessário colocar todos os itens em caixas para transportá-los. Nossa dica nessa parte é colocar itens diferentes separados: jogos de jantar em uma caixa, brinquedos em outra, porta-retratos e itens de decoração em outra, livros em outra… Já as roupas devem ser preferencialmente colocadas em malas de viagem ou bolsas. 

Na hora de identificar tudo, é interessante escrever não só em cima da caixa, mas também nas laterais, o que tem dentro dela. Isso porque você pode começar a empilhá-las e aí a parte de cima não vai aparecer mais. Lembre-se de embalar os itens mais frágeis em plástico bolha para não quebrar, riscar ou amassar. 

4 – Faça faxina e possíveis reparos na casa nova antes de começar 

como organizar mudança

Antes de trazer tudo o que você embalou, vai ser preciso fazer uma faxina (daquelas bem feitas mesmo) na casa nova. Assim, você não só vai deixar tudo limpo para receber os seus pertences, mas vai descobrir possíveis reparos necessários. Observe, por exemplo, como está a pintura e se ela precisa ser refeita; se todas as portas e janelas abrem e fecham corretamente e se está tudo bem com o piso; verifique se o box do banheiro está bom e se a água escorre para o ralo ou não. 

Parece bobo pensar em detalhes tão específicos, mas a hora de deixar a casa funcional e do jeito que você quer é antes de entrar. Pode ser que você tenha que contratar pequenos serviços de reforma para ajeitar tudo e depois limpar a casa novamente para você colocar seus pertences. 

5 – Traga os pertences para a casa nova aos poucos

A não ser que você vá contratar um serviço de mudança, é melhor trazer os pertences para a casa nova aos poucos. Vá levando os itens menos importantes para lá primeiro e depois os mais importantes, sem se preocupar com cômodos específicos, afinal, esse método não parece fazer tanto sentido. Do que adianta levar todos os itens da sala se você vai passar vários dias sem TV para assistir ao jogo do time do seu coração ou então maratonar a Amazon Prime ou Netflix? Assim como o micro-ondas, esse tipo de item deve ficar mais para o final. 

6 – Tenha uma mala com itens essenciais e roupa reserva 

como organizar mudança

É muito importante preparar uma mala com uma troca de roupa reserva e alguns itens essenciais (principalmente para banho) pensando no último dia da mudança. Vamos dizer que você terminou tudo às 22h e está deixando a casa velha com aquela sensação “meu deus, preciso tomar um banho e cair na cama!”. Como vai achar esses pertences no meio de tantas caixas com itens diferentes? E onde estará a energia para pegar tudo? Se eles já estiverem numa bolsa pequena, será mais confortável para você. 

7 – Ao final, limpe a casa que você está deixando 

Se você está deixando uma casa vazia, é educado que a deixe relativamente limpa para o proprietário. Não precisa ser uma faxina igual à que vai fazer na casa nova, mas passar pelo menos uma vassoura é essencial. Afinal, é assim que você espera que esteja a sua nova casa quando chegar lá com a chave pela primeira vez. 

Como organizar a mudança: depois 

como organizar mudança

Nesta etapa, você já não volta mais para a casa antiga e já trouxe todos os seus pertences. E está quase lá!

8 – Vá esvaziando as caixas aos poucos 

Provavelmente, você vai esvaziar as caixas por necessidade: itens de uso diário na cozinha, alguns livros, o seu notebook para home office, etc. De qualquer forma, não se preocupe em deixar toda a casa pronta em uma semana! Nem precisa disso. Da mesma maneira que você empacotou aos poucos, arrume aos poucos. Assim, vai ser mais produtivo e possível deixar a casa nova com a sua cara. 

9 – Destine corretamente o papelão, plástico e outros itens 

Lembra de todas aquelas caixas e plásticos bolha que você pegou no início da mudança? Chegou a hora de destinar tudo e não adianta jogar no lixo comum. No mínimo, coloque no reciclável para a sua cidade fazer a coleta. Se quiser ser mais assertivo, entregue para possíveis catadores da sua rua ou então reutilize. Você também pode entregar para pessoas que você sabe que estão se mudando ou vão se mudar em breve. 

10 – Relaxe 

como organizar mudança

 Você conseguiu! Depois de tudo, é só relaxar e aproveitar a casa nova. 


Agora que você já sabe como organizar mudança, aproveite os cupons do Promobit para comprar tudo o que você precisar! Você pode optar por um cupom Americanas ou cupom Submarino!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:
Alertas Webpush

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!