Vale a pena instalar placa de vídeo em notebook?
Notebooks ganham muitos pontos quando se trata de mobilidade, mas a dificuldade de atualizar as peças é um problema para muitos. Vale a pena insistir e instalar uma placa de vídeo nova no seu notebook?
Notebooks gamers conseguem competir de igual para igual com desktops quando se trata de qualidade e performance e ainda contam com a vantagem de serem portáteis. Mas quando se trata de atualizar as peças, eles deixam a desejar. E uma das dúvidas que mais fica na cabeça dos gamers é se vale a pena instalar placa de vídeo em notebook.
Existem formas de atualizar sim a sua placa de vídeo, até mesmo trocando o modelo que vem junto com o seu notebook. Neste texto, vamos analisar se realmente vale a pena investir nesse processo ou se é melhor já garantir um notebook novo.
É possível trocar a placa de vídeo de um notebook?
Sim, em alguns casos é possível trocar a placa de vídeo do seu computador, mas é importante lembrar que não é uma tarefa fácil e em muitos casos, é possível que o processo acabe nem valendo a pena.
Primeiro por causa da garantia de fábrica que vem com os notebooks. A maioria das empresas considera que, para que a garantia seja válida, a parte interna do notebook não pode ser aberta e, claro, para trocar a placa de vídeo o primeiro passo é romper o lacre e abrir o notebook, então bye bye garantia de fábrica.
Além disso, grande parte dos notebooks vem com placa de vídeo integrada, que é (falando de forma bem simplificada) praticamente soldada na placa mãe, fazendo com que a troca seja impossível.
E se caso o seu notebook permitir a troca, também existe a questão de placas de vídeo para notebook serem bastante caras, o processo de instalação ser bastante complexo e diferente de instalar placa de vídeo em um desktop.
Placa de vídeo externa pode ser uma opção?
As placas de vídeo externas podem ser conectadas em um notebook por uma entrada USB, o que faz com que elas sejam bastante práticas, mas é preciso ficar atento porque elas não funcionam em todas as situações.
- Leia também:Melhores notebooks gamers baratos de 2020
Placas de vídeo externas precisam de alimentação própria e conexão específica ao computador em que serão instaladas. A conexão entre esses modelos e o notebook acontece por entrada USB-C ou Thunderbolt 3 e o notebook precisa ter a entrada apropriada e suporte para rodar a placa externa em bios.
Infelizmente esses modelos são extremamente caros e você ainda precisa investir em um docker para fazer a conexão corretamente e nem sempre a performance vai alcançar o nível do mesmo modelo de placa, só que integrado.
Conclusão
A verdade é que, mesmo com todas as gambiarras que você possa imaginar, instalar uma nova placa de vídeo em um notebook não vale a pena. Sabemos o quanto um notebook novo é caro, principalmente no nicho gamer, e que mudar apenas um componente parece ser uma saída mais barata, mas este não é o caso.
As placas de vídeo externas também costumam ter um custo muito alto, fazendo com que não sejam um bom investimento.
- Leia também:Melhores placas de vídeo para comprar em 2020
Talvez no futuro surjam bons modelos de notebook que permitam a troca de peças internas de forma mais fácil, principalmente de GPUs, mas, por enquanto, se você pretende trocar as peças constantemente, é melhor realmente investir em um desktop.
Se um notebook novo está nos seus planos, aproveite as ofertas de notebook gamer que o Promobit separou para você! Nossos cupons de desconto Pichau e cupons Kabum também vão ajudar você a conseguir os melhores preços para seu desktop.