Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Notícias

Vivo amplia rede de Internet das Coisas e cobertura passa a alcançar mais de 400 cidades

Com a recente expansão da rede de Internet das Coisas, a Vivo passa cobrir cerca de 47% do território brasileiro.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

19 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

A empresa de telefonia e internet Vivo anunciou a expansão de sua rede de Internet das Coisas no Brasil, passando a abranger mais de 400 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e Belém. A empresa, que já possuía atuação no setor na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, com a expansão recente passa a cobrir 47% do território nacional e possui como meta alcançar o tamanho de cobertura da atual rede 4G da empresa. 

A expansão da rede ocorre ampliando a abrangência do padrões LTE-M e o NB-loT, que já estavam sendo utilizados na cidade catarinense. O padrão NB-IoT encarrega-se da conexão de dispositivos estáticos como alarmes, medidores inteligentes de água, luz e gás, iluminação pública e até bueiros smart. Enquanto dispositivos que demandam mobilidade, como rastreadores de veículos, animais e objetos, apresentam melhor desempenho com o padrão LTE-M. 

Os dois padrões são complementares às redes já existentes no país, como o 3G e o 4G, e serão de grande importância para comportar o volume grandioso de dispositivos que deverão estar conectados 24 horas por dia em um futuro próximo com a consolidação da Internet das Coisas. 

Internet das Coisas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Aqui no blog nós temos um texto que aborda o assunto: O que é e como funciona a internet das coisas? Mas de forma reduzida ela pode ser explicada como um conceito em que praticamente todos os dispositivos estão conectados a uma mesma rede, trocando dados e aperfeiçoando suas funcionalidades para que executem suas ações de forma mais inteligente e eficaz.  

Para que seja possível chegar a esse nível de tecnologia é necessário ter uma conexão de internet extremamente rápida, estável e com grande capacidade de comportar centenas de dispositivos dentro dela. É por isso que a chegada e uma futura popularização das redes 5G são considerados os próximos grandes passos para alcançar a internet das coisas de forma plena. 

A perspectiva é de que muitas das atividades que atualmente precisam ser feitas pessoalmente e no local, como uma cirurgia, possam ser feitas ou por robôs ou de forma remota a quilômetros de distância. Assim como a consolidação dos carros autônomos e da presença cada vez maior de casas e cidades inteligentes e conectadas. 


Nas promoções de informática do Promobit sempre tem produtos com as melhores tecnologias pelos menores preços. É possível economizar ainda mais em suas compras aproveitando um dos nossos cupons de desconto.