Promobit
Promobit Explica

Câmera 360° para celular ainda vale a pena em 2019?

As câmeras 360° para celular são menores, mais baratas e mais fáceis de usar, mas será que o investimento vale a pena?

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

5 de out de 2019

0 comentários

Compartilhe:

As câmeras 360° surgiram como uma grande inovação tecnológica, possibilitando, entre outras coisas, a gravação de vídeos para serem consumidos em realidade virtual. Porém, o boom destes modelos de câmeras passou e há algum tempo já existem câmeras 360 graus para celulares. Mas será que essa tecnologia será duradoura ou trata-se de uma inovação que teve seu auge, mas que cairá no esquecimento? Descubra em quais situações uma câmera 360 graus para celular realmente vale a pena. 

Como funcionam as câmeras 360º? 

gear-360
Câmera Gear 360 da Samsung

A câmera 360° na verdade é um aparelhos que possui duas ou mais câmeras que captam imagens simultâneas por todos os ângulos e, por ação de software, combinam essas imagens em uma única imagem, que normalmente pode ser arredondada ou estendida, como um mapa mundi ou o próprio globo terrestre. 

Essas câmeras são bastante procuradas por criadores de conteúdo, que estão sempre em busca de ângulos inusitados e captação de fotos e vídeos com formatos que fogem do padrão convencional. Os vídeos produzidos transmite maior sensação de imersão quando consumidos em um dispositivo de realidade virtual, mas também podem ser vistos na tela dos smartphones e computadores arrastando a imagem para enxergar todos os ângulos.

As principais fabricantes de tecnologia possuem suas câmeras 360 graus, aparelhos projetados unicamente para essa finalidade, com microfones que captam áudio de todas as direções, e muitos modelos podem ser pareados com smartphones, como a Gear 360º da Samsung, que conecta-se via Bluetooth apenas com celulares da marca. Outro exemplo é a LG 360 Cam, que possui como vantagem a conexão com qualquer smartphone Android ou IOS via aplicativo.

Modelos de câmeras 360 para celular 

Moto Snap 360
Moto Snap 360

As principais fabricantes de câmeras possuem seus modelos de câmera 360, que também precisam de um aplicativo específico para que seja possível visualizar a imagem com esta configuração. Alguns modelos funcionam apenas com determinados aparelhos, enquanto outros podem ser usados em qualquer smartphone. Além de serem mais baratas que a maioria das câmeras 360 graus dedicadas, outras diferenças importantes são a qualidade de imagem inferior e a necessidade de uma fonte de alimentação para funcionarem, no caso, a conexão com os celulares. 

Diante da falta de praticidade dos principais modelos 360° dedicadas, que não possuem tela para visualizar o que está sendo gravado ou a dificuldade para compartilhar o conteúdo ou fazer uma live, surgiu a demanda para as câmeras 360° dos celulares. Um bom exemplo é o gadget da linha Moto Snaps, desenvolvido pela Motorola. Com o Moto Snap 360 Câmera, o aparelho é acoplado na parte traseira dos celulares da linha Z e, ao ser plugado, basta abrir o aplicativo de câmera do celular para começar a usar dispositivo. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Câmera 360 Asus

Outra marca que criou seu modelo de câmera 360 para ser usada em smartphones é a Asus, com sua Asus 360, que tem como um de seus trunfos a compatibilidade com qualquer smartphone Android e a facilidade de ser transportada, já que o acessório é bastante pequeno e discreto. Para usar a câmera da Asus, basta apenas instalar o aplicativo próprio da câmera 360° para editar e compartilhar os vídeos e fotos em 360° captados pela câmera. Ainda na linha de câmeras 360° sem fonte de energia própria e que precisam estar plugadas a um celular para funcionarem, a Insta360 é um modelo importado e também compatível com qualquer celular Android.

Aplicativos de câmera 360°

Para quem está com orçamento curto ou quer apenas fotografar em 360 graus por curiosidade, sem a necessidade de captar imagens de alta qualidade, existem alguns aplicativos que fazem o serviço usando apenas as câmeras já existentes em seu smartphone. A maioria deles funciona usando a mesma lógica de junção de imagens das câmeras 360, mas sem a mesma praticidade dos acessórios. É necessário abrir a câmera e movimentar o celular para a esquerda ou direita, depois os aplicativos fazem o resto do serviço. Um desses aplicativos é o Panorama 360 e o download para Android é gratuito, enquanto uma boa opção para os donos de celular IOS é o o aplicativo Splash 360, que também pode ser baixado de graça. 

Câmera 360° para celular vale a pena? 

O público-alvo das câmeras 360° em geral já é bastante restrito devido a singularidade do uso, mas caso você precise de uma câmera com essas características para produzir conteúdo e quer algo portátil, sem a melhor qualidade disponível entre as câmeras 360°, um modelo compatível com qualquer celular e fácil de começar a usar, editar e compartilhar, como a câmera 360 da Asus é bastante interessante e com preço acessível. Caso contrário, uma câmera 360° para celular pode ser bastante interessante no início, mas corre o sério risco de, com o passar do tempo e do entusiasmo, virar só mais um acessório esquecido em uma gaveta da sua casa ou escritório. Pelo menos elas não ocupam muito espaço.


As melhores promoções de câmera você encontra no Promobit. Aproveite um cupom Americanas e pague ainda mais barato. Lembrando quem na última sexta-feira de novembro tem Black Friday com as melhores oportunidades do ano para economizar.