Promobit
Promobit Explica

Comunicação por aproximação: benefícios de um celular com NFC

A tecnologia possui diversas possibilidades, é sem fio e mais segura do que Bluetooth. Celular com NFC deve ficar ainda mais comum com os serviços de pagamento por aproximação

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

2 de out de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Embora seja uma sigla bastante comum nas listas de configurações de muitos smartphones, não são poucas as pessoas que desconhecem o significado da sigla NFC e principalmente a sua função. Além de possibilitar a troca de dados entre aparelhos, o NFC permite a utilização de uma série de serviços e, por consequência, facilita a rotina dos donos de smartphones habilitados com a tecnologia. Saiba as vantagens de um celular com NFC.

O que é NFC? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O NFC ou Near Field Comunication (“comunicação por campo de proximidade”, em tradução livre) é uma tecnologia de troca de dados sem fio através da aproximação de dispositivos. A comunicação pode ser feita entre quaisquer dispositivos que possuem chips compatíveis, que trocam dados e informações por meio de frequências de rádio de curta distância, daí a necessidade de aproximação dos dispositivos para concretizar a conexão sem fio. 

A conexão NFC funciona de duas formas diferentes: o modo ativo, que é quando os dois dispositivos geram rede de rádio frequência e possibilitam a troca de dados entre eles; e o modo passivo, quando apenas um aparelho gera a rede de conexão para que outro aparelho possa comunicar-se com o gerador da rede de rádio. 

Uma das principais diferenças para outras tecnologias de comunicação sem fio, como o Bluetooth, é que não existe a necessidade de pareamento entre os dispositivos, tornando a NFC muito segura, pois além da troca só acontecer entre aparelhos que encontram-se bastante próximos, não são utilizadas redes públicas ou de fácil acesso. 

Benefícios em ter um celular com NFC

A tecnologia NFC não é nova, mas está presente em menos smartphones do que o Bluetooth, fazendo com que nem todos saibam sobre as possibilidades existentes neste tipo de conexão sem fio. Um uso comum entre os usuários do transporte público na cidade de São Paulo, por exemplo, é a recarga no Bilhete Único apenas encostando o cartão no aparelho de celular com NFC. Mas existem outras funcionalidades.

Compartilhamento entre celulares

A tecnologia NFC é usada principalmente para troca de dados entre dois aparelhos compatíveis e através desta conexão podem ser transferidos arquivos, fotos, links e até pequenas mensagens. Para arquivos maiores, o NFC pode ser usado como configuração automática de pareamento de dispositivos Bluetooth.

Pagamentos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O pagamento através de NFC começa a populariza-se no Brasil, inclusive com muitas empresas investindo em aparelhos compatíveis com NFC para que a conta possa ser paga apenas encostando o cartão de crédito, smartphone, smartwatch ou qualquer dispositivo compatível com a tecnologia NFC na máquina de cartão de crédito. Desta forma, o dispositivo do cliente funciona como passivo, enquanto o aparelho do estabelecimento que recebe o pagamento age no modo ativo. 

Muitos bancos já disponibilizam aos seus clientes cartões e aplicativos de celular que realizam pagamentos apenas por aproximação, mas, por medida de segurança, em média o valor para essa modalidade de pagamento é de R$50,00. É bastante provável que nos próximos anos a modalidade de pagamento por aproximação torne-se algo corriqueiro.

Tags NFC 

Talvez esse seja o uso mais interessante e menos conhecido da tecnologia NFC. Estes “adesivos” possuem chips que na comunicação de rádio frequência desempenham ação passiva e emitem comandos ao dispositivo, normalmente um smartphone. Através das Tags NFC é possível programar uma função para ser executada automaticamente pelo celular ao aproximar o dispositivo de um desses adesivos. Por exemplo, podemos programar para que o smartphone sempre abra a câmera, a agenda ou entre em modo avião ao ser colocado sobre um desses adesivos que pode estar fixado na sua mesa de trabalho, mesa de cabeceira ou mesa de centro da sala. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As possibilidades são inúmeras, mas outro bom exemplo é conectar o seu automóvel ao smartphone usando um desses adesivos. Ao colar um adesivo NFC no painel do seu veículo e programá-lo para que o celular execute funções específicas para o momento de dirigir apenas aproximando o smartphone do veículo, como GPS, sua playlist favorita, Waze etc. 

Existem outros aparelhos que também são compatíveis com tags NFC, como trancas de portas e sistemas de iluminação que podem ser destrancados, acesos ou apagados apenas aproximando o smartphone cadastrado.


Agora que você sabe um pouco mais sobre NFC, aproveite as melhores promoções de smartphone no Promobit. Não deixe de economizar usando o cupom Americanas.