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Respondemos as principais dúvidas sobre pagamentos no boleto

Reunimos algumas das principais dúvidas sobre pagamentos no boleto para tranquilizar todos os usuários desse meio de pagamento. Confira.

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Luiza Lamas

19 de jan de 2021

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Conteúdo da página

    “Na dúvida, boleta primeiro e pensa depois”. Esse é um dos lemas que utilizamos aqui no Promobit quando queremos aproveitar uma promoção, mas não temos certeza se devemos mesmo comprar o produto em questão ou até se ele vai aparecer novamente por um preço mais baixo. Mas, mesmo o boleto sendo um meio de pagamento tão comum, ele ainda gera muitas perguntas. Por isso, hoje respondemos as principais dúvidas sobre pagamentos no boleto. 

    Todas essas perguntas foram tiradas de posts no Fórum do Promobit, um espaço criado para que os usuários possam trocar experiências de compras e, literalmente, tirar dúvidas. Mas, reunimos tudo aqui para que a visualização ficasse mais fácil. Também acrescentamos outras informações que consideramos importantes. Caso a sua dúvida não seja respondida agora, não se acanhe em deixá-la nos comentários para que possamos respondê-la quando possível! 

    O que é um boleto e como funciona o pagamento por meio dele? 

    Um boleto é um documento composto por, principalmente, dados da loja em que você comprou um produto, alguns dos seus dados pessoais e um código de barras, que contém todas as informações necessárias para realizar o intermédio entre você e a loja. Aparecem ali, por exemplo, o valor da compra, a data máxima para pagamento e o banco para o qual o seu dinheiro vai quando o valor for quitado de fato. 

    Para pagar um boleto, basta escanear o código de barras no aplicativo do seu banco ou então digitar manualmente os números necessários no espaço indicado. Você vai reparar que, antes de confirmar o pagamento no aplicativo do banco, todas as informações que citamos acima vão aparecer no seu comprovante.  

    É importante dizer que um boleto pode ser pago em qualquer banco, não importando a instituição sugerida pelo emissor. Além disso, é uma das formas de pagamento mais vantajosas para se conseguir boas promoções e preços mais baixos em produtos.

    Principais dúvidas sobre pagamentos no boleto 

    Pagamento Sofisa

    Reunimos aqui, em formato de perguntas e respostas, as principais dúvidas sobre pagamentos no boleto, para ajudar quem quer comprar produtos por meio dessa modalidade de pagamento, mas não sabe muito bem como ou se isso vai dar certo. 

    Somente gerar um boleto garante a compra? 

    Não. O que garante a compra é o pagamento do boleto. Gerar um boleto é como se fosse uma reserva, não uma garantia. Enquanto o boleto está dentro da validade, você tem tempo de pensar se realmente precisa ou quer comprar o produto. Se não realizar o pagamento, a compra é automaticamente cancelada. Se realizar, aí sim a loja terá a obrigação de separá-lo e enviá-lo para você. 

    E se o estoque do produto acabar no anúncio e eu ainda não tiver pago o boleto? 

    Fique tranquilo, pois mesmo assim o produto estará reservado para você. Todas as lojas, perante o Código de Defesa do Consumidor, têm a obrigação de cumprir com seus anúncios e ofertas. Então, se um boleto tem validade de três dias, é obrigatório que a loja cumpra com esse prazo e reserve o item para você, com o preço que você viu, durante esses três dias. Mas, não se esqueça de realmente pagar o boleto para a compra ser efetuada. 

    Se eu não pagar um boleto no prazo, eu perco a compra? 

    Sim. E então é muito provável que, por exemplo, se o estoque deste produto tiver acabado, ele volte a ativa. Mas, nesses casos, pode ser que não volte por um preço tão vantajoso como o que você viu. Outros fatores que influenciam o retorno do estoque é o cancelamento da compra por outros motivos. 

    Ao comprar por boleto, corro o risco de ter a compra cancelada?

    Há esse risco sim, mas isso não é o correto. Algumas lojas alegam, por exemplo, falta de estoque por conta da alta demanda, como na Black Friday, mas o não cumprimento de uma oferta fere diretamente o artigo 35 do CDC. Ele diz, exatamente, que “se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

    I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

    II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

    III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos”. 

    Então, está no seu direito cobrar pela compra nas condições que você encontrou. 

    Posso pagar um boleto que vence no domingo ou feriado? 

    Sim! Não há nada de errado com boletos que vencem no fim de semana ou feriados. Como sábados, domingos e feriados não são dias úteis para os bancos, é só pagar no próximo dia útil. Por exemplo, na segunda-feira. Se segunda-feira for feriado, pagar na terça. Não há cobranças adicionais por isso. 

    Como parcelar o pagamento de um boleto? 

    Para parcelar um boleto bancário é necessário usar serviços de outras empresas, como Mercado Pago, e pagar o boleto com cartão de crédito em mais de uma vez. Por exemplo, no próprio Mercado Pago, o limite para esse tipo de transação sem tarifas é R$500. Acima disso, é cobrado uma taxa de 2,99% do que exceder. 

    Para mais informações sobre esse assunto, veja o tópico: Dicas de pagamento de boleto no cartão de crédito. Muitas pessoas acabam fazendo isso por ser mais fácil e rápido trocar milhas e pontos por vantagens. 

    Como cancelar uma compra paga por boleto? 

    Há duas maneiras de cancelar uma compra paga por boleto. Uma delas é simplesmente não pagá-lo e deixá-lo vencer. Assim, automaticamente a compra será cancelada. Mas, se o boleto já tiver sido pago e a nota fiscal emitida, outra forma é recusar o produto no recebimento, assim a loja se responsabiliza pelo estorno do valor pago. 

    Além disso, você também tem sete dias, de acordo com o CDC, contados a partir da data que você recebeu o produto, para usar o Direito de Arrependimento e entrar em contato com a loja dizendo que ele não é do seu agrado e que você quer devolver. O processo é realizado sem custos e o valor pago (produto+frete) é devolvido, geralmente via depósito, transferência ou como definir com a loja (por exemplo, comprar outro produto da mesma loja).


    Se ainda tiver dúvidas sobre pagamentos no boleto, use os comentários! Aproveite nossas promoções de smartphone e use nossos cupons de desconto, como um cupom Americanas, para economizar!