Campanha Super Deals - Aliexpress
Comparativos

Brastemp ou Consul: qual a melhor máquina de lavar?

Analisamos as opções de máquina de lavar das duas marcas e explicamos qual a melhor

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

19 de abr de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Nem todos sabem, mas Brastemp e Consul são marcas pertencentes ao mesmo grupo, a Whirlpool. Entre os muitos aparelhos comercializados tanto por Brastemp quanto Consul estão fogões, geladeiras, microondas e máquinas de lavar. Atendendo às dúvidas de muitos consumidores, decidimos explicar a diferença entre as máquinas de lavar das duas marcas e tentar apontar qual a marca possui as melhores máquinas de lavar roupas; entre Brastemp ou Consul. 

Brastemp e Consul: diferentes propostas

Ao analisarmos não só as máquinas de lavar, mas os produtos como um todo, identificamos uma tendência da Consul em posicionar seus aparelhos para um público que busca praticidade, economia e fácil usabilidade. Em outras palavras, ao comprar um eletrodoméstico da Consul, o consumidor tende a levar pra casa um produto de baixo consumo (seja de água ou energia elétrica), com recursos interessantes, mas principalmente intuitivos. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já o catálogo da Brastemp em média apresenta opções mais robustas, para usuários que pesquisam mais sobre a quantidade de funções do aparelho e atentos às inovações tecnológicas. Por consequência, é mais provável que os produtos da Brastemp sejam mais caros. Claro que esses indicativos são sobre a sobre a média dos produtos lançados pelas duas marcas, mas não uma regra. 

Qual a diferença entre as máquinas de lavar da Brastemp e Consul?

Consul

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Consul surgiu como uma fabricante de geladeiras para depois migrar para outros aparelhos da chamada linha branca. De acordo com a tendência de economia e facilidade de uso das funções que já citamos anteriormente, podemos destacar alguns diferenciais das máquinas de lavar da Consul: 

  • Dosagem Extra Econômica: ao colocar a quantidade de roupa que irá lavar na máquina da Consul, o usuário identificar o nível de roupa em uma régua localizada no cesto que possui a numeração de 1 a 4. A partir desta numeração deve-se colocar a quantidade de de sabão no copo dosador com a mesma escala numérica e o nível de água no painel da máquina. Roupas na marca 2 da régua = sabão na marca 2 do dosador e botão do nível d’água no número 2 do painel. De acordo com a Consul, tal sistema é capaz de economizar até 70% de água e sabão.
  • Lavagem econômica: permite reutilizar até 100% da água utilizada na lavagem para ser reaproveitada em outras tarefas.
  • Ciclo tira odores: para lavagens rápidas de roupas pouco sujas, mas que precisam ser lavadas. 

Brastemp

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já a Brastemp nasceu como fabricante de máquinas de lavar e mantém a tradição desde então, apresentado bons modelos com inovações a cada lançamento. Nas lavadoras da Brastemp identificamos mais funções e até uma preocupação maior com o design das máquinas mais caras. Confira alguns diferenciais. 

  • Função água quente: aquece a temperatura da água para lavagens mais difíceis. 
  • Ciclo tira manchas: para manchar ainda mais difíceis. Além de alterar temperatura da água, aumenta a rotação para lavar melhor. De acordo com a Brastemp esse ciclo é capaz de retirar até 40 tipos diferentes de manchas. 
  • Ciclo lavagem especial anti bolinhas: algumas máquinas da Brastemp contam com esse ciclo especial de lavagem para evitar o famoso e frustrante aparecimento de bolinhas nas roupas após muitas lavagens. 
  • Enxágue antialérgico: função que adiciona etapas de enxágue para remover os resíduas excessivos de amaciante e sabão e diminuir a incidência de alergias e irritações na pele. 

Qual é a melhor máquina de lavar? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Analisando a média das máquinas de lavar das duas marcas em relação a preço e usabilidades, a Brastemp oferece as melhores opções, porém em média também é mais caras. Em um comparativo de capacidade, a Brastemp BWJ09AB de 9kg possui preço médio de R$1.400, enquanto a Consul CWB09AB com os mesmos 9kg custa em média R$ 1.000. 

A diferença de valores segue semelhante em outras máquinas com capacidade de lavagem maior. A Lavadora Consul é uma boa opção para quem busca praticidade e pagar menos, enquanto a Brastemp possui lavadoras melhores e com mais funções, porém com preço elevado em relação a marca irmã. 


As melhores promoções de eletrodoméstico estão no Promobit. Aproveitando nossas promoções e algum cupom de desconto a encomia pode ser ainda maior.