Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Vale a pena alugar um apartamento mobiliado?

Analisamos as vantagens e desvantagens de alugar um apartamento mobiliado para responder se vale a pena ou não optar por esse tipo de negócio.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

21 de out de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Sair da casa dos pais, ir estudar ou trabalhar em outra cidade, querer mudar de rotina… Existem vários fatores que fazem a gente querer alugar um apartamento, mas quando realmente chega a hora é importante analisar vários fatores, como a localização, as facilidades do espaço, o contrato detalhado e, além disso, escolher se ele já vai ser mobiliado ou não. Para te ajudar a tomar essa decisão, analisamos as vantagens e desvantagens de alugar um apartamento mobiliado e se vale a pena optar por esse tipo de negócio. 

Quais são as características de um apartamento mobiliado?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
View of empty kitchen at home

Ao optar por alugar um apartamento mobiliado, você não vai precisar se preocupar em comprar guarda-roupas, rack, sofás, cama, cadeiras e outros móveis de cozinha ou qualquer outra mobília, porque já vai estar tudo lá, seja o apartamento planejado ou não. Alguns imóveis já vêm, inclusive, com os eletrodomésticos. Apartamentos mobiliados geralmente são mais caros do que os vazios, justamente por já estarem completos. 

Quando é vantagem alugar um apartamento mobiliado?

  • Quando você não tem mobília: se é a primeira vez que você vai alugar um apartamento e ainda não adquiriu nenhum móvel ou eletrodoméstico (como quando as pessoas saem da casa dos pais), pode ser uma vantagem adquirir um apartamento mobiliado, pois isso facilitará muito a dinâmica da mudança. 
  • Quando você precisa se mudar rápido: se o seu contrato atual de aluguel já venceu você precisa se mudar logo para entregar o imóvel, alugar um apartamento já com tudo pronto também é uma ótima opção. Além do mais, você não vai ter que se preocupar em correr atrás de cada item do apartamento e nem medir o espaço do imóvel para escolher o tamanho certo. 
  • Quando você pretende ficar pouco tempo no apartamento: se você está procurando um apartamento para alugar porque vai estudar em uma universidade que fica em outra cidade ou porque está na região a trabalho, também é uma boa opção alugar um apartamento mobiliado. Isso porque ambas as situações garantem que você não vai permanecer por muito tempo no imóvel: assim, quando o contrato acabar, você não vai ter que pensar no que fazer com todos os móveis, decorações e eletrodomésticos que estão dentro dele. 

O que analisar na hora de alugar um apartamento mobiliado?

  • Preste muita atenção ao documento de vistoria: no documento de vistoria do imóvel vão fotos e detalhes sobre como estão todos os móveis, eletrodomésticos e decorações, desde tapetes e cortinas até  a geladeira e os armários do banheiro. No momento da vistoria, eles vão ser testados, revistos e analisados. Isso garante que você não precise arcar com os defeitos do imóvel que já existiam antes ao fechar o contrato de aluguel. 
  • O estado dos móveis e eletrodomésticos: analisar o estado de todos os pertences que existem no apartamento ajudam você a perceber se o preço cobrado pelo aluguel é justo e se realmente vai valer a pena alugar o imóvel com tudo lá dentro ou se eles vão precisar de algum reparo ou troca em breve. 
  • Quem se responsabilizará por possíveis consertos:  a Lei Nº8.245 de 1991 garante que o proprietário do imóvel é o responsável pela “instalação de equipamento de segurança e de incêndio, de telefonia, de intercomunicação, de esporte e de lazer”, além de “obras de reformas ou acréscimos que interessem à estrutura integral do imóvel”. Mesmo assim, é viável conversar com o dono do imóvel para, por exemplo, você fazer o conserto, mas ter o valor abatido no aluguel.

E quando se deve preferir um apartamento vazio?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

  • Quando você já tiver móveis de outro apartamento: se você estiver saindo de um apartamento cujos móveis já são seus, não vale a pena ocupar outro que já esteja mobiliado. Afinal, você terá que se desfazer, seja vendendo ou doando, de todos eles. Você só vai precisar verificar se os itens que você já tem cabem no apartamento novo. Talvez alguns ajustes ou mudanças (deixar de lado um ou outro móvel) serão necessários. 
  • Quando você quiser montar a sua decoração: se você quiser montar a sua própria decoração no apartamento, para que isso te deixe mais confortável, seguro e feliz no ambiente, não é legal alugar um apartamento mobiliado, pois você não estará tão flexível para fazer mudanças no imóvel. Apesar de este item ser apenas um detalhe, deve ser considerado. 
  • Quando você for ficar bastante tempo no imóvel: se você for ficar bastante tempo no imóvel, pode ser um investimento adquirir seus próprios móveis e eletrodomésticos. Além disso, essa é uma garantia de que eles estarão em bom estado e durarão tempo suficiente, o tempo que você necessita ou quer ficar no imóvel e até mais. 
  • Quando for mais barato alugar o apartamento vazio: antes de decidir por alugar um apartamento mobiliado ou vazio é importante fazer algumas contas: aluguéis de apartamentos mobiliados são mais caros, logo você vai precisar saber se não vale a pena utilizar essa diferença para comprar todos os móveis e eletrodomésticos aos poucos (aqui, lê-se em prestações) e, no final, estar em um apartamento em que todos os itens já são seus.  

O que analisar na hora de alugar um apartamento vazio?

  • O estado das portas e janelas, maçanetas e dobradiças:às vezes, elas vão precisar de ajustes ou serem até mesmo serem trocadas. 
  • Se existem móveis embutidos no apartamento:se o apartamento que você vai alugar possui móveis embutidos, você não precisará dos seus. Por exemplo, se os guarda-roupas estiverem embutidos à parede, significa que eles só servem para aquela medida específica, e por isso ficam fixos lá. Assim, você terá que se desfazer do que já tem. Por isso, é importante verificar se vale a pena alugar um apartamento que já tenha um ou outro móvel embutido: se você já o tiver, talvez não seja; se você não tiver, com certeza vale. 
  • Pintura: é muito comum inquilinos novos realizarem pinturas nos apartamentos, mas em alguns casos isso nem precisa acontecer. Repare na cor e nas paredes em si para saber se vai ser necessário fazê-la ou não. 
  • Infiltrações:também é legal reparar se as paredes contém infiltrações (e inclusive reparar onde elas estão, para saber se afetam móveis) e se elas precisam de reparo. 

Afinal, vale a pena alugar um apartamento mobiliado?

Como vimos, isso vai depender do seu perfil e da sua situação no momento do aluguel. Se você já tiver móveis e eletrodomésticos que cabem em outro apartamento ou ainda se você se importa bastante em montar a própria decoração, vale mais a pena alugar um vazio. Se você não tiver nada e for ficar por pouco tempo no imóvel, vale sim alugar um apartamento mobiliado. 


Quem compra qualquer item de móveis e decoração pelo Promobit paga mais barato. Não se esqueça de usar nossos cupons de desconto para economizar ainda mais!