Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Ar-condicionado portátil é bom? Descubra se vale a pena

Modelo é mais prático para climatizar diferentes cômodos. Confira se o ar-condicionado portátil é bom e se vale a pena o investimento

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

23 de fev de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Apesar do ar-condicionado ser um ótimo investimento para quem mora em regiões muito quentes, o valor final do produto com instalação e manutenção pode não ser muito acessível, especialmente se a casa tem vários cômodos. Além disso, não é todo lugar que conta com estrutura para o aparelho. Contudo, atualmente já é possível recorrer a outras alternativas como os modelos de chão, por exemplo. Por isso, descubra se o ar-condicionado portátil é bom e se compensa o investimento para deixar o ambiente climatizado.

Compre agora o seu ar-condicionado portátil:

Philco PAC11000F2Melhor ar-condicionado portátil
Midea MPH-12CRV2Modelo potente e compacto
Hisense AP-12CWBRNPS01Aparelho inteligente e com boas funções

Como funciona o ar-condicionado portátil?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar de ser menor que os demais tipos, como o de janela, por exemplo, o ar-condicionado portátil funciona praticamente da mesma forma que os modelos de parede e split, ou seja, ele retira o ar quente do ambiente e o substitui por ar frio, o que provoca a sensação de frescor no cômodo.

A principal diferença entre os tipos de ar-condicionado é que no caso do aparelho tradicional, o motor responsável por fazer essa troca de ar fica do lado de fora do ambiente (aqueles que aparecem do lado de fora de prédios, etc). Já no aparelho portátil, o motor fica na própria base do dispositivo e, portanto, dentro do cômodo. Isso faz com que a potência do equipamento portátil seja um pouco menor do que nos outros casos, mas sem perder eficiência.

Vantagens do ar-condicionado portátil

A principal vantagem do modelo portátil é a facilidade de transporte para outros ambientes, atendendo a necessidade de cada momento. Entretanto, é importante lembrar também que ele necessita de um tubo conectado ao lado externo, para expelir o ar quente e funcionar de forma correta. A boa notícia é que a instalação desse tubo é bastante simples, facilitando o transporte do aparelho. Portanto, podemos dizer também que a instalação de ar-condicionado portátil é bem mais prática em relação aos demais tipos desse aparelho.

O ar-condicionado portátil é bom pois geralmente são flexíveis, servindo como umidificador, desumidificador, ventilador e alguns oferecem a opção quente e frio. Outro ponto positivo do aparelho é o design moderno,  inteligente e que possui rodinhas para facilitar o deslocamento.

Desvantagens

Suas desvantagens são ser um tipo de ar-condicionado que performa melhor em ambientes menores, portanto, pode ser que não seja uma boa opção para todo mundo. Outro ponto que pode ser inconveniente é que ele depende da disponibilidade de janelas para instalação e sua tubulação além de curta, fica exposta. Este tipo de aparelho também possui um pequeno reservatório de água que precisa ser esvaziado periodicamente, além de ser mais barulhento que outros tipos.

Indicações de ar-condicionado portátil

Philco PAC11000F2

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O ar-condicionado portátil Philco possui capacidade de resfriação de 12000 BTU, sendo possível controlar a ventilação em alto, médio e baixo através de um controle remoto. Além destas funções, o aparelho também tem modo dormir para ser usado durante a noite. 

O modelo possui display digital e rodinhas que auxiliam no transporte do aparelho de um cômodo para outro. O Philco PAC11000F2  conta com filtro antibacteriano para quem tem alergias respiratórias que promete eliminar até 99% da proliferação de fungos, ácaros, vírus e bactérias. Este modelo tem o diferencial de função Auto Evaporação da água, eliminando assim uma das desvantagens do ar-condicionado portátil.

Compre agora o Philco PAC11000F2 na Amazon

Midea MPH-12CRV2

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O aparelho da Midea também possui capacidade de resfriamento de 12000 BTUs, controle remoto e as funções não perturbe e timer para desligamento automático. Seu painel é touchscreen e intuitivo, além do design do aparelho ser minimalista. Um dos destaques é a função dormir, que regula a temperatura do ambiente durante o sono para maior conforto. 

O Midea MPH-12CRV2 é constantemente elogiado pelos consumidores por seu bom custo-benefício (mesmo sendo um pouco mais elevado) e qualidade da construção.

Compre agora o Midea MPH-12CRV2 na Amazon

Hisense AP-12CWBRNPS01

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Hisense AP-12CWBRNPS01 é menos conhecido que os outros modelos já citados, porém, também é bastante eficiente. Um dos pontos que agradam os consumidores é seu modo desumidificador potente e o modo smart, que define automaticamente qual o modo de funcionamento mais adequado de acordo com a temperatura do ambiente.

O modelo pode ser controlado por Wi-fi, tem três velocidades, timer de 24 horas e modo dormir. O design é moderno e possui botões e painel de LED grandes no topo para facilitar a visualização e deixar o uso mais intuitivo.

Compre agora o Hisense AP-12CWBRNPS01 na Amazon

Ar-condicionado portátil é bom?

O ar-condicionado portátil é bom e pode ser uma ótima opção para quem quer algo mais simples, prático, de fácil mobilidade e não deseja arcar com os custos de instalação de um ar-condicionado de parede ou para quem mora de aluguel e não tem a possibilidade de alterar a estrutura da casa ou do apartamento.

Em termos de potência, o aparelho fica abaixo dos outros modelos de ar-condicionado. Também vale considerar que seu funcionamento será melhor em ambientes menores. Na hora de escolher o modelo certo para você, não esqueça de verificar a quantidade de BTUs ideal para seu ambiente. Aqui no Promobit você encontra um guia de como Como calcular BTU do ar-condicionado?


Aproveite para conferir as promoções dear-condicionado e ofertas de eletrodomésticos. Fique de olho também nos cupons de desconto e garanta mais economia em suas compras!