Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Será que vale a pena parcelar um boleto?

Se usada com consciência, essa modalidade de pagamento pode garantir que você pague mais barato por produtos. Será que vale a pena parcelar um boleto?

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

11 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O parcelamento no cartão de crédito já é uma prática muito comum, mas você sabia que é possível dividir o valor de um boleto também? Isso contando com a ajuda de instituições financeiras ou empresas, que acabam se tornando as responsáveis por pagar a totalidade do valor da sua compra ou conta mensal. Mas, com taxas e outras peculiaridades, será que vale a pena parcelar um boleto? Vamos ver. 

Como funciona o parcelamento de um boleto e como fazer? 

compra na internet com cartão de crédito celular e notebook

O parcelamento de um boleto sempre ocorre com a ajuda de um intermédio, que pode ser um banco, uma empresa, instituição financeira etc. Na prática, essa instituição vai pagar o valor total do seu boleto de uma vez e você a restituirá aos poucos, como se fosse um empréstimo (e é por isso que às vezes são cobrados juros para parcelar um boleto). Essa opção geralmente é usada em compras de valor muito alto ou até para pagar contas. 

O parcelamento de um boleto pode ocorrer, por exemplo: 

  • Via banco, mas não são todos que oferecem essa possibilidade; 
  • Via PicPay, que cobra taxa de 2.99% sobre o valor do boleto + 3.49% sobre cada parcela; 
  • Via Mercado Pago, que não cobra tarifas se o valor do boleto for de até R$500, mas exige taxa de 2,99% do que exceder.

O que considerar antes de parcelar um boleto? 

Além das taxas que comentamos acima, você deve considerar que o parcelamento de um boleto irá consumir o limite do seu cartão de crédito, considerando o valor total da compra. E, o limite só voltará para você conforme você for pagando as parcelas. Então, veja se isso não atrapalha o seu planejamento financeiro. 

E, acima de tudo, lembre-se: o parcelamento de um boleto é uma medida que deve te ajudar, não criar uma bola de neve para se juntar às suas dívidas. Por isso, é necessário usá-la com consciência. 

Quando vale a pena parcelar um boleto? 

A maior vantagem de fazer compras no boleto é pagar mais barato pelos produtos, já que os melhores preços ficam disponíveis com essa forma de pagamento, inclusive é assim que as ofertas aparecem. Porém, se você tiver que pagar juros sobre o parcelamento, será necessário acrescentar o valor dele ao produto e aí é como se não houvesse mais promoção nenhuma. 


Com um cupom de desconto, como um cupom Americanas ou cupom Submarino, você economiza muito mais! Não deixe de conferi-los!