Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Como calcular a quantidade de ração para seu PET?

Confira nesse artigo como calcular a quantidade de ração para o seu pet e não errar mais na alimentação do seu amigo de quatro patas.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

22 de fev de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Sem dúvidas, é difícil dizer como calcular a quantidade de ração que seu pet precisa comer para crescer e continuar saudável. Existe o risco de colocar demais, sobrar e ir para o lixo ou o animal comer além do que deveria e engordar. Também existe a possibilidade de estar colocando pouca quantidade e seu bichinho não se alimentar o suficiente para manter o peso ideal.

Então, para ajudar você, pesquisamos alternativas que ajudam a calcular a quantidade de ração para o seu pet continuar de buchinho cheio e feliz. Continue lendo para conferir. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como calcular a quantidade de ração para seu pet?

Por mais que pareça uma receita de bolo, o cálculo, assim como a escolha da ração do seu pet, precisa levar em consideração diversos fatores. Alguns deles são as informações nutricionais da ração escolhida, raça, idade, porte, quantidade de petiscos que o animal consome etc. 

Então o recomendado é que a alimentação do seu pet seja acompanhada por um especialista em nutrição animal. Mas para ajudar você separamos o básico para calcular a quantidade de ração do seu pet.

Para Cães

Portanto, começando com os cães você pode calcular a quantidade de ração pelo porte/peso.

  • 1 a 4 kg: considerados porte miniatura o recomendado é de 55g a 95g de ração por dia;
  • 4 a 8 kg: os cães de pequeno porte podem consumir uma média de 95g a 155g de ração diariamente;
  • 8 a 20 kg: para os cães de porte médio pode ser oferecido de 160g a 320g de ração por dia;
  • 20 a 40 kg: os cães de porte grande possuem indicação para até 320g a 530g de consumo diário de ração;
  • Mais de 40 kg: já os cães de porte gigante podem ser oferecidos a partir de 560g chegando a 810g.

Inclusive, essa quantidade pode ser dividida durante o dia, não precisa e não é recomendado ser dado todo de uma vez ao seu cão. 

Para Gatos

Já para os bichanos, a fórmula que trouxemos para você calcular a quantidade de ração também foi feita conforme o idade/peso.

Filhote (até 1 ano)

  • 2 a 3 meses: 40g a 50g;
  • 3 a 4 meses: 50g a 60g;
  • 4 a 6 meses: 60g a 70g;
  • 6 a 12 meses: 70g a 80g. 

Adulto (1 ano a 7 anos) 

  • 3 a 4 kg: 40g a 55g por dia;
  • 5 a 6 kg: 55g a 75g por dia.

Idoso (mais de 7 anos)

  • 3 a 4 kg: 45g a 60g;
  • 5 a 6 kg: 60g a 75g. 

Assim como o cálculo de ração para cães, também é preciso considerar os petiscos do dia e é recomendado fazer a divisão da ração durante o dia para suprir as necessidades do gatinho.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ferramentas que te ajudam a calcular a quantidade de ração

Mas como pode ser difícil calcular a quantidade de ração somente com a tabela acima, separamos também algumas ferramentas que você pode utilizar 

Balança

Certamente, uma ferramenta para ajudar a calcular a quantidade de ração com base nas gramas é recomendado ter uma balança alimentar em casa. Assim não dá para errar na divisão.

Copo dosador em xícaras

Atualmente já existem copos dosadores para medir a quantidade de ração do seu pet. Então ao invés da contagem ser em gramas, a medida é convertida para xícaras, e servida através desse copo ou pegador. 

Aplicativos

Uma outra dica é que já existem sites que contam com o recurso de calculadora. Mas também já temos aplicativos que fazem a mesma função e ficam na palma da mão. Então basta dar uma pesquisada na sua loja de aplicativos. 

Por fim, para calcular a ração do seu pet não existe uma regra, você pode consultar a embalagem da ração que estiver utilizando, o nutricionista animal e outros profissionais para ter uma direção melhor. Então, vale lembrar que fórmula apresentada neste artigo é apenas uma base inicial para quem deseja aprender a cuidar melhor do seu pet antes de contar com ajuda profissional. 


Agora antes de ir, dê uma olhadinha na nossa sessão de promoções de petshop e compre um mimo para seu amigão de quatro patas com o cupom Petlove