Promobit
Guias de Compra

Notebook Asus é bom? Conheça as máquinas da marca

Notebook Asus é bom e a marca conta com um catálogo amplo de notebooks e opções capazes de agradar a todos os tipos de usuário.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

24 de mai de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Entre as opções de marcas de notebooks disponíveis no Brasil, a Asus costuma chamar a atenção por suas máquinas com design elegante, normalmente finas e leves, mas algumas pessoas ainda ficam em dúvida se o notebook Asus é bom e se os computadores portáteis da empresa valem o preço. Analisamos as linhas de notebooks da Asus para apresentar um panorama geral do que esperar dos portáteis da empresa.

História da Asus

A Asus é uma gigante da tecnologia que foi criada em Taiwan em 1989 e que possui atuação relevante em vários setores relacionados à tecnologia. Começando pelo a origem do nome, Asus não possui um significado específico, mas vem das quatro últimas letras da palavra Pégasus. Já a empresa surgiu quando ex-engenheiros da Acer resolveram abrir o próprio negócio e nos primeiros anos de atividade a nova empresa já começou a destacar-se no desenvolvimento de placas mãe e placas de vídeo.

Cerca de 10 anos depois a empresa começou a comercializar seus notebooks para a clientela comum e entre as muitas linhas originais da Asus, uma delas permanece forte até hoje, a Vivobook. Já para o público gamer a empresa criou uma submarca chamada ROG, ou Republic of Gamer que abriga os hardwares e aparelhos com foco em jogos, como notebooks gamers e smartphones. Falando em smartphones a empresa também possui uma grande variedade de modelos entre os aparelhos da linha Zenfone, com destaque para o mais recente Zenfone 7. 

Linhas de notebooks Asus

Ao longo de sua existência a Asus já lançou muita linhas de notebooks e, enquanto algumas já foram descontinuadas, outras sequer chegaram ao mercado nacional. Aqui no Brasil a empresa taiwanesa disponibiliza três séries, são elas: Asus Notebook, ZenBook e Vivobook, além dos notebooks Gamers da submarca Rog que também abordaremos com mais detalhes a seguir. 

Asus Notebook

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A linha de notebooks mais simples e acessível da Asus é composta por modelos para quem busca um notebook para as tarefas essenciais do cotidiano, mas não deseja gastar tanto, abrindo mão do máximo de desempenho e de design sofisticado, já que todos são feitos em plástico e não destacam-se por possuir espessura reduzidas. 

Ao todo são oito modelos de notebooks da linha disponíveis no Brasil, Asus X541, X543, Asus M509, Asus X509, Asus X571, Asus M570, M515 e  X515, além de incontáveis versões com diferentes configurações e preços. Para facilitar um pouco destacamos o que pode ser encontrado nos modelos. 

  • Todos possuem tela de 15,6 polegadas com resolução HD ou Full HD;
  • Memória RAM entre 4GB e 8GB;
  • Processadores: tem para todos os gostos, com chips Intel do mais básico Celeron, passando pelo Core i3 de 7° geração,  i5 de 8° e 10° geração. Alguns modelos também podem ser encontrados com processadores AMD Ryzen 3 ou 5;
  • Armazenamento em HDD de 1 TB ou SSD a partir de 128 GB;
  • Apenas Asus X571 e Asus M570 contam com GPU dedicada, são elas GeForce GTX 1650 e GeForce GTX 1050, respectivamente.

Outros modelos mais recentes, mas também com a proposta de ser uma máquina voltada para rotina de estudantes e usuários que demandam menos potencial em suas rotinas, são Asus E510 e E410, que possuem configurações mais simples, como processador Celeron e 4 GB de RAM, tendo como principal destaque o preço baixo. 

VivoBook

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A linha Vivobook abriga os modelos intermediários da Asus, logo, encontramos opções mais sofisticadas e com melhor desempenho, em tese, que as opções da linha anterior. O design dos notebooks da linha VivoBook também é mais sofisticado, com bordas reduzidas na tela e tampa em alumínio que, quando aberta, eleva a altura do teclado para melhor posição ao digitar. 

Atualmente no site oficial da Asus a linha VivoBook é composta pelos modelos VivoBook X513, com versões memória RAM de 4GB ou 8GB de armazenamento de até 1TB em SSD ou SSD de 512 ou 256 GB. Em comum em todas as versões do VivoBook X513 estão o processador Core i7 ou i5 de 11° geração, tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD. Os modelos podem ter placa de vídeo integrada ou a GPU NVIDIA® GeForce® MX330.

A outra opção da linha é o VivoBook X512 que possui versões com processador Intel Core i5 ou i7 de 10° geração, placa de vídeo NVIDIA® GeForce® MX230 e uma opção com tela mais simples em resolução HD, embora também existam versões do X512 com tela Full HD. A memória RAM pode chegar até 8GB, enquanto o armazenamento pode ser de até 1 TB de HDD ou até 512 GB em SSD. 

ZenBook

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A linha Zenbook é a casa dos notebooks premium e ultrafinos da Asus. São modelos leves, feitos com materiais mais resistentes e com as melhores configurações de hardware e software, além de apresentar as principais inovações, como uma segunda tela. 

Dentro da linha Zenbook existem subdivisões, o Zenbook, os mais simples entre os modelos premium, os Zebook Duo, que contam com duas telas e os Zenbook Pro que são os modelos mais completos em todos os aspectos.

Começando pelos modelos mais simples entre os sofisticados da Asus, o Zenbook tradicional conta com tela de 14 polegadas em todos os modelos, mantendo as bordas mínimas que já foram vistas na linha VivoBook com resolução Full HD. Um dos destaques é o touchpad que pode converter-se em um teclado numérico ou ser ainda mais versátil no ScreenPad já que abriga aplicativos e demais funções.

Já na subdivisão Zenbook Duo, além de possuir modelos com 14 ou 15,6 polegadas, o nome Duo refere-se a segunda tela presente nos modelos que fica localizada entre o teclado e a tela principal e amplia consideravelmente a possibilidade de uso, já que é sensível ao toque, com suporte a todas as funções do computador e pode chegar a resolução 4K no Zenbook Duo UX581.

Fechando os notebooks da linha Vivobook temos os modelos Zenbook Pro, que reúnem o que há de melhor em notebooks da Asus, com os componentes, placas gráficas e designs mais avançados que a empresa comercializa. Com opções que podem ter até Core i9, tela 4K OLED e ScreenPad visto também nas opções Zenbook Duo. 

Notebooks Gamer ROG 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como já explicamos, a sigla ROG (Republic of Games) abriga os produtos da Asus focados em jogos eletrônicos. Entre os notebooks, atualmente a Asus comercializa em seu site oficial no Brasil o Rog Zephyrus e o ROG Strix, sendo o segundo uma opção menos chamativa, embora as características visuais dos notebooks gamers estejam presentes. São três opções com GPU GeForce RTX 2060 ou RTX 1650, armazenamento de até 512 GB em SSD e processador Core i7 da Intel. 

Já o ROG Zephyrus é o mais poderoso e completo notebook gamer da Asus. Com modelos de 14 ou 15 polegadas, inclusive um deles com o ScreenPad, o ROG Zephyrus, que torna a máquina uma ótima opção também para uso profissional. Além de design característico com teclado retroiluminado, bateria e sistema de refrigeração avançados, os notebooks ROG Zephyrus podem ter até 16 GB de RAM, armazenamento de até 512 GB em SSD e placa de vídeo  NVIDIA GeForce RTX 2080 8GB GDDR6.

ProArt Studiobook OLED

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Notebook da Asus para quem precisa de uma máquina profissional e capaz de rodar qualquer coisa, além de oferecer ótima experiencia de imagem e possibilidades de usos mais intensos, esse é o ProArt Studiobook, um notebooks para poucos tanto em ficha técnica quanto em preço, já que o modelo possui preço médio atual de R$18.000. 

Quanto às especificações, a máquina conta com tela OLED de 16 polegadas com resolução 4K, processador Core i7 de 11° geração, 32 GB de RAM e GPU GeForce RTX 3060. O aparelho voltado para criativos que necessitam de um notebook que dê conta de aplicações de alta demanda gráfica conta também com um item inovador em seu design, o Asus Dial, um botão circular ideal para controle de linhas do tempo de edição de áudio e vídeo ou para ampliar ou diminuir uma imagem apenas fazendo movimentos circulares. 

Afinal, Notebook Asus é bom?

Como podemos ver, a Asus vai além de uma marca com notebooks com design bonito, embora os modelos da Asus realmente costumam ter um visual interessante mesmo nas opções de entrada. De uma forma geral os modelos da marca são bons desde que quem for comprar tenha em mente do que precisa para optar pelo computador portátil que melhor atenda às suas necessidades.

As opções que mais chamam a atenção estão nas linhas Vivobook, Zenbook e ROG, mas mesmo entre as alternativas mais básicas da Asus existem máquinas capazes de dar conta do recado em rotinas menos exigentes.


Confira aqui no Promobit as melhores promoções de notebook e pode economizar ainda mais em suas compras com cupom Americanas ou cupom Casas Bahia.