Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Upgrade: perco a garantia do notebook ao instalar um SSD ou memória RAM?

Embora estejam mais fáceis de instalar e com preço acessível, instalar um SSD pode representar perder a garantia de fábrica.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

16 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O upgrade do HD tradicional para um SSD proporciona uma série de benefícios para os proprietários dos notebooks, mas apesar de alguns computadores portáteis possuírem entradas de fácil acesso para a instalação de um disco de estado sólido, sempre aparece o receio de perder a garantia de fábrica durante a instalação do novo dispositivo. Vou perder a garantia do notebook ao instalar um SSD no meu notebook ou será que basta apenas remover a tampa na parte de baixo para perder o direito? 

A resposta é mais ou menos a mesma por parte dos fabricantes, mas alguns detalhes precisam ser levados em consideração. 

O que dizem os fabricantes? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

De uma forma geral, as fabricantes afirmam que a garantia refere-se a produtos com as configurações com que saíram de fábrica. Logo, possíveis defeitos resultantes de uma troca de peças ou componentes não configuram situações cobertas pela garantia. Ou seja, caso seu notebook apresente algum problema de conexão ou deixe de funcionar por uma instalação inadequada de um SSD ou placa de memória RAM, a garantia não fica obrigada a consertar o problema. 

Em resposta obtida no chat do site da DELL sobre a garantia em caso da instalação de um SSD, a resposta que obtivemos foi : “a garantia é em relação ao produto (peças)  de fábrica, as modificações que você realizar não tem garantia, e caso essas modificações danifiquem a máquina, você perderá a garantia”.

Já a política de garantia de notebooks, netbooks e ultrabooks da Samsung afirma que “ a garantia não cobre a instalação do equipamento ou acessórios, bem como danos decorrentes da instalação inadequada que tenha sido executada por um prestador de serviço não autorizado pela SAMSUNG. A SAMSUNG não será de forma alguma responsável por qualquer acessório que não seja de seu fornecimento, que anexado ou usado com seus aparelhos, ou pelo funcionamento de seus aparelhos ou acessórios com outros que não os fornecidos pela SAMSUNG”

Outro ponto importante é sobre a necessidade de utilizar a garantia para problemas que não estejam relacionados ao upgrade feito na máquina. Um possível envio do notebook para uma assistência técnica autorizada  deve ser feito com o notebook com suas configurações de fábrica, retirando o SSD e colocando novamente o HD que equipava originalmente o computador.

Lenovo-ideaPad-330s
Notebook Ideapad 330s da Lenovo

A Lenovo não exige a configuração de fábrica do notebook, mas também não cobre defeitos provenientes da instalação de outros componentes e peças. Em fórum destinado aos usuários Lenovo no site da empresa, um artigo realizado pela Lenovo informa que os usuários só perdem sua garantia se o upgrade seja feito de forma incorreta. Caso o usuário  precise recorrer à assistência autorizada e seja detectado que o defeito é em decorrência do upgrade, a garantia não irá cobrir o defeito. 

O proprietário ainda deve atentar-se para a possível presença de algum tipo de lacre em seu notebook, pois a violação do lacre também pode implicar em perda da garantia, mesmo que nenhuma peça seja retirada, trocada ou que a porta seja sequer aberta. Atualmente boa parte dos notebooks já possuem entradas com acesso facilitado, mas os aparelhos com lacre apresentam restrições ainda maiores. 

Como colocar o SSD de forma totalmente segura? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora seja contraditório que os notebooks recentes até incentivem o usuário a fazer o upgrade de suas máquinas inserindo portas simples de acesso ao HD, slots extras e até vídeos nos sites das marcas explicando os benefícios do SSD, o fato é que a garantia do fabricantes só cobre o upgrade dos notebooks desde que feitos por autorizadas da marca.

Como é relativamente simples instalar um SSD, caso seu notebook não possua nenhum tipo de lacre, o usuário até pode instalar um SSD ou pente de memória por conta e risco e tomando os devidos cuidados. Porém, a alternativa mais segura ainda é analisar o que diz a garantia do seu computador e consultar o fabricante, pois e é bem provável que a garantia do notebook ao instalar um SSD seja perdida .  


As melhores promoções de notebook você encontra no Promobit. Modelos para todos os tipos de usuários podem ficar ainda mais baratos com o cupom Kabum.