Promobit
Promobit Explica

Google TV: o que muda na atualização da plataforma smart?

Conheça as novidades da nova versão do sistema operacional Android TV

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

21 de jul de 2022

0 comentários

Compartilhe:

As smart TVs disponíveis no mercado trazem vantagens interessantes para quem está acostumado a consumir conteúdo online de streamings, como Netflix ou Amazon Prime, assistir vídeos no Youtube, ouvir música pelo Spotify e até mesmo acessar sites diversos, aplicativos e jogos.

Como acontece hoje com diversos produtos disponíveis no mercado, existem diferentes opções para quem procura uma dessas televisões inteligentes. Entre essas características, uma das mais importantes a se analisar é o sistema operacional de cada aparelho.

No texto de hoje, vamos falar sobre o Google TV, uma atualização do sistema Android TV, que oferece mais organização e praticidade para o usuário na hora de assistir seus conteúdos favoritos.

O que é o Google TV?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Google TV pode ser entendido como uma atualização do sistema operacional Android TV, presente em muitos aparelhos disponíveis no mercado. O Google TV não substitui o Android TV. Na verdade, ele é uma interface mais inteligente, organizada e pensada para tornar a experiência do usuário cada vez mais intuitiva e imersiva.

Atualmente, o Google TV é o que possui a biblioteca com o maior número de aplicativos e serviços em seu catálogo. Além disso, a atualização conta com uma recomendação de conteúdos mais precisa, de acordo com o perfil de consumo do usuário, interface mais rápida, simples e com maior fluidez em seu funcionamento.

Quem possui um celular Android também consegue utilizá-lo como controle remoto, o que torna toda a navegação mais fácil e abrindo espaço para o uso de ainda mais aplicativos, já que você pode compartilhar a tela do seu celular na televisão.

O sistema Android TV

Antes de falar do Google TV, vamos falar um pouco melhor sobre o Android TV e como isso pode influenciar no seu dia a dia ao utilizar a televisão. Assim fica mais fácil entender o funcionamento do Google TV. O sistema operacional é o responsável por transformar o que seria uma “TV comum” em uma televisão inteligente. Esses sistemas funcionam de forma similar ao Windows de nossos notebooks e trazem diversos aplicativos, proporcionando uma experiência completamente nova.

O sistema Android TV é um dos mais completos e facilmente encontrados no mercado, dando acesso a aplicativos e serviços diretamente da Play Store do Google para os usuários. Seu funcionamento é, em geral, bastante eficiente, com boas ferramentas e opções, além de contar com uma gama enorme de aplicativos possíveis de serem utilizados, afinal, estamos falando do Google.

Breve comparação com outros sistemas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os outros sistemas operacionais mais conhecidos para Smart TVs são o webOS da LG e o TizenOS da Samsung. Nossa ideia não é fazer um comparativo aprofundado sobre o uso de cada um deles neste post, mas fazer uma breve comparação.

O webOS da LG é conhecido por apresentar uma interface bastante agradável e amigável para os usuários, principalmente para aqueles que não tem muita experiência com produtos tecnológicos do tipo. A apresentação dos aplicativos e funcionalidades fica em uma única linha na parte inferior. Isso ajuda na localização dos menus, configurações e aplicativos que você queira usar.

Sobre o Tizen OS da Samsung, uma de suas principais vantagens é conseguir se conectar com praticamente qualquer outro aparelho Samsung, desde soundbar até robôs aspiradores de pó e geladeiras (contando que você tenha uma dessas geladeiras inteligentes da Samsung, claro).

Seu sistema de controle por voz também é bastante elogiado, utilizando a mesma interface usada hoje pela Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. É possível realizar diversos tipos de comandos por voz com bastante precisão.

Quais as vantagens do Google TV

Algumas características que já estavam presentes no Android TV, permanecem com esta nova versão da interface. Se você já está familiarizado com os diversos aparelhos e sistemas do Google, você terá muita facilidade em utilizar o Google TV, além de ter a vantagem de poder conectar seus aparelhos com muita facilidade. O sistema da Google permite ainda que você compartilhe vídeos e imagens diretamente de seu smartphone Android para a tela da televisão, assim como de alguns dispositivos iOS, Mac e Windows. Mas você também tem acesso ao Google Home, que é um aplicativo que permite a você controlar todos os dispositivos conectados pelo seu wifi.

Para quem adora jogos, outra boa notícia é que você pode baixar e instalar esses aplicativos Android diretamente na sua televisão e aproveitar os seus jogos favoritos com muito mais facilidade, além de ter uma tela maior e melhor qualidade de imagem (a depender de cada modelo de televisão). O progresso dos jogos são salvos na sua conta, pelo Google Games, e sincronizados entre os seus aparelhos, então você não precisa se preocupar. Se você gosta de investir mais em jogos, é possível até mesmo usar alguns tipos de joysticks sincronizados na TV para facilitar o momento de entretenimento. Todo o conteúdo do Google, como Google Fotos e Google Drive, também ficam disponíveis para televisões com esse sistema operacional.

O controle de voz oferecido pelo Google Assistant também é muito bom. Para começar, ele dispensa o uso de um controle (mesmo pelo celular) para realizar as funções que você deseja. Além de outras funções extras, como realizar buscas, abrir aplicativos etc, como nos próprios smartphones Android.

E também não há muita dificuldade para se logar em outros aplicativos, como Netflix e Spotify, já que com o Google Smart Lock você pode optar por deixar todas as suas senhas salvas na nuvem da sua conta Google, fazendo com que os aparelhos preenchem automaticamente as senhas quando você precisar logar em algum serviço.

Novidades do Google TV

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma das principais novidades é a reformulação visual. Muitos usuários do sistema Android TV reclamavam da poluição visual e falta de ordenamento da interface, que foi melhorada com a atualização do Google TV. Agora, como já dissemos, a navegação é muito mais organizada, fluida, simples e intuitiva. O usuário consegue visualizar vários conteúdos, independente do serviço de streaming que esteja disponível, em um único lugar.

Por exemplo, ao abrir a pagina inicial, você poderá escolher entre um filme da Netflix, uma série da Amazon Prime Video ou um reality da Globo Play para assistir, sem precisar procurar em cada um desses serviços. Lembrando que é necessário ter uma assinatura ativa.

O Google TV também conta com um algoritmo mais aprimorado para sugerir os conteúdos de acordo com o que o usuário assiste com mais frequência nos streamings que utiliza. Também é possível conectar dispositivos inteligentes e gerenciá-los em um espaço específico.

Quais aparelhos possuem Google TV?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A TCL é a primeira marca a trazer para o mercado brasileiro o Google TV instalado de fábrica em seus televisores mais modernos. Mas a expectativa é que marcas como a Philips e Philco também comecem a utilizá-lo nos próximos lançamentos.

A P725 é um modelo mais básico da TCL e já vem com o Google TV. O televisor conta com resolução 4K em tamanhos de 55, 65 e 75 polegadas; bons recursos como HDR, Dolby Atmos e Dolby Vision e preço mais acessível. A C725, modelo intermediário da marca, também já vem com o Google TV atualizado. Essa TV possui resolução 4K, tela QLED, suporte ao HDR10+, HDMI 2.1 e Micro Diming.

Além das TVs, o Google TV está presente no Chromecast 4 e também possui aplicativo para Android e iOS.

Outros pontos a se considerar ao escolher uma Smart TV

É claro que, ao fazer este texto, nós nos focamos em explicar sobre o funcionamento das televisões que possuem o sistema Google TV. Isso não significa que a sua escolha precise (ou deva) levar apenas este ponto em consideração antes de uma compra.

Na hora de escolher uma televisão nova, considere também o tipo de uso que você fará dela, quantas polegadas ela deve ter, sua resolução de imagem, marca (que vai influenciar em pós-venda, atendimento, manutenção etc) e diversos outros pontos.

Aqui mesmo no Promobit temos alguns textos que podem ajudar você a fazer essa escolha, da forma mais completa possível:


O Promobit traz para você as melhores promoções de tv, assim como descontos incríveis para jogos e cupons de desconto para todos os tipos de compra. Se você tiver dúvidas sobre o funcionamento do Google TV ou das Smart TVs, deixe seu comentário!