Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como a abertura de lente da câmera do celular impacta nas suas fotos?

Uma foto tirada na mesma hora e local pode ficar mais ou menos iluminada graças a abertura de lente

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

2 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Quando pesquisamos sobre modelos de celulares, normalmente, a principal informação relacionada às câmeras é a quantidade de megapixels, no entanto, o que nem todos sabem é que este não é o único fator que determina a qualidade de uma câmera. Fundamental para se obter uma boa foto, e as vezes até mais importante do que a quantidade de MP, a abertura da lente determina quanta luz será captada no momento do click.

Neste texto faremos uma breve explicação sobre o que é abertura de lente e como tirar o melhor proveito dela para conseguir melhores fotos com seu smartphone.

O que é a abertura da lente?

Não existe fotografia sem luz. Podemos definir a abertura da lente como a fenda existente em todas as lentes por onde a luz passa até chegar ao sensor da câmera. As aberturas são representadas pela letra “F” seguido de um número que representa a dimensão desta abertura. Quanto menor o número maior é a capacidade de abertura da lente, assim como números maiores representam lentes com menor abertura. Por exemplo, uma lente com abertura F/2.0 possui uma abertura maior que uma lente com abertura F/22. Conforme a imagem abaixo.

diferentes-aberturas-de-lente
Diferentes aberturas de lente

A quantidade de luz recebida pelo sensor interfere no tempo em que ele necessita ficar exposto à luz para que uma foto seja capturada. Um dos motivos das fotos com aspecto de “tremidas” é a necessidade de expor o sensor por muito tempo em locais mal iluminados. Celulares não possuem sensores tão grandes quanto os das câmeras profissionais, sendo este um dos fatores determinantes para que as lentes dos smartphones tenham grandes aberturas.

As aberturas mais comuns nas lentes dos celulares são f/2.4, f/2.2 ,f/2.0, f/1.9 e f/1.8, porém já existem celulares com abertura de lente variável, como o Samsung Galaxy S9 que permitem escolher entre as aberturas f/1.5, grande abertura, e f/2.4, uma abertura menor.

Para para compreender como diferentes aberturas interferem na fotografia precisamos entender a relação entre abertura e profundidade de campo

Abertura e profundidade de campo

É possível tirar fotos do mesmo local e no mesmo horário com diferenças de focalização e nitidez apenas optando por ampliar ou diminuir a profundidade de campo e essa alteração é determinada justamente pelo tamanho da abertura da sua lente. Caso o seu intuito ao fotografar seja destacar apenas um elemento da imagem, você deve usar uma grande abertura e fazer o foco apenas neste elemento, deixando o restante menos nítido. Nesta situação teremos uma fotografia com pouca profundidade de campo. 

Foto-feita-com-grande-abertura-de-lente
Objeto nítido e o fundo da imagem desfocado. Uma foto com profundidade de campo pequena

Quanto maior a abertura, maior será o desfoque e menor a profundidade de campo. Já nas fotos com aberturas menores, menos luz chegará ao sensor, proporcionando fotos com maior profundidade de campo e mais nitidez entre os elementos que ficam com focalização semelhante. Esta configuração não é indicada para situações com pouca luz.

Foto-com-abertura-pequena-e-maior-profundidade-de-campo
Fotos com profundidade de campo maior proporcionam melhor nitidez e menos desfoque entre os objetos

Apesar da evolução considerável das câmeras dos celulares, elas ainda não são capazes de reproduzir fotos com efeito de desfoque com a mesma qualidade que as câmeras profissionais, sendo necessário muitas vezes estar próximo ao “assunto da foto” que pretende priorizar. Este resultado, conhecido como efeito bokeh, também pode ser obtido artificialmente através de softwares de edição, porém, costumam ter qualidade inferior. 

Usando as aberturas a seu favor

Conforme citado acima, já existem celulares que possuem câmeras com aberturas variáveis que tornam possível o uso da abertura mais adequada para cada situação. Em se tratando de fotografia, é complicado determinar regras ou certo e errado, mas existem orientações que servem como guias aos iniciantes.

No caso das aberturas, podemos afirmar que pequenas aberturas podem ser usadas em situações de luz intensa, como na praia em um dia ensolarado. Fotos com essa configuração proporcionam maior profundidade de campo. Já as grandes aberturas são ideais para locais com pouca iluminação, como fotos noturnas e baladas, além de ideais para fotos em que seu objetivo é ter o fundo de imagem desfocado. Normalmente é nas médias aberturas que encontramos a melhor relação entre quantidade de luz que entra pela lente e nitidez nas imagens. 

Diferente das lentes das câmeras profissionais, normalmente a informações sobre o número de abertura das lentes dos celulares não estão disponíveis no próprio aparelho, logo, para saber qual é a abertura da sua câmera confira a informação no manual do seu smartphone.


Ficou com alguma dúvida sobre abertura de lente de celular?

No Promobit você encontra cupons de desconto para economizar ainda mais em suas compras, como o cupom Kabum, cupom Americanas e cupom Carrefour.