Campanha Super Deals - Aliexpress
Notícias

Zenbook 17 Fold OLED: notebook com tela dobrável da ASUS

Saiba mais sobre o inovador Zenbook 17 Fold OLED, produto de grande destaque da ASUS, sendo o primeiro notebook com tela dobrável do Brasil

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

23 de dez de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Anunciado em janeiro e lançado oficialmente em agosto deste ano na Europa, o Zenbook 17 Fold OLED se trata da principal aposta da ASUS para se destacar no mercado de notebooks, sendo um dos primeiros modelos lançados com tela dobrável. Chegou ao Brasil em novembro, e considerando que aparelhos com tela dobrável podem ser uma das grandes tendências para 2023, conheça mais sobre o Zenbook 17 Fold OLED. 

Design e Conectividade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Possui um design simples e “direto”, o que é curioso por ser um modelo com boas especificações. Geralmente, os notebooks com hardwares mais completos costumam ser mais volumosos, já este, por possuir a tela dobrável, consegue unir os dois aspectos em um. O Zenbook 17 Fold OLED se prova compacto inclusive em seu tamanho e peso, medindo 37,85 x 28,76 x 1,29 cm e pesando 1,5 kg. 

Outro ponto de seu design é que, por funcionar tanto como notebook quanto como tablet, o seu design busca um pouco de cada. Ele vem acompanhado do teclado ErgoSense, que possui conectividade por Bluetooth, para ser utilizado no modo estendido. Possui um sensor magnético, que ao ser aproximado do aparelho, já é identificado, fazendo com que a “tela de baixo” desligue para que possa ser usado como um computador convencional. Já no modo notebook com a tela dobrada, ele utiliza a parte debaixo como teclado virtual.  

Possui duas entradas USB-C/Thunderbolt 4, uma de cada lado, sendo que uma delas fica próxima ao conector P2 para fone e microfone. Com o notebook fechado, dá a impressão de possuir 3 entradas USB, mas na verdade é a entrada do teclado que pode ser destacado. 

Tela: o grande chamariz do Zenbook 17 Fold OLED 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sendo o principal ponto de destaque, a tela conta com a tecnologia OLED dobrável, com uma resolução de 2560×1920, com 17,3 polegadas, de proporção 4.3. Outro ponto relevante sobre a tela do Zenbook 17 Fold, é que ela possui 0.2ms de tempo de resposta, com 60 hz de taxa de atualização e 500 nits pico de brilho em modo HDR, ou seja, é uma tela que reproduz uma imagem de forma limpa e com uma ótima qualidade, tendo iluminação o suficiente para manter a qualidade ao mesmo tempo que não vá cansar tanto a vista ao ficar muito tempo olhando para ela, mostrando que esse modelo pode ser uma boa opção para usar no trabalho. 

Sua tela ao ser dobrada exibe dois displays de 12,5 polegadas, com resolução de 1920×1280 e proporção de 3:2 cada. A tela dobrável permite diferentes formas de uso do notebook, além da padrão e a que se assemelha a um desktop. Como já citado, ele também funciona similar a um tablet, com ambas as telas formando uma só de forma reta, e ao ser dobrado fica no chamado “modo leitura”, onde seu formato se assemelha a um livro ou revista. 

Hardware

O Zenbook 17 Fold OLED tem como processador o Intel Core I7 de 12ª geração. Porém, ao acessar seu sistema, vemos que é o modelo I7-1250U, onde a letra “U” vem de  “Ultra Low Power”. Ou seja, seu consumo base é de 9 até 29W, sendo um processador com foco em energia, fazendo com que a bateria dure mais tempo, comprometendo seu desempenho. Somando ao processador, o notebook possui 16GB de memória RAM, 1TB de armazenamento interno através de um SSD, uma bateria de 75 Wh (que se alimenta através do carregador USB-C de 65W) e a Intel Iris Xe como placa de vídeo integrada.    

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Considerando suas especificações, poderia ser um bom notebook para os mais variados tipos de uso, porém, a questão citada do processador ter o desempenho limitado faz com que o foco real do aparelho seja em trabalhos e consumo de vídeos e não tão focada em execuções mais complexas, como edição de fotos, de vídeos ou rodar jogos recentes. É uma configuração ruim? Vai te causar dor de cabeça? Longe disso, mas não é tão boa quanto poderia, ainda mais considerando o próximo tópico que iremos abordar. 

Preço 

Tal qual os smartphones de tela dobrável, é de se esperar que um notebook com essa tecnologia também tenha um preço bem alto. Em seu lançamento internacional, o Zenbook 17 Fold OLED chegou por US$ 3.499, que convertendo para reais, fica por volta de 18.150. Porém, para adquiri-lo no Brasil, seu preço passa dos R$ 40 mil.  

Pensando nisso, esse deve ser um grande fator que pode afastar os consumidores, fazendo com que demore para cair “nas graças” de quem se interessa por esse tipo de produto, similar aos celulares de tela dobrável, que devem começar a ter uma maior notoriedade a partir do ano que vem. 

Ficha técnica do Zenbook 17 Fold OLED

  • Tela: OLED dobrável, 17,3’’ – 2560×1920 / 12,5’’ – 1920×1280; 60 Hz 
  • Processador: Intel Core I7-1250U 
  • RAM: 16 GB
  • Armazenamento: 1 TB
  • GPU: Intel Iris Xe Graphics 
  • Conectividade: Wi-Fi 6 802.11ax e Bluetooth
  • Portas: 2x USB-C (Thunderbolt 4); 1x P2 (Fone e microfone) 
  • Bateria: 75Wh 
  • Peso: 1,5Kg 
  • Sistema operacional: Windows 11 Pro

Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de produtos de informática, podendo aproveitar os cupons Acer e Extra para economizar ainda mais