Campanha Aniversario Americanas
Promobit
Promobit
Guia de compras

Vale a pena comprar uma placa de vídeo externa?

Vale a pena comprar uma placa de vídeo externa se a do seu computador não é o suficiente para você? Confere a resposta no texto.

Vale a pena comprar uma placa de vídeo externa?

15 de jul de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Tem um bom notebook que funciona bem para uso mais casual, porém deseja aproveitar certos jogos que exigem mais capacidade da sua placa de vídeo do que ela é capaz de oferecer? Será que realmente vale a pena comprar uma placa de vídeo externa só para resolver essa questão e não comprar um notebook novo?

Fomos analisar com mais detalhes a placa de vídeo externa para responder essas perguntas. Acompanhe.

Como funciona uma placa de vídeo externa?

A placa de vídeo é a responsável pela renderização dos gráficos que são exibidos em seu notebook, sendo essencial para jogar certos games mais exigentes, como Genshin Impact, então você vai precisar de uma placa de vídeo potente e a externa pode ser uma opção interessante, caso a do seu notebook não for capaz de oferecer esse suporte.

Ela pode ser encontrada sendo comercializada com um suporte, como as cases de SSD ou HD externo que vem com as conexões para ele ser utilizado. Algumas marcas fabricam as placas de vídeo externas já com esse suporte, denominado deck, como a Aorus, que também vem com cabo de energia e conexão PCI-express.

Na compra do suporte e da placa de vídeo, você terá o cabo de energia e a conexão PCI-express, pois elas necessitam de uma alimentação própria e conexão específica com o computador para funcionar, geralmente por entrada USB-C ou Thunderbolt 3.

Diferente da placa de vídeo interna, os modelos externos são incapazes de trocar informação na mesma quantidade e velocidade devido as suas conexões não serem como as conexões internas, logo sua placa de vídeo externa possuirá essa falha de performance, da mesma forma que acontece em SSDs e HDs externos.

Vale ressaltar que o próprio computador, principalmente o processador, necessita oferecer o suporte a instalação da placa externa via bios e, geralmente, os notebooks mais caros são os que costumam ter as características necessárias de compatibilidade com as placas de vídeo externas.

Quer receber avisos sempre que aparecer Placa de Vídeo?

Enfim, vale a pena comprar uma placa de vídeo externa para notebook?

Essa resposta vai exigir uma análise do quanto você conseguirá investir e das suas necessidades para entender se a placa de vídeo externa é uma alternativa realmente. Uma vez que os computadores mais robustos costumam ser mais compatíveis com as placas de vídeo externas, porém também são mais caros. Sem falar nos suportes que também não são tão baratos assim.

Agora se já tiver um computador bom e quer apenas uma melhoria para rodar jogos com mais qualidade e não tem uma faixa de preço reduzida, uma placa de vídeo externa com suporte pode ser uma alternativa para não comprar outro computador apenas para jogos ou rodar aplicativos 3D.

Leia Mais:

Não deixa de conferir as ofertas de placas de vídeos. Você pode comprar com desconto usando um cupom da KaBuM! ou o cupom da Magazine Luiza.