Promobit
Promobit Explica

Celular com câmera de ação vale a pena?

A Motorola recentemente trouxe ao mercado o Motorola One Action que possui câmera de ação integrada.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

7 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Recentemente, a Motorola trouxe ao mercado o Motorola One Action, um smartphone que apresenta uma proposta diferente dos últimos lançamentos ao possui em seu conjunto óptico uma câmera de ação. Apesar da inovação mercadológica que pretende agradar a uma parcela específica do público, até que ponto será que é vantajoso um celular com câmera de ação? 

O que esperar de uma câmera de ação?

gopro

As câmeras de ação possuem um público cativo e bastante específico, que busca um aparelho que seja compacto o suficiente para ser levado com facilidade a todos os lugares, resistente o suficiente para ser expostos a situações extremas, como esportes radicais, e com capacidade de registrar os momentos de forma rápida, fácil e com qualidade. Pois é pouco provável que uma onda incrível ou uma manobra complexa seja repetida na sequência  apenas porque você perdeu a chance de filmar por estar configurando a câmera. 

A GoPro é a marca de câmeras líder em vendas neste segmento, mas existem modelos de câmeras de ação de vários fabricantes. Nós inclusive temos um texto aqui no blog sobre quais são as melhores câmeras de ação para comprar em 2019

A câmera de ação do Motorola One Action

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: Motorola (divulgação)

Tendo em mente as características encontradas em boa parte das câmeras de ação, podemos nos debruçar sobre as configurações no Motorola One Action, já que o grande carro chefe do modelo é a existência de uma câmera dedicada exclusivamente para a função.  

A câmera de ação do aparelho é um sensor de 16 megapixels ultrawide com boa estabilização de imagens, já que os registros costumam ser feitos em movimento. Outro item que melhora a ergonomia de uso do aparelho é a configuração de tela ao abrir a câmera ultrawide, que permite captar vídeos com enquadramento na horizontal segurando o aparelho na vertical, desta forma temos uma área mais larga de captura em uma posição mais fácil de segurar o aparelho. 

Porém, nem tudo são flores e a câmera, que é o diferencial do aparelho, tem como prioridade registrar vídeos, já que não é possível abrir a ultrawide apenas para fotografar. Fator que poderia ser um ponto positivo, pois ângulos abertos como o deste sensor costumam ser muito bons para fotos de paisagem. As fotografias com esta lente só podem ser feitas enquanto estamos gravando vídeos.

GoPro x Motorola One Action

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Gopro Hero 7

Para chegar a um parâmetro da qualidade da câmera do Motorola One Action podemos compará-la a um modelo de preço semelhante da GoPro. Embora a câmera da Motorola não seja de igual qualidade a um modelo desenvolvido para essa finalidade específica, a diferença de desempenho quando comparada ao valor de compra é um fator importante no momento da decisão. 

O preço médio atual do smartphone da Motorola é de R$1.500, enquanto a câmera da GoPro Hero 7 pode ser comprada por R$ 1.600,00. Mas vamos aos diferenciais. A qualidade de vídeos da GoPro Hero 7 é 4K, gravando em 60 quadros por segundo, enquanto a câmera do Smartphone da Motorola também grava em 4K, mas em 30 FPS. Quanto à qualidade das fotos, embora a GoPro também registre momentos em 12 MP e possua a função HDR, a câmera da Motorola oferece mais variações e funções para fotos com a mesma quantidade de pixels. 

Mas são as especificidades de uma câmera de ação que fazem com que a GoPro Hero leve vantagem. A câmera é a prova d’água e resistente a choques, além de compacta e discreta. Já o One Action, apesar do design interessante e alongado, não possui corpo resistente o suficiente para ser exposto a grandes aventuras, nem pode ser usado embaixo d’água. Além disso, não existe até o momento suportes oficiais da Motorola para prender o aparelho a uma moto, capacete ou bicicleta. Característica de uso comum em câmeras de ação.

Até que ponto vale a pena um celular com câmera de ação? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ao equipar o conjunto de câmeras de um smartphone com uma câmera de ação, as fabricantes buscam diferenciar-se em relação aos concorrentes na disputa cada vez mais acirrada pela melhor câmera de smartphone. Não por apresentar a câmera com melhor desempenho, mas por disponibilizar uma opção diferente, capaz de agradar em cheio um público que busca uma funcionalidade específica. Porém, a câmera de ação dos smartphones, apesar dos bons resultados, ainda não são tão boas, nem possuem as melhores característica de uso das câmeras de ação que são projetadas para este fim específico. 

No caso da Motorola, a fabricante reduziu a capacidade da fotografia das outras câmeras do aparelho em relação ao Motorola One Vision e embora o conjunto de câmeras do One Action não seja ruim, existem celulares na mesma faixa de preços que oferecem fotos melhores, tornando a escolha pelo One Action adequada apenas para quem faz questão de ter uma câmera de ação, mas ciente de que não terá a melhor delas. Já para quem possui orçamento próximo ao valor do One Action e prioriza uma câmera de ação a escolha adequada é comprar um modelo como a Gopro Hero para obter melhores resultados.


Seja a sua escolha por um celular ou por uma câmera de ação, as duas opções estão com o preço mais baixo no Promobit. Confira nossas promoções para smartphones e aparelhos de áudio e vídeo que podem ficar ainda melhores usando o cupom Americanas.