Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Notícias

Playstation 5 terá SSD de 825GB: confira as outras especificações reveladas pela Sony

Anúncio foi feito durante live no Blog Playstation na tarde desta quarta-feira

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

18 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A Sony apresentou na tarde desta quarta-feira, 18, as especificações do Playstation 5, próximo console da empresa que deve chegar ao mercado ainda em 2020, mas que não teve data de lançamento divulgada. O grande destaque do novo console da Sony é o armazenamento em SSD exclusivo para o console com velocidade até 100 vezes maior que o HD do Playstation 4. Já a placa de vídeo da nova geração Playstation será a ZEN 2 da AMD. 

O novo PS5 terá retrocompatibilidade com jogos do Playstation 4 e, de acordo com Mark Cerny, arquiteto-chefe a frente do PS5, a expectativa da Sony é de que os 100 melhores jogos do Play 4 já rodem no novo console a partir da data de lançamento. 

O  Playstation 5 terá armazenamento via SSD desenvolvido especialmente para o console com capacidade de 825 GB e até 100 vezes mais rápido que o HD de 500 GB presente no PS4. De acordo com Cermy, a presença do SSD com velocidade de 5GB por segundo torna o Playstation 5 o console mais rápido do mundo. Ainda de acordo com a Sony, a implementação do SSD foi feita para atender ao pedido de desenvolvedores que já encontravam gargalos no desenvolvimento de novos games na geração anterior.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Velocidade do SSD do PS5 em relação ao HD do PS4

Na prática, de acordo com a apresentação, o novo console da Sony não terá mais telas de loading nem “distrações” ao longo do jogo para o carregamento de telas, como escadas ou corredores. A ideia da Sony é diminuir a curva de aprendizado dos desenvolvedores na nova plataforma do PS5 para cerca de 1 mês. De acordo com Mark, em gerações anteriores, o tempo médio de familiarização dos desenvolvedores com a plataformas anteriores era entre 4 e 6 meses. 

A placa de vídeo do PS5 será a ZEN 2 da AMD, que atinge frequências de até 3,5 Ghz e o processador gráfico é de  10,28 TFLOPS e 2.23GHz com frequência variável. Especificação inferior ao futuro Xbox Series X, pelo menos em números, pois o novo console da Microsoft já foi anunciado com 12 TFLOPS. Embora o Playstation 5 continue com lançamento previsto para o final de 2020, nenhuma data foi anunciada. Assim como nenhuma imagem do aparelho, preço de lançamento e títulos que podem chegar junto com o novo console foram abordados durante a apresentação feita pela Sony.

Confira as especificações do novo Playstation 5:

  • CPU: Processador AMD de 8x núcleos Zen 2 a 3.5GHz (frequência variável)
  • GPU: 10.28 teraflops (TFLOPs), 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)
  • Arquitetura de GPU: RDNA 2 personalizado da AMD
  • Memória/Interface: 16GB GDDR6/256-bit
  • Armazenamento interno: 825GB SSD 
  • Armazenamento expansível: Slot de NVMe SSD
  • Armazenamento externo: Suporte para HDD com USB
  • Drive ótico: Drive de Blu-ray 4K Ultra HD

As melhores promoções de games estão no Promobit. Aproveite para renovar sua biblioteca de jogos pagando menos. A economia pode ser ainda maior aproveitando o cupom Submarino.