Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como escolher o tamanho da máquina de lavar?

Conheça os critérios que devem ser avaliados na hora de escolher o tamanho da máquina de lavar

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

5 de ago de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Com tantos modelos disponíveis no mercado, a escolha da máquina de lavar pode ser uma tarefa bem complicada, ainda mais quando o assunto é o tamanho dela. Atualmente, podemos encontrar modelos do eletrodoméstico que variam de 1,5 kg a mais de 16 kg. Não apenas a quantidade de roupas que conseguirá higienizar de uma vez, mas diversas funcionalidades vão depender dessa escolha para que você possa fazer um bom uso da sua máquina.

Embora a decisão dependa principalmente das suas necessidades, nós separamos alguns critérios que vão ajudar você a escolher o tamanho da máquina de lavar ideal para a sua casa.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de máquina de lavar da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Espaço disponível

Quem mora em casa ou apartamento pequeno sabe como cada centímetro faz uma grande diferença na hora de escolher os móveis e eletrodomésticos. Quando o assunto é a lavanderia, essa preocupação é elevada a enésima potência, pois o espaço disponível costuma ser minúsculo, além de ser necessário considerar tomadas próximas e o peso que a máquina de lavar terá na rede elétrica.

Antes de sair à compra da máquina de lavar, ou mesmo colocar o produto na sua Lista de Desejos aqui no Promobit, avalie o espaço para o eletrodoméstico e tire as medidas máximas que ele poderá ter. Com as medidas em mãos, fica mais fácil saber qual tamanho máximo sua lavadora poderá ter e se será mais vantajoso um aparelho com abertura no topo ou na frente.

Quantidade de roupas

Essa variável parece simples, mas não é tanto. Como o ideal é separar as peças por cor e material antes de iniciar a lavagem, ter um modelo pequeno (até 9 kg) pode funcionar muito bem para a maioria das casas com uma ou duas pessoas. Ao contabilizar a quantidade de peças que precisará higienizar, você deve ter uma média da velocidade com que os montinhos de roupa vão se aglomerando.

Nesse sentido, máquinas maiores, com 12 kg ou 15 kg vão ser ideais para famílias ou pessoas que gostam de viver perigosamente e apenas jogam tudo na máquina de lavar no final de semana e resolvem o problema da cesta cheia.

Tipo de roupa que será lavado

Uma vantagem de comprar uma máquina de lavar grande, mesmo para quem mora sozinho ou casais sem filhos, é poder lavar roupas de cama, cobertores e edredons. Dependendo do tamanho da lavadora, você poderá ter problemas até mesmo para higienizar uma peça de frio mais parruda.

Claro, nesses casos, sempre há a possibilidade de utilizar uma dessas lavanderias de rua ou mesmo do prédio. Como a necessidade não será tão grande, os custos a mais poderão compensar em alguns casos. Por isso considere quantas vezes você costuma lavar esses itens maiores, se há lavanderias próximas que você pode utilizar e, finalmente, se vale mais adicionar esse valor na compra de uma máquina maior ou deixá-lo para pagar uma lavanderia à parte apenas quando necessário.

Maquina de lavar

Mini máquina de lavar

Nessa categoria estão os modelos até 5 kg. Esse tipo de eletrodoméstico é um quebra-galho, sendo útil para quem possui outra forma de higienizar as roupas, como uma lavanderia no prédio, algo que tem sido cada vez mais comum em imóveis novos. Nesse sentido, a mini máquina de lavar será usada para pequenas necessidades que surjam no meio da semana e que não valeriam uma ida até a lavanderia.

Máquina de lavar pequena

Com um tamanho que vai de 6 kg a até 9 kg, os modelos de máquina de lavar pequena funcionam muito bem para pessoas que moram sozinhas ou até mesmo casais sem filhos. No entanto, deve-se ter em mente que não será possível utilizar o eletrodoméstico para lavar cobertores e edredons, que deverão ser higienizados em uma lavanderia.

Máquina de lavar média

Os modelos dessa categoria possuem entre 10 kg e 12 kg e são os mais indicados para quem tem espaço na lavanderia. Devido à praticidade de poder higienizar roupas de cama, cobertores e edredons, você não terá nenhum trabalho extra na hora de lavar roupa. Como há a possibilidade de trabalhar com apenas 1/3 da capacidade máxima (3 kg ou 4 kg), esse tamanho de máquina de lavar poderá ser usado facilmente até mesmo por pessoas que moram sozinhas.

Máquina de lavar grande

Esses modelos possuem mais de 13 kg e são indicados para famílias grande que precisam higienizar um grande volume de peças. Como crianças normalmente sujam muita roupa, maquina de lavar grande poderá ser útil para casais com dois filhos ou mais.


Agora que você já tem uma melhor noção do tamanho da lavadora ideal para a sua casa, aproveite as promoções de máquina de lavar aqui no Promobit e garanta a compra pelo menor preço. Por aqui, você também encontra os cupons de desconto e conta com uma página especial que reúne as principais ofertas da Black Friday.