Promobit
Notícias

Café na prensa francesa? Tudo que precisa saber antes de comprar esse tipo de cafeteira

Falamos um pouco sobre o que analisar na hora da compra, o funcionamento e como fazer café na prensa francesa

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

22 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O brasileiro sempre foi fã de um bom cafezinho, mas ultimamente temos nos tornado mais sofisticados na hora de escolher o melhor café e o método de extração para conseguirmos sabores diferentes. Ao entregar uma bebida mais suave e potencializar a doçura original do grão, o uso da prensa francesa se tornou um dos favoritos dos consumidores.

Apesar do interesse crescente, ainda há muitas dúvidas relacionadas à compra do produto, desde o que observar na hora de escolher a prensa francesa até como utilizá-la para de maneira a extrair todo o seu potencial. Isso que vamos falar agora.

Como escolher a prensa francesa?

Assim como outros tipos – comentamos isso no texto sobre café na cafeteira italiana – existem modelos de prensa francesa de todo os estilos, tamanhos, marcas e preços. Como o café é feito por infusão, o material não tem tanta influência na qualidade da bebida, sendo a diferença entre uma cafeteira de metal, porcelana ou vidro praticamente imperceptível. Nesse ponto, a escolha vai depender muito mais da resistência e da estética.

A única interferência do material é no tempo necessário para a bebida ficar pronta. Alguns materiais, como o metal, retêm mais calor do que outros, o que influencia na diminuição do tempo necessário para a infusão. Mas, nisso você irá se adaptar bem rápido.

O segredo para acertar na compra é ficar de olho no pistão e no filtro da prensa francesa. Observe se ele desce com boa pressão, e se consegue sentir a resistência ao pressioná-lo para baixo. Já no filtro, analise o tipo de material e como ele é preso, se será fácil de limpar e se suportará o trabalho por um bom tempo sem afrouxar.

Atenção: você poderá encontrar esse tipo de cafeteira a partir de R$ 30 até R$ 300. Apesar do preço não ser um diferencial tão forte, esses modelos mais baratos costumam utilizar materiais menos resistentes e sua cafeteira irá funcionar por bem por pouco tempo.

cafeteira-Hamilton-Beach

Como a prensa francesa funciona?

O método de extração funciona através de infusão, ou seja, os óleos especiais e sabores são extraídos do pó de café enquanto ele fica em contato direto com a água. O pistão, que destacamos a importância, serve para empurrar o filtro para dentro da água, isolando a bebida do pó.

Apesar de o uso de água quente ser mais popular, o calor não é fundamental para o processo, podendo ser usado água em diferentes temperaturas para obter diferentes nuances de sabor, inclusive gelada, usada para fazer café gelado, que é uma variação da bebida que tem se tornado cada vez mais popular.

Como fazer café na prensa francesa?

Como comentamos, é possível utilizar temperaturas de água diferentes para fazer o café na prensa francesa, mas o mais comum ainda é entre 92ºC e 96ºC, que é o ponto antes dela começar a ferver.

Antes de iniciar a preparação, é preciso escaldar o recipiente, para que a parede tenha a mesma temperatura da água. Coloque o pó no fundo da prensa francesa e despeje levemente a água, na proporção de 20g de pó para 360ml de água.

Encaixe a tampa na prensa francesa (sem abaixar a alavanca) e dê início ao cronômetro. Após os quatro minutos, empurre a alavanca lentamente para baixo até perceber alguma resistência. Depois é só servir e se deliciar.


Além de informação, no Promobit você encontra promoções e cupons Americanas e cupons Amazon para economizar ainda mais! Aproveite também ofertas de bebidas não alcoólicas