Promobit
Sem categoria

Como funciona um cartão de crédito pré-pago?

O cartão de crédito pré-pago é uma opção para controlar as finanças e cuidar da segurança do seu dinheiro em viagens e outras situações. Saiba como ele funciona.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

21 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O cartão pré-pago tem se tornado uma opção bastante procurada pelos brasileiros pela sua praticidade, facilidade de adquirir e também pela segurança que ele oferece. Conheça mais sobre os cartões de crédito pré-pagos e veja como você pode aproveitá-lo a seu favor.

O que é o cartão pré-pago?

O cartão de crédito pré-pago funciona de maneira semelhante a um chip de celular pré-pago. Antes de usá-lo, você precisará colocar um dinheiro como “crédito” nele, pagando antes. Depois, você terá esse saldo para ir utilizando em suas compras. Quando o saldo acabar (ou antes, se precisar), você pode colocar mais crédito.

Por exemplo: digamos que você deseja gastar apenas R$ 400,00 neste mês com seu cartão de crédito. Você pode colocar esse valor nele antecipadamente e, para cada compra que você fizer em seguida, ele irá descontar esse valor.

Em termos do uso prático, no dia a dia, ele funciona como qualquer outro cartão: basta passar na maquininha e digitar a senha e a compra será paga, desde que o valor total da compra não ultrapasse o valor do crédito colocado.

Não é possível parcelar comprar com o cartão pré-pago, mas é possível usá-lo em comprar online.

Onde conseguir e como recarregar o cartão?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Alguns bancos, como o Banco do Brasil, e bandeiras de cartão, como o MasterCard e a Visa, e outras lojas especializadas oferecem opções de cartão pré-pago, com taxas que variam entre elas.

Para carregar seu cartão, é possível gerar um boleto com o valor desejado e pagá-lo ou, se ele for do mesmo banco que sua conta corrente, alguns bancos permitem que você faça esse pagamento direto pelo seu banco e conta. Algumas lojas parceiras também podem fazer isso.

Quais as vantagens do cartão pré-pago?

Uma das principais vantagens desse cartão é que você não correrá riscos de não conseguir pagar a fatura (ou esquecer de pagá-la) e ter que arcar com os juros, que sempre podem virar uma bola de neve.

Na hora de viajar eles também são ótimos, pois ajudarão você a não fugir do orçamento da sua viagem e, caso você o perca ou seja roubado, você manterá seu cartão e conta bancária seguras, pois o ladrão poderá usar apenas o saldo que está lá no cartão.

Outro bom uso para cartões pré-pagos é para ensinar menores de idade a controlar seu dinheiro. Eles podem possuir um cartão com uma mesada limite e usá-lo durante o mês, fazendo com que aprendam controle financeiro e deixando os pais mais tranquilos.

Importante ressaltar que apesar do cartão pré-pago não ter anuidade, existem algumas taxas, como a de adesão e mensalidade, quando houver crédito.


Aproveite nossos cupom Submarino e faça suas compras com ainda mais controle financeiro! No Promobit, você encontra ofertas das mais variadas categorias, como promoções de eletrodomésticos e ofertas de saúde e higiene.