Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Vale a pena o investimento em um aquecedor de água?

Relacionamos os tipos de aquecedor de água, as vantagens e desvantagens de cada um e respondemos se vale a pena o investimento em um produto do tipo.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

21 de abr de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Você está tomando aquele banho com a água quentinha e, de repente, a resistência do seu chuveiro elétrico queima. A água fica gelada e você tem que se virar para terminar e, ainda por cima, consertar o chuveiro. Essa situação jamais aconteceria se você tivesse um aquecedor à gás ou aquecimento solar em casa. Pensando em todas as vantagens desses sistemas, hoje respondemos se vale a pena o investimento em um aquecedor de água. 

Tipos de aquecedor de água 

São três os tipos de aquecedor de água: solar, à gás e elétrico. Todos possuem vantagens e desvantagens, mas se fossemos pensar somente em economia de energia elétrica e dinheiro, um ranking seria o aquecedor solar como o mais econômico (a longo prazo), o aquecedor à gás em segundo lugar e o aquecedor elétrico em último (ele é muito encontrado aquecendo a água da pia da cozinha, por exemplo). 

Aquecedor solar de água  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Temos um texto completo aqui no blog do Promobit explicando como funciona um aquecedor solar de água, mas podemos dizer que ele é um tipo de tecnologia que transforma a energia do sol em energia térmica para aquecer a água de chuveiros, pia da cozinha, pia do banheiro e até piscinas. 

Inicialmente, esse é um investimento caro, por conta da instalação e da compra dos equipamentos necessários, mas que vale muito a pena ao longo dos anos, principalmente em regiões com muita incidência de sol.

Dentre as vantagens de investir especificamente em um aquecedor solar de água, dizemos que elas podem ser tanto diretas quanto indiretas, veja: 

  • A energia térmica vinda do sol é limpa (não poluente), logo, é sustentável; 
  • O uso da energia solar como fonte térmica diminui a necessidade do uso de outras matrizes energéticas. Assim, se houvesse maior investimento de indústrias, fábricas, estabelecimentos rurais, hotéis e da população num geral neste tipo de energia, a necessidade da construção de hidrelétricas (altamente poluentes), por exemplo, seria menor;
  • O uso da energia solar traz economia considerável à sua conta de energia elétrica, já que você não gastará mais com o consumo do chuveiro elétrico, por exemplo; 
  • Um sistema de aquecimento solar é extremamente durável (a duração do conjunto de equipamentos varia entre 20 e 25 anos) e a há pouca necessidade de manutenção, se você considerar que é necessário apenas realizar a limpeza das placas solares a cada 6 meses;

Aquecedor de água à gás  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: Amazon

O aquecedor à gás é muito encontrado na área de serviço dos apartamentos, principalmente nos mais novos. Ele utiliza gás natural ou gás de cozinha e pode esquentar a água do chuveiro, da pia do banheiro e, às vezes, da cozinha. O aparelho é acionado automaticamente assim que você liga o registro de água quente. 

Para funcionar, possui queimadores semelhantes ao de um fogão, mas que ficam envolvidos por uma espécie de serpentina onde circula a água que será aquecida. Quando o aquecedor é acionado, este fogo é controlado automaticamente por um pressostato (medidor de pressão) que possui um sensor e uma válvula que controla a passagem do gás para o queimador. Quanto mais fria a água, mais intenso é o fogo do queimador para permitir que esta água se aqueça e atinja a temperatura ideal previamente escolhida do lado de fora do aquecedor, por meio de botões.

Quando falamos das vantagens do aquecedor à gás, elas também são muitas, como: 

  • Economia,  já que o preço do metro cúbico do gás é menor do que o de Kw/h; 
  • Mais segurança para sua casa, já que os aquecedores possuem termostato, sistema corta chamas e outros dispositivos, enquanto o chuveiro elétrico, quando inadequado, pode ocasionar curtos-circuitos e choques; 
  • O chuveiro  gás mantém a temperatura da água constante, sem oscilar, independentemente do volume de água. 

Aquecedor elétrico para água 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O aquecedor elétrico é muito encontrado em torneiras da pia da cozinha, seja em casas ou apartamentos. Aparelho externo, ele é elétrico e funciona como uma resistência de chuveiro, geralmente colocado abaixo das pias, por meio de fiação já pré-instalada. Aliás, se você pretende reformar a cozinha ou está se mudando, verifique essa condição e, se não houver fio para o aquecedor, converse com um eletricista – é importante que a voltagem do fio seja a mesma do aquecedor.

O funcionamento é bem simples: a água que vem da rua passará pelo aquecedor por meio de serpentinas que aquecerão o líquido (com a resistência ligada) e assim ele chegará quente na pia da cozinha, do banheiro ou até no tanque da lavanderia. 

Leia mais:Aquecedor de torneiras: vale a pena o investimento?

Motivos para investir em um aquecedor de água 

Agora que você já conhece mais sobre o funcionamento de cada aquecedor de água, chegou a hora de mostrarmos algumas vantagens gerais de investir em aparelhos do tipo e dizermos que o investimento em um aquecedor de água vale a pena sim, seja qual for o tipo que você escolher. 

Com um aquecedor de água você terá:

  • Água quente em casa sempre que quiser; 
  • Mais rapidez para ferver a água para fazer café e preparar outros alimentos e pratos; 
  • Mais higiene para lavar os alimentos para salada, cozidos e frutas; 
  • Facilidade na lavagem da louça, pois a gordura dos alimentos vai embora com mais facilidade; 
  • Se a torneira for usada no banheiro, é melhor para escovar os dentes e lavar o rosto no frio; 
  • Se for usada na lavanderia, é ótima para remover manchas mais difíceis; 

Aproveite as promoções de aquecedores do Promobit e use um cupom Americanas ou cupom Submarino para economizar ainda mais!