Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Adaptador 5 em 1 vale a pena ou só aumenta a gambiarra?

Para quem precisa de mais entradas e conexões em sua rotina de uso pode beneficiar-se com os adaptadores.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

16 de mai de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Os notebooks estão cada vez mais bonitos, com algumas exceções, e também mais compactos e muitas vezes com menos entradas e conexões. Mesmo aderindo aos periféricos sem fio como teclado e mouse, caso você queira aperfeiçoar sua experiência de usuário com uma segunda tela, backups com HD externos entre outras conexões, em algum momento pode precisar de um adaptador. Diante desta necessidade analisamos se um adaptador 5.1 vale a pena. 

Quer economizar em produtos de informática? Aproveite nossa seleção de cupons Kabum.

O que é um adaptador 5.1?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um adaptador 5 em 1 na verdade é um hub que centraliza uma série de conexões com diferentes propósitos. Em média são três entradas USB, uma entrada HDMI e entradas ethernet, mas alguns modelos também abrem entradas para cartão de memória, USB-C entre outras conexões. Normalmente a conexão do HUB ao notebook é feita através de um das entradas USB-C, mas em compensação você ganha três entradas livres para utilizar, além dos outros tipos de entrada. 

Vantagens

A principal vantagem do adaptador certamente é a versatilidade, mas sendo mais específico, podemos citar a possibilidade de acrescentar uma segunda tela ao notebook transmitindo conteúdo imagens em 4K. Muitos notebooks ultrafinos atuais não contam com entrada Ethernet e para aqueles dias em que o Wi-fi não está colaborando o hub pode auxiliá-lo a conectar-se com a internet pelo cabo.

Além da vantagem óbvia de adquirir mais entradas USB-C, o adaptador também possibilita espelhar a tela de smartphones compatíveis no notebook através do cabo HDMI e concentrar em um único aparelho com dimensões pequenas inúmeras portas.  

Desvantagens

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Talvez a principal desvantagem desse tipo de adaptação seja o preço, pois todo tipo de adaptador desta categoria e de boa qualidade custa em média 300 reais, mas pode chegar facilmente aos 500 reais, valores que não são tão acessíveis para muita gente e que podem ser justificados apenas para usuários que realmente precisem dos benefícios de um adaptador 5 em 1. 

Adaptador 5 em 1 vale a pena vale a pena? 

Sim, por se tratar de opções que costumam ser fáceis de transportar para todos os lados, amplifica as possibilidades de uso de notebooks e resolve um problema cada vez mais comum nos notebooks mais compactos, a falta de entradas USB-C em boa quantidade e de outras entradas em geral, como Ethernet e HDMI. 


Encontre aqui no Promobit as melhores promoções em informática e para pagar ainda menos aproveite o cupom Kabum.