Take a fresh look at your lifestyle.

Como escolher forno elétrico para a cozinha?

Montamos um passo a passo com algumas dicas para você saber como escolher forno elétrico e escolher o mais adequado para as suas necessidades e cozinha.

Se você já se decidiu por comprar um forno elétrico para sua cozinha, mas ainda não sabe que características observar no aparelho, caiu no artigo certo. Montamos um guia com dicas para você saber como escolher forno elétrico e não errar: você deve ficar de olho no modelo, na capacidade dele, na marca, na voltagem, nas funcionalidades do forno, pensar nas receitas que quer fazer e reparar no design. Saiba mais detalhes no passo a passo. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Forno Elétrico em promoção?

Escolha o modelo do forno elétrico

Existem dois modelos de forno elétrico: o de bancada, com capacidade menor, mas portátil e sem necessidade de qualquer instalação (basta plugá-lo na tomada correta, seja ela 110V ou 220V); e o de embutir, que é bastante parecido com os fogões à gás que conhecemos, mas que precisa de instalação e, muitas vezes, fiação elétrica diferenciada. 

O forno elétrico é o mais indicado se você já tiver um cooktop em casa, por exemplo, e precisar de um forno para fazer bolos, tortas e algumas carnes ou receitas vegetarianas assadas. Já se a sua família for grande e você preferir utilizar a eletricidade do que o encanamento ou botijões de gás por conta de vazamentos, por exemplo, pode optar pelo forno elétrico de embutir, que pode chegar a ter capacidade de até 90 litros. 

Fique de olho na capacidade

Por falar em capacidade, é importantíssimo pensar nela para saber como escolher forno elétrico sem errar. Aparelhos desse tipo com 10 litros de capacidade são recomendados para quem mora sozinho e pretende fazer assados não muito grandes, que caibam em formas menores (eles são uma opção, por exemplo, se você não tiver um microondas e quiser esquentar congelados). 

Já os fornos entre 18 e 30 litros são ótimos para casais e aqueles com 40 litros ou mais atendem famílias grandes. Alguns, mesmo sendo de bancada, já vêm com duas grades, para ser possível assar dois pratos ao mesmo tempo. 

Por outro lado, se você for adquirir um forno de embutir, não vai precisar pensar muito em capacidade. Eles são naturalmente grandes e alguns chegam a ter, por exemplo, 84 litros.

Leia também: 

Pense nas receitas que irá preparar 

Comida Mãe

É importante pensar nas receitas que você irá preparar para saber quanto tempo o forno elétrico ficará ligado e o quanto isso irá influenciar na sua conta de energia elétrica. É verdade que esse tipo de forno consegue manter a temperatura constante por mais tempo que o forno convencional, mas mesmo assim, deixar um forno elétrico de 2800W ligado por 1h30, por exemplo, pode aumentar bastante a sua conta. 

Por isso, pense se o seu objetivo com o forno elétrico é preparar pratos rápidos ou preparar pratos mais complexos e veja se vale a pena. 

Preste atenção na voltagem e instalação 

Se a sua compra for um forno elétrico de bancada você vai ter que prestar atenção na voltagem e encaixá-lo da maneira correta, seja em uma tomada de 110V ou 220V. Já se for um forno elétrico de embutir, a situação é um pouco mais complicada. Alguns modelos desses fornos demandam uma energia muito grande, como já falamos no tópico anterior, por isso, você precisará de uma fiação e tomada especiais. 

Isso quer dizer que se a sua cozinha não estiver preparada para ele, você vai ter que trocar toda a fiação ou desistir da compra. Esses fornos, na maioria das vezes, demandam fios e tomadas de 20 amperes. 

Design e funcionalidades dos aparelhos

Exemplo de cozinha com torre quente é forno embutido.

O diferencial de fornos elétricos em relação aos à gás por exemplo, é que alguns têm a função grill e de descongelar alimentos, o que não vemos nos fornos convencionais. Por isso, é importante dar uma olhada nas funcionalidades de cada modelo antes de escolher. Existem modelos de fornos elétricos de bancada que tem função rotisserie, por exemplo, e fazer frangos inteiros e fornos elétricos de embutir com painel touch, um diferencial. 


Agora que você já sabe como escolher forno elétrico, fique de olho nas nossas promoções de forno elétrico para economizar! Use um cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar mais barato ainda!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!