Campanha Choice Aliexpress - Abril 2024
Promobit
Promobit Explica

Como funciona a bússola do smartphone?

Saiba como este instrumento tão antigo ajuda no funcionamento de algumas funções importantes do celular

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

12 de jul de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Muitos dos instrumentos que fizeram diferença em outros tempos da história da humanidade, já foram substituídos pelos celulares. A bússola é uma dessas ferramentas. Mesmo que não seja tão utilizada nos dias atuais, as bússolas são importantes instrumentos de navegação que podem servir como um complemento para recursos mais modernos. Mas ela ainda pode ser útil em locais mais afastados, situações emergenciais e para pessoas que gostam de desbravar caminhos por trilhas e caminhadas mais intensas. Por isso, saiba a seguir como funciona a bússola do smartphone.

O que é a bússola?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A bússola é um instrumento bem simples, usado para identificar as direções em um determinado espaço e facilitar a leitura de mapas. Para funcionar, a bússola possui uma agulha imantada, que é atraída pela magnetização terrestre, e indica a direção de acordo com os deslocamentos do usuário.

A bússola aponta sempre para o norte da posição que o indivíduo se encontra, mas é possível saber as outras direções também. As bússolas de modelos mais tradicionais são acompanhadas de uma rosa dos ventos, para facilitar a localização de quem está utilizando o instrumento.

Como funciona a bússola do smartphone?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a bússola do smartphone e outras nem sabem da existência de tal ferramenta nos celulares. Mas a bússola do smartphone serve para aumentar a precisão do seu GPS e melhorar os serviços de localização.

Isso é possível graças à presença de sensores conhecidos como magnetômetro. A grande maioria dos modelos de smartphones, já tem o instrumento integrado. O magnetômetro é feito para medir os campos magnéticos e indicar para qual lado fica o norte, assim como a bússola. É este sensor que mostra a direção certa no mapa e para onde o celular está apontando quando está navegando pelo GPS.

Para que utilizar a bússola?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Então, basicamente a bússola do smartphone funciona de uma maneira eletrônica que utiliza campos magnéticos para que sistemas de geolocalização funcionem corretamente. É por meio desta ferramenta que é possível traçar rotas, se orientar e se localizar.

Não são todos os aparelhos que vêm com o aplicativo da bússola instalado. Mas se o usuário quiser utilizá-la, basta procurar entre as várias opções disponíveis na loja de aplicativos do Android e iOS. É uma boa opção para usar em trilhas, para explorar lugares onde o GPS não tem a rota toda mapeada e para aquelas pessoas que querem aprender a se orientar com a ferramenta.


Aproveite para conferir as melhores promoções de smartphone aqui no Promobit. E se estiver procurando por cupons de desconto, aqui nos reunimos cupons das maiores lojas do mercado para ajudar você a economizar.