Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Tudo sobre tricoline: tecido para moda, artesanato e decoração

Tecido usado na produção de roupas, artesanatos, patchwork e decoração, o tricoline é versátil e útil para quase todas as ocasiões. Saiba tudo sobre ele.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

30 de mai de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Aqui no blog do Promobit já conversamos bastante sobre tecidos, vestuário e assuntos sobre moda, então nada mais justo do que trazer outro ingrediente para o papo: o tricoline, tecido versátil presente em roupas, artesanatos, decorações, patchwork e mais. Saiba tudo sobre tricoline neste artigo. 

O que é tricoline? 

Tricoline é um tecido originalmente 100% algodão utilizado principalmente na produção de camisas masculinas por ser confortável, respirável e natural. Hoje, ainda é encontrado sendo 100% algodão, mas também pode ter alguma porcentagem de elastano, para o caimento no corpo cair melhor (o elastano se molda mais fácil à nossa forma). 

Aliás, existem vantagens e desvantagens de adquirir um tecido tricoline misto: como o algodão puro é mais caro, as outras composições acabam por baratear o produto, porque são sintéticas. Porém, isso vai influenciar a sensação térmica do tecido no seu corpo (ele vai ficar mais quente e pode suar, porque tecidos sintéticos não são respiráveis) e provavelmente tirar uma das melhores vantagens do tricoline. 

O tricoline pode ser comprado em versões estampadas (florais, linhas, geometria, xadrez, desenhos diversos), versões natalinas, festivas, etc e é usado para confeccionar os mais variados produtos. 

Onde o tecido tricoline é usado? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esse tecido é utilizado de diferentes maneiras, desde moda à artesanato e confecção de produtos. Veja alguns exemplos: 

  • Vestuário: o tricoline é utilizado na fabricação de roupas de moda masculina, moda feminina e infantil, por exemplo, além de jogos de cama. Porém, o destaque mesmo vai para a utilização em vestuários sociais, como camisas, pois é um tecido que deixa o corpo fresco mesmo nos dias quentes. 
  • Decoração: a utilização do tecido em lençóis, fronhas, toalhas de mesa, jogos americanos, capas de almofada e até em papéis de parede o tornam um grande aliado na hora de montar a decoração de casas ou apartamentos
  • Artesanato: por ser um tecido versátil e que se dá muito bem com cola, você pode utilizar o tricoline para fazer colagens em capas de caderno e agendas, por exemplo, além de caixas. Ele é útil para pachwork, quando juntamos retalhos de diversos tecidos diferentes para formar desenhos; pode ser usado para confecção de fuxicos (que mais tarde podem virar uma colcha); e serve também para a confecção de carteiras estilizadas. 
  • Artigos no geral: também é possível fabricar bolsas, capas de celular, tapa-olhos e artigos para pet com o tricoline, como caminhas, laços e gravatas. 

Quais cuidados ter com esse tecido? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por ser um tecido extremamente versátil, é importante tomar alguns cuidados de conservação para que ele dure bastante. Como o tricoline é composto em sua maioria (ou totalmente) por algodão, é importante lembrar que ele vai encolher pelo menos um pouco depois da primeira lavagem na máquina de lavar

Fora isso, a água utilizada pode ser de temperatura normal (não precisa ser necessariamente morna) e o sabão pode ser o de costume (porém, dependendo da peça que você for lavar, lembre-se que determinados tipos de sabão em pó podem ser abrasivos e desbotar as peças com mais facilidade; nesses casos, utilize sabão líquido neutro, tanto para as peças claras como escuras. 

Onde comprar tecido tricoline? 

Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de roupas femininas e promoções de roupas masculinas que têm tricoline na composição. A nossa plataforma é uma rede social em que pessoas compartilham diversas ofertas que encontram na internet. Elas são validadas uma a uma por uma equipe de especialistas antes de serem aprovadas para que você faça uma compra segura de uma loja confiável. 


Agora que você já sabe tudo sobre tricoline, aproveite nossos cupons de desconto para pagar mais barato em produtos que usam o material, como um cupom Americanas ou cupom Amazon!