top amazon primeday
Guia de compras

Vale a pena comprar material escolar em dezembro?

Será que realmente vale a pena comprar o material escolar em dezembro? Confira nossa análise e algumas dicas para economizar ainda mais

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

17 de dez de 2022

0 comentários

A virada de ano costuma ser um momento delicado para controlar as despesas. Se organizar para aproveitar as festas mas sem prejudicar os principais gastos que um novo ano traz geralmente é uma questão intrigante – ainda mais para quem tem filhos. Muitas pessoas podem pensar no material escolar como uma “despesa menor”, e acabam se assustando com o tamanho do gasto ao deixar para última hora. Por outro lado, também podem achar que é muito cedo para comprar o material escolar em dezembro, será que vale realmente a pena? Confira nossa análise sobre. 

Quais as vantagens de comprar o material escolar em dezembro? 

A principal vantagem de comprar o material escolar em dezembro é, sem dúvidas, o preço. Geralmente, os preços mais altos costumam aparecer no começo e no meio do ano, portanto, se antecipar e comprar antes de ficar em alta é uma boa escolha. E por mais que certos itens da lista podem variar de acordo com a instituição de ensino e o ano em que o aluno está, certos itens sempre se farão presentes, como cadernos, canetas, lápis e borrachas.    

Além de que, ao se preparar o quanto antes para comprar, lhe dá a vantagem de ter mais tempo para procurar e comparar preços entre diferentes lojas e papelarias. De acordo com o Diário do Nordeste, em uma matéria publicada em setembro deste ano*, o Procon encontrou uma diferença de 331% no preço dos materiais escolares em São Paulo para quem compra antes. 

Verificar em lojas online também é uma boa pedida, já que o preço pode acabar sendo menor do que em lojas físicas, e alguns lugares permitem frete grátis a partir de uma certa quantidade de itens. E juntando o útil ao agradável, comprar o material escolar em dezembro em lojas online, lhe garante que tudo será entregue antes das aulas começarem. 

Pontos de atenção 

Antes de se preparar para realizar a compra, vale se atentar em alguns pontos importantes:

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Produtos com personagens licenciados

À procura por cadernos e materiais escolares em geral com personagens de filmes, desenhos, séries e jogos é muito comum, especialmente em crianças mais novas. E de fato, costumam ser bem atrativos visualmente, tendo geralmente uma página de adesivos que aumentam ainda mais a adesão. 

Porém, é importante se atentar que, por muitos deles terem personagens licenciados, o preço acaba sendo maior, mesmo entre modelos exatamente iguais onde a única diferença é o “tema” que o acompanha. 

Qualidade e quantidade para não comprar novamente durante o ano 

Atente-se também em investir em produtos não só de qualidade mas com o tamanho certo para não precisar fazer uma nova “leva” de compra de materiais escolares entre a troca de semestres. Ajudar os filhos na divisão de cadernos ou fichários que serão usados em mais de uma matéria pode mitigar esse problema.  

Mochila

E por último mas não menos importante: invista em uma boa mochila. Considerando o quão corriqueiro será o uso do material escolar, ter uma forma segura e confortável para transportá-lo é de suma importância. 

Então, vale a pena gastar um pouco mais na mochila, já que ela também pode ser usada para outras coisas além do material escolar e pode durar até mais de dois anos. Lembrando que a questão de produtos com personagens licenciados também vale aqui. 

Conclusão: Material escolar em dezembro vale? 

Com base em tudo que foi dito, a resposta é: sim! A compra do material escolar ainda em dezembro é super válida, ajudando tanto a economizar quanto se organizar para ter tudo o que é necessário a tempo do início das aulas. Como dica final, aproveitar datas comerciais, como a Black Friday no final de novembro, também é uma excelente opção para economizar e se organizar com antecedência. 

*Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/vale-a-pena-comprar-material-escolar-com-antecedencia-veja-dicas-para-economizar-1.3274332


Confira os melhores preços de produtos relacionados a material escolar aqui no Promobit, podendo economizar ainda mais utilizando cupons Amazon e cupons Shoptime