Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Conheça aplicativos para te ajudar a jogar RPG

Você pode levar seu jogo de RPG para qualquer lugar com esses aplicativos. Confira apps para te ajudar nas suas campanhas.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

16 de mai de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Jogar RPG é muito divertido, mas também pode dar muito trabalho. Criar fichas de personagens, comprar diversos tipos de dados, decorar a hora certa de jogar cada dado de acordo com o sistema escolhido… E, se você for o mestre, ainda precisa criar todos os arcos narrativos e guardar as histórias de origem de cada NPC. Mas não tema! Abaixo, separamos alguns aplicativos que podem te ajudar na hora de aproveitar seu sistema favorito de RPG.

Apps para montar ficha

Em vez de imprimir milhares de papéis, preenchê-los à mão e correr o risco de somar alguma habilidade de forma errada, você pode baixar um app para fazer isso de forma automática.

Há aplicativos para todos os sistemas, basta escolher o seu. Estes programas te ajudam no passo-a-passo para montar o seu personagem, te ajudam a distribuir pontos de atributo e indicam habilidades especiais ligadas à raça ou classe do seu personagem. Melhor ainda: te ajudam a ter essas informações sempre à mão, no seu celular.

Nossas sugestões: Fifth Edition Character Sheet, para D&D 5e; V5 Character Sheet e 20th Anniversary Character Sheet, para Vampiro: A Máscara; Pathfinder Character Sheet, para Pathfinder; e Character Sheet for any RPG, para sistemas genéricos.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apps para rolar dados

Nada substitui o som de dados rolando pela manhã. Porém, nem sempre é possível ter todos os dados disponíveis. Caso você seja novato no RPG ou esteja jogando um sistema que precisa de dados específicos, os limites físicos não precisam te impedir de tentar experiências novas.

Basta escolher seu app preferido e deixar que ele faça todo o trabalho, rolando e somando a pontuação dos dados para você. Esta é uma boa solução para jogos de última hora ou para quando você decide jogar em um ambiente sem mesas, como dentro do carro ou em um parque.

Nossas sugestões: RPG Simples Dice e Onyx Dice

Apps para consultar regras

Há quem prefira jogos bastante regrados, em que não existe dúvida do que deve acontecer em cada ação, enquanto outras pessoas gostam mais de explorar sistemas focados em narrativas. Mas não importa sua preferência, é muito provável que em algum momento você precisará consultar o livro de regras para tirar alguma dúvida.

Alguns aplicativos trazem resumos das regras de cada cenário, com sistema de busca por palavras-chaves, índices rápidos e tudo para que você não gaste tempo pesquisando regras enquanto você poderia estar matando goblins.

Nossas sugestões: vai depender do cenário que você está jogando, mas existe o Dungeon World, Pathfinder Open Reference e Complete Reference for DnD 5

Apps para guardar magias e habilidades

Se você gosta de cenários com temática de fantasia medieval, como Dungeons & Dragons e Pathfinder, sabe que a quantidade de magias e habilidades de que você precisa se lembrar pode ser enorme. Por sorte, existem aplicativos que contam com um índice das mais diversas magias para você conseguir consultá-las facilmente e em pouco tempo. Praticamente um livro de feitiços na palma da sua mão.

Esses aplicativos podem ser mais genéricos ou focados em cenários específicos, como os dois já mencionados aqui, mas também muitos outros. Alguns ainda permitem que você acrescente mais de um personagem e adicione atalhos para cada feitiço.

Nossas sugestões: Spell List D&D 5th Edition e 5th Edition Spellbook

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apps organizadores de personagens

Se você for daqueles que adora anotar tudo que acontece na campanha – ou se você for um mestre que não aguenta mais inventar personagens dispensáveis -, você precisa de um app para organizar os NPCs (non-playable characters).

Os aplicativos podem organizar os NPCs já criados por você ou mesmo inventar personagens novos com características e fichas randômicas. Alguns apps indicam até mesmo os maneirismos da fala dos personagens, aparência geral e talvez até algum segredo obscuro.

Nossas indicações: Pocket Campaigns, Monsters & Generators for D&D e RPG Companion

Apps que constroem narrativas

Este tipo de aplicativo não serve apenas para mestres de RPG, mas pode ser usado por todos os contadores de história. Alguns oferecem estímulos rápidos para criar histórias, enquanto outros permitem que você organize ideias, linhas do tempo e encontros de personagens durante sua narrativa.

Nossas sugestões: Narratives Nods e Plot Generator and Writing Prompt


Aproveite o melhor do RPG com as promoções Amazon para garantir os livros do seu sistema preferido com desconto. Você ainda pode aproveitar as melhores ofertas de brinquedo aqui no Promobit.