Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Tecnologias, aparelhos e recursos do passado que perderam seu lugar no mundo

Relembre alguns aparelhos e tecnologias que tiveram seu auge, mas foram superados e acabaram perdendo espaço.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

4 de jan de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Basta olhar fotos antigas para reparar que além de mudanças físicas nas pessoas, existe no cenário das imagens alguns aparelhos e tecnologias que já foram ícones de uma época, mas que acabaram sendo superados ou perderam sentido. Além de alguns itens óbvios e já antigos como a TV de tubo e a vitrola, algumas tecnologias nem tão antigas estiveram presentes em nossa rotina em um passado recente. Confira algumas tecnologias do passado que foram superadas e que talvez você nem lembre-se mais delas, apesar de não serem tão velhas.  

Controle de console com fio 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em 2022, um dos principais problemas na hora de jogar seus games favoritos no console pode ser a bateria do controle que acaba antes da hora. Porém, desde a geração Playstation 3 e Xbox 360, o controle dos consoles passaram a não precisar mais de um fio ligado ao aparelho. Sim, já existiu um momento em que, a depender da distância entre sofá e TV, não era possível jogar com as costas apoiadas, sem falar na tragédia maior que acontecia quando alguém tropeçava no cabo que ligava o controle ao console. 

Graças a uma tecnologia que está bastante presente nos dias atuais, o Bluetooth, não temos mais fios em meio a jogatina enquanto o controle estiver com a bateria carregada.

Rádio relógio 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mais uma categoria de produto que perdeu relevância graças à série de funções presentes nos smartphones é o rádio relógio, um aparelho que combina relógio digital, com rádio AM e FM e alarme, funções úteis para a rotina, mas que atualmente não precisam estar em um aparelho dedicado. 

Outro inconveniente do rádio relógio que funciona com energia elétrica era ter que ajustar a hora do relógio a cada queda de energia ou a cada vez que o aparelho fosse retirado da tomada. Já é possível encontrar rádio relógio a bateria, mas ainda sim não é indispensável, pois todas as funções do rádio relógio estão disponíveis em qualquer smartphone ou até em um smartspeaker como Echo Show.

Mensagens em SMS

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com exceção de anúncios, ou para receber códigos de ativação de senha de algum serviço, qual foi a última vez que você mandou uma mensagem de texto para alguém? Se houve uma época em que o SMS era a forma mais fácil de contactar alguém sem a necessidade de fazer uma ligação e o uso ilimitado era oferecido como diferencial em planos e operadoras, atualmente a tecnologia está no ostracismo desde a ascensão dos aplicativos de mensagens instantâneas como Whatsapp e Telegram.

Reprodutores de mídia física no geral

Dos antigos discmans cujo o principal destaque era o recurso antishock que permitia ouvir suas músicas sem preocupar-se em balançar demais o aparelho e interromper a reprodução, aos leitores de MP3, tanto a mídia física, quanto os aparelhos dedicados para reprodução de músicas físicas ou digitais caíram em desuso devido a facilidade de ouvir suas músicas favoritas no smartphone, ainda mais com a popularização dos streamings de música. Os entusiastas da mídia física podem desfrutar de seus artistas favoritos através do vinil, pois as vitrolas permanecem firmes em um nicho, mas o suficiente para abastecer o público.

GPS Automotivo 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quando surgiu, o GPS automotivo foi revolucionário, já que antes dele ou era necessário conhecer o caminho, perguntar para alguém na rua ou apelar para o guia físico impresso em formato de livro. Para quem não viveu essa época, nem é preciso dizer que o GPS era mais prático e eficaz. Como você já pode imaginar, o Aparelho e GPS Automotivo também foi superado pelo smartphone, ainda mais com os aplicativos de trânsito como Waze que, além de indicar o caminho mais rápido, apontam a intensidade do trânsito, sinalização e atualização do caminho mais rápido em tempo real.

Enciclopédias

Aqui vale destacar que não estamos falando dos livros físicos de uma forma geral, pois estes seguem firmes e fortes apesar da popularização dos eReaders como o Kindle. O que ficou pra trás já há algum tempo foi a enciclopédia que era adquirida como um investimento e supostamente em um tempo pré Google era o meio das pessoas realizarem suas pesquisas de forma rápida sobre qualquer tipo de assunto. Onde fica a Antuérpia? Consulte a enciclopédia. O que é ácido ribonucléico? Idem. Convenhamos que atualmente é bem mais fácil “dar um Google”, além de não ter o risco de encontrar uma informação desatualizada, como Plutão ainda ser planeta ou sobre algum território que atualmente já deve ser um país independente.


Não deixe de conferir as ofertas de smartphones. Aproveita e adquira qualquer um dos produtos da lista com desconto utilizando um cupom da Casas Bahia.