Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Qual a diferença entre smartwatch e smartband?

Diferenças entre os dois wearables vão muito além do fator estético e possuem um impacto direto nas funções que cada um poderá executar.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

2 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Quando falamos em wearables, apesar de toda a pluralidade e potencial dos “dispositivos vestíveis”, é impossível não vir a cabeça os dois mais famosos e populares: smartwatch e smartband. Com formato e design parecidos (em alguns casos até iguais) e funções presentes em ambos, como no caso do monitoramento do ritmo cardíaco e contador de passos, à primeira vista ambos dispositivos são bem parecidos. No entanto, ao analisarmos um pouco mais, as diferenças entre smartwatch e smartband ficam bastante evidentes.

Independência e apps dedicados

A maior diferença entre smartband e smartwatch não tem nenhuma relação com o seu exterior, mas à construção dos dispositivos. Enquanto o primeiro depende totalmente do smartphone para realização de todas as suas funções, o smartwatch funciona independente de ter um celular conectado a ele.

smartwatch samsung

No dia a dia, isso significa que sua smartband até será capaz de realizar as diversas funções, principalmente ligadas ao mundo fitness, e poderá exibir as notificações. No entanto, tudo depende da conexão direta com o smartphone. Até mesmo a configuração dessas funções deverá ser realizada pelo celular.

Já o smartwatch possibilita uma maior independência da conexão com o smartphone, apesar de algumas aplicações necessitarem do aparelho. Isso significa que você conseguirá aproveitar os recursos do seu dispositivo mesmo se decidir sair sem o celular. Por exemplo, se for correr, além de todos os apps fitness, você poderá sincronizar o relógio inteligente ao fone bluetooth e rodar um aplicativo de música para ouvir sua playlist enquanto pratica atividade física.

Outro exemplo prático das vantagens dessa independência é em relação às notificações. Com o smartwatch, além de visualizar, você poderá interagir com elas e responder quando necessário sem nem precisar desbloquear o seu celular.

Design

Apesar de hoje em dia existirem smartbands que visualmente se assemelham muito a um smartwatch, suas funções exigem que o design de ambos apresente diferenças marcantes. A primeira e uma das que mais chama atenção é o peso. Como a smartband foi criada para ser usada em atividades físicas, ela é consideravelmente mais leve.

A diferença de peso entre os dois dispositivos também se dá pelo hardware presente no relógio inteligente, que é necessário para rodar os app de forma independente, além do material utilizado em sua construção, que possui peças de metal e de materiais mais resistentes.

smartband

Autonomia da bateria

A existência de mais funções e de hardware capaz de executar aplicativos sem a necessidade da conexão com o smartphone consome muito mais energia que apenas uma pulseira para monitoramento durante atividades físicas. O resultado é que o consumo da bateria é muito maior nos relógios inteligentes, que, na maior parte dos casos, terão independência de, no máximo, um dia.

Preço

É aqui onde todas as diferenças citadas acima tem um maior impacto em quem está se decidindo por smartwatch ou smartband. Todas as funções extras do relógio inteligente têm um custo, que se reflete em seu preço consideravelmente maior do que uma pulseira inteligente. Quando pegamos modelos que possuem um primor estético diferenciado, essa diferença financeira é ainda maior.


Agora que você já conferiu quais são as diferenças entre smartwatch e smartband, aproveite as promoções e cupons de desconto do Promobit para economizar ainda mais nas suas compras.